Reduzir a alimentação pode ser tão difícil quanto largar as drogas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 02 de abril de 2010

Muitos gordinhos dizem que parar de comer bobagem é difícil, já que estão “viciados”. Segundo um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, isso pode ser mais do que uma simples “desculpa de comilão”.

Os pesquisadores alimentaram ratos com alimentos muito calóricos, como salsichas, bacon e bolos. Durante os três anos do estudo (cujo texto original em inglês você encontra clicando aqui), se observou que os mecanismos de “recompensa” do cérebro eram estimulados pela comida da mesma forma que ocorre com cocaína.

Além disso, o comportamento dos ratos obesos também se assemelhavam aos dos viciados em drogas. Os pesquisadores, então, concentraram suas observações no receptor de dopamina D2, que tem importante papel na vulnerabilidade à dependência química e à obesidade.

À medida em que o “vício” dos ratos pela comida aumentava, eles comiam cada vez mais de forma compulsiva, sempre procurando pelas comidas mais calóricas. Com isso, acabavam ingerindo o dobro das calorias dos ratos do grupo de controle. Quando os pesquisadores ofereciam comida saudável para os ratos “comilões”, eles se recusavam a comer.

Experiências de prazer, tanto com drogas quanto com comida, liberam a dopamina no cérebro. Quando ocorre excesso desses estímulos, há alteração no fluxo de dopamina, superestimulando os receptores e gerando mudanças físicas na resposta do cérebro a esses estímulos.

Isso explica porque para algumas pessoas é tão difícil abrir mão dos alimentos altamente calóricos. Seria a mesma lógica que torna difícil aos dependentes de drogas largar o vício.

Esses indicativos são sérios, mas não devem servir de desculpa para os gordinhos que fogem da salada. Assim como viciados em drogas conseguem se recuperar do vício e ter uma vida saudável, os “viciados em calorias” também podem largar seu “vício”, com a vantagem de que comidas calóricas, pelo menos por enquanto, não são contra a Lei.

—–

Fonte:
Dependência em drogas e a obesidade têm base nos mesmos mecanismos neurobiológicos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Reduzir a alimentação pode ser tão difícil quanto largar as drogas”

  1. NZR disse:

    Inclusive, acontece muito a tal de "substituição"…. Trocarmos drogas por comida, sexo, jogo…. Adicção é uma doença espiritual com caracteristicas compulsiva/osessiva em abundância!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *