Dietas podem causar síndrome de abstinência

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 20 de agosto de 2010

Segundo um estudo publicado no American Journal of Psychiatry, obesos que começam uma dieta se comportam da mesma forma que viciados em drogas em períodos de abstinência. Observou-se que, nos dois casos, os receptores de dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer) sofrem diminuição ao longo do tempo. Isso faz com que obesos precisem de maiores quantidades de comida para que se sintam satisfeito e, consequentemente, uma queda súbita no consumo de comida calórica pode provocar reações químicas no cérebro provocando uma grande sensação de irritabilidade.

Somente 15% dos obesos conseguem seguir dietas com sucesso, número ainda inferior ao de dependentes químicos que fazem tratamento. De acordo com especialistas, para reverter esses hábitos é preciso fazer uma reeducação alimentar e do cérebro que precisa “se acostumar” com a nova rotina. Assim como os dependentes químicos, os viciados em calorias também limitam a vida social e mudam seu comportamento em função da comida, o que torna o tratamento um tanto quanto difícil, pois não se pode afastar o gordinho da comida completamente.

A maioria das pessoas condena os obesos que não conseguem seguir dietas e perder peso, mas não têm ideia do que eles passam toda vez que tentam uma nova dieta e falham. Isso pode diminuir sua autoestima e fazer com que se sintam cada vez menos capazes de perder peso. É normal se ouvir comentários como “Não pode ser tão difícil assim fechar a boca”, mas realmente é muito mais complicado do que parece.

É importante lembrar que os resultados desse estudo não podem ser usados como desculpa para o gordinho não tentar mais mudar seu estilo de vida. As constatações são apenas uma forma de compreender melhor o que acontece no corpo humano e, com isso, procurar alternativas para enfrentar esses desafios. Precisamos ter mais conhecimento sobre nós mesmos e sobre o efeito daquilo que ingerimos todos os dias, evitando nos tornar viciados em comida calórica e outras complicações futuras, para nós e nossos familiares, já que os hábitos da família são influências decisivas no nosso desenvolvimento.

—–

Fonte:
Obesos e viciados em drogas têm as mesmas alterações cerebrais

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Dietas podem causar síndrome de abstinência”

  1. Mi disse:

    É, toda a vez que resolvo fechar a boca, fico de mau humor, hihihi…
    Adorei o texto, parabéns!

  2. Rejane disse:

    Adorei a matéria,o vício por comidas calóricas causam em nós gordinhos uma sensação de prazer quase sexual.É muito dificil ter que recomeçar a cada dia com uma nova tentativa e ao final do dia quando a tremedeira pega,colocamos tudo a perder.Fazer o quê? Desistir?Tentar de novo e de novo e de novo………

    • Eduardo Mendes disse:

      Temos que ir aos poucos. Não dá pra começar com uma dieta milagrosa ou reeducação alimentar com 1200kcal de cara.

      Primeiro aprendemos a comer melhor e só depois temos que reduzir lentamente a quantidade de calorias ingeridas.

      Quanto mais lento for, menos chances de desistir.Pelo menos é o que eu compreendi na prática.

      Já fiz duas tentativas, que duraram 1 ou 2 meses, mas acabei desistindo de tudo.
      Agora estou na terceira, mas indo bem lento, com a meta de emagrecer 200g por semana. Se não conseguir, não vou desistir, apenas continuar a ir com calma.

      Como pus na minha cabeça apressada: vai demorar? vai, mas se eu não fizer assim, sei que vou desistir, e se continuar a comer como antes, continuarei um gordo feio. Então é melhor ter paciência para que, daqui uns anos, eu seja um magro feio. :D

  3. Silmara disse:

    Toda vez que tento e afastar do açúcar sito muita dor de cabeça e muito nervosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *