Metade dos adolescentes obesos têm gordura no fígado

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 06 de novembro de 2009

FígadoMetade dos adolescentes obesos atendidos pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possuem algum grau de esteatose hepática não alcoólica, que nada mais é que gordura no fígado.

Esta doença aumenta as chances de se desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, problemas já relacionados com a obesidade. Contudo, no caso desses adolescentes obesos a situação é pior, já que possuem maior dificuldade de emagrecimento.

A Unifesp avaliou, desde 2004, cerca de 300 adolescentes entre 15 e 19 anos. A esteatose foi observada em três graus (que variam de acordo com a porcentagem de gordura no fígado, indo de 30% a 90%).

Os adolescentes que foram diagnosticados com a doença passaram pelo Programa de Intervenção Interdisciplinas em Obesidade por um ano. O tratamento envolvia atendimento clínico e nutricional, orientação psicológica e atividade física. Metade dos pacientes conseguiu reduzir a gordura no fígado para níveis considerados saudáveis.

O Programa inciará um novo grupo em janeiro de 2010 e abrirá inscrições para jovens entre 15 e 19 anos de 9 a 18 de novembro de 2009 e de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010. Os interessados devem agendar entrevista pelo telefone (11) 55720177, com June, Aline, Raquel ou Fabíola.

O tratamento é gratuito, mas a Unifesp não se responsabiliza por custos com transporte e alimentação. A instituição fica na rua Marselhesa, 535, Vila Clementino, próximo ao metrô Santa Cruz.

—–

Fonte:
Incidência de gordura no fígado em adolescentes obesos é de 50%

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Metade dos adolescentes obesos têm gordura no fígado”

  1. Carolina disse:

    Lembrando aos magrinhos que eles também não devem se esquecer do fígado. O marido esquelético e jovem de uma conhecida minha quase teve que operar por causa de excesso de gordura no fígado.

  2. Maurício Biro disse:

    Sou gordo e tenho tb gordura no fígado, mas tenho 39, e segundo o Doc , já que não como muita carne gordurosa o problema pode ser do LEITE INTEGRAL, pois é sou um bezerro desmamado, adoro leite e agora só desnatado ou de Soja.

  3. Sergio disse:

    ola, em dezembro de 2009 atraves de um exame de sangue e posteriormente uma ultrasonografia abnominal descobri que tinha esteatose de grau leve sendo que a tempos fasendo uma dieta sem frituras e pouca carne vermelha, e ate o mes de novembro consegui baixar meu colsterol, triglicerideos e ascido urico usando medicamento sinvastatina e ziloric . Sera que esses medicamentos nao contribuem para a esteatose?

    sem mais, agradeço

  4. José Carlos disse:

    olá, fui diagnosticado com esteatose hepatica, e estou com colesterol e triglicerides alterados, o médico receitou sinvastatina, este medicamento pode ser usado no caso de esteatose? obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *