Escolas particulares têm mais jovens obesos que as públicas

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 23 de setembro de 2010

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que não só a obesidade tem crescido entre adolescentes como seu índice é maior entre alunos de escolas particulares. Mais de 8 mil estudantes foram entrevistados e avaliados sob a supervisão da coordenadora do Ambulatório de Obesidade da Unifesp, Maria Aparecida Zanetti Passos.

De acordo com a especialista, o acesso às facilidades da vida moderna contribui para o sedentarismo, o que acaba fazendo com que o número de adolescentes com sobrepeso ou obesidade seja maior entre os que têm melhores condições financeiras. A pesquisa indica que esses alunos costumam comprar guloseimas e lanches calóricos nas lanchonetes dos colégios ao invés de optarem por alimentos mais saudáveis. Além disso, esses jovens praticam menos atividades físicas, pois passam mais tempo jogando videogames ou nos computadores.

A pesquisadora considera esses dados preocupantes, pois significam que a obesidade afeta a população brasileira cada vez mais cedo, causando problemas como hipertensão e diabetes em crianças e adolescentes. O levantamento concluiu que mais de 25% dos estudantes entre 10 e 15 anos apresentam sobrepeso ou obesidade, sendo que, separando estudantes de escolas públicas e particulares, o índice fica, respectivamente, em 23,13% e 33,2%.

O estudo ainda aponta que o número de meninos com sobrepeso é maior do que o de meninas. Entre os garotos, 27,8% têm problemas com a balança, enquanto o índice é de 23,69% para as garotas. Nas escolas particulares, 21% dos meninos e 20% das meninas estão acima do peso, enquanto que nas escolas públicas os índices são de 14% e 15%, respectivamente. Durante os próximos quatro anos, os adolescentes que apresentaram sobrepeso durante a pesquisa serão avaliados para uma análise mais detalhada de seus hábitos alimentares e familiares.

—–

Fonte:
Alunos de colégios particulares são mais obesos que os de escolas públicas

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *