Os 50 maiores gordos dos quadrinhos

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 30 de agosto de 2010

Um lugar-comum bastante conhecido é o que garante que há poucos personagens gordos em mídias como o cinema, a literatura e os quadrinhos. Esse mesmo pensamento afirma categoricamente que os gordos não apenas aparecem pouco como ainda seguem sempre o mesmo estereótipo: bobão, meio mané e servindo essencialmente como alívio cômico.

Mas o Papo de Gordo, que é formado por um bando de nerds (só a tia Maira se salva), está aqui pra mostrar que pelo menos nos quadrinhos essa visão não é verdadeira… bom… não é totalmente verdadeira.

Reunimos um grupo de pessoas que conhecem bem o assunto para selecionar os maiores gordos dos quadrinhos (a lista de jurados está no final do post). Há desde personagens reconhecíveis mesmo por quem nunca leu HQs até aqueles que podem ser um tanto “obscuros” inclusive para os leitores inveterados.

Esse “top 50” é bastante eclético. Há personagens de tirinhas, comics, mangás, quadrinhos europeus e, claro, uma porção de brasileiros. Os estereótipos naturalmente estão presentes, mas variam do gordo bonachão até o mal humorado. Há mesmo personagens que foram gordos apenas por um breve período, mas que ficaram “marcados” por isso.

Até a próxima segunda-feira, teremos posts diários especiais detalhando essa lista e o motivo principal de cada um desses personagens estar aí. Para aqueles que não conhecem essa “galera”, será a chance de entender um pouquinho mais sobre o “universo gordo” dos quadrinhos. E, para os nerds “tarja preta”, será mais uma chance de xingar quem montou uma lista diferente da que está em sua própria cabeça ;)

Os 50 maiores gordos dos quadrinhos:
1 – Obelix
2 – Bolinha
3 – Groo
4 – Hagar
5 – Garfield
6 – Rei do Crime
7 – Volstagg
8 – Bolão (Reco-Reco, Bolão e Azeitona)
9 – Dudu (Popeye)
10 – Coruja (Watchmen)
11 – Blob
12 – Besouro Azul
13 – Sargento Tainha
14 – Francine (Estranhos no Paraíso)
15 – Capitão (Os Sobrinhos do Capitão)
16 – Pipa
17 – Foggy Nelson
18 – O Gordo (Ely Barbosa)
19 – Herbie Popnecker
20 – Amanda Waller
21 – Dr. Octopus
22 – Pafúncio
23 – Mônica
24 – Fradim
25 – Lex Luthor
26 – Shunsaku Ban/Higeoyaji
27 – Pedrão (Zé Carioca)
28 – Vovó Bondade
29 – Jotalhão
30 – Maggie Chascarillo (Love & Rockets)
31 – Saltador (Legião dos Super-Heróis)
32 – Radicci
33 – Detetive Diomedes (A Soma de Tudo)
34 – Pinguim
35 – Dale (The Walking Dead)
36 – Quinzinho
37 – Coisa
38 – Bibelô
39 – Capitão (Piratas do Tietê)
40 – Toupeira
41 – Bolota
42 – Irmãos Metralha
43 – Dum Dum Dugan
44 – Chico (Zagor)
45 – Urbano, o aposentado
46 – João Bafo-de-Onça
47 – Mojo
48 – Tamara Boula
49 – Sembe Norimaki (Dr. Slump)
50 – Cowboy Wally

Participaram da seleção (em ordem alfabética): Ana Recalde (criadora e roteirista do mangá Patre Primordium), Daniel HDR (desenhista e podcaster – ARG!cast), Dico Didiraja (Comicpod), Diogo Braga (Matando Robôs Gigantes), Dudu Sales (Papo de Gordo), Fernando Lopes (editor da Marvel na Panini Comics Brasil), Flavio F. Soares (Papo de Gordo), Germano Araújo (Hcast), Gonçalo Junior (pesquisador e autor de “A Guerra dos Gibis”), Henrique Magalhães (Marca de Fantasia), Lucio Luiz (Papo de Gordo), Mallandrox (Melhores do Mundo), Pedro Bouça (tradutor), Rod Reis (colorista e podcaster – Papo de Artista), Sidney Gusman (Universo HQ e Mauricio de Sousa Produções) e Sonia Luyten (pesquisadora e presidente da comissão organizadora do Troféu HQ Mix).

PS: Como somos contra o nepotismo, é claro que o MorsaMan não entrou na lista. Afinal, ele ainda deve demorar mais um pouquinho para poder ser considerado um dos maiores gordos dos quadrinhos ;)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 50 maiores gordos dos quadrinhos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

38 respostas para “Os 50 maiores gordos dos quadrinhos”

  1. Morbeck disse:

    1 – Obelix
    4 – Hagar
    5 – Garfield
    9 – Dudu (Popeye)
    23 – Mônica
    32 – Radicci
    36 – Quinzinho
    42 – Irmãos Metralha

    Alguns outros eu conheço por conta de filmes, mas por ver em quadrinhos mesmo, apenas esses.

    A Mônica acabou sendo considerada gorda neh, tem gente pedindo pra levar uma coelhada :P

  2. haha Muito Bom…

    mas eu adicionaria o Cobra-Gorda, da HQ
    Imortal punhos de ferro.

  3. robson disse:

    Isso é uma alusão a que?
    Qual o sentido desse artigo…? Faz alusão aos problemas de saúde publica que é a OBESIDADE? Ou relata que não é um problema e até mesmo um tipo de herói?

    Obesidade é problema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Entendam e conscientizem! I

  4. Robson,

    Obviamente você não leu o post, pois só assim pra chegar a conclusão absurda que chegou.

    Obviamente você não conhece o Papo de Gordo, só assim pra fazer uma afirmação dessa ignorando todos os demais posts.

    Obviamente você não é fã de quadrinhos, só assim pra pensar que os personagens acima citados fazem apologia da obesidade.

    E obviamente que já perdi muito tempo respondendo ao seu comentário.

  5. kikão disse:

    olá pessoal do papo de gordo!
    poutz vcs esqueceram o akimichi chouji do mangá/animê NARUTO
    ele é um gordinho de respeito

  6. Nerdanderthal disse:

    No meu tempo de criança (anos 50 até 60) existia um personagem de tirinhas em revistas e jornais do Brasil, chamado O Reizinho (The Little King), muito famoso e divertido.Vejam o link http://www.bricabrac.com.br/reizinho.htm

    Quanto ao comentário do ilustre Robson, gostaria de fazer o seguinte comentário: Nada a comentar !!!

  7. Robson disse:

    Caro Eduardo,

    Obviamente vc tem problema com sua BF.
    Mas tudo bem. Sei que gordos podem preconizar atos de heroismos, ser agentes catalizadores de mudanças e até mesmo fazer parte do universo lúdico do ser humano. Mas sempre devemos pensar nos problemas que informaçoes para extraçao dos sentidos podem causar! Não que seja a motivação deste post, assim quero acreditar.
    Para melhorar, desde o crescimento do movimento plus size, houve uma diminuição no cuidado com a obsedidade. O lema vendido pelas industrias da moda é que gordos podem ser bonitos, atraente, felizes… etc.
    Não que eles estejam preocupados com o sentimento humano. Mas sim no lucro que somam ao fim do mês.
    Talvez, seja melhor enxergarmos por de tras dos movimentos, ações e principalmente das informações. Lembrando, cada um recebe de uma forma.

    P.S.: BF=body fact

    • Robson,

      De onde você tirou que "desde o crescimento do movimento plus size, houve uma diminuição no cuidado com a obsedidade"? Pra fazer uma afirmação dessas, imagino que deve ter uma boa fonte.

      O dinheiro sempre moveu o mundo, inclusive foi por conta do capitalismo que a escravidão foi abolida. Você acha que essa atitude também foi errada?

      Em tempo, a expressão correta é "body fat", gordura corporal e não "body fact" (fato do corpo). Se quer pagar de letrado e me chamar de gordo, pelo menos faça isso do jeito certo.

  8. Tamara Ka disse:

    Adorei saber que existe uma Tamara nos quadrinhos!Êta nome estranho esse, hi hi!
    E viva a informação bacana que vocês estão sempre generosamente espalhando!

  9. Rennan Santiago disse:

    Desde quando o Coruja de Watchmen é gordo?

  10. Lucio Luiz disse:

    Rennan,

    Talvez você só tenha visto o filme, mas nos quadrinhos o Coruja é apresentado como um homem acima do peso e frustrado, exatamente por ter largado a vida de herói. Se tem alguma dúvida, é só caçar a revista e conferir a cena em que ele está pelado olhando pra baixo depois de brochar (OK, sei que não é das cenas mais agradáveis que alguém gostaria de ver :)) ).

    Se não tiver acesso aos quadrinhos, basta ver o seguinte trecho de uma matéria publicada no Omelete à época do filme que mostra que o Coruja dos quadrinhos é, sim, gordo:

    Coruja: Um herói em crise de meia-idade

    Quando Zack Snyder chamou Patrick Wilson para conversar sobre o papel de Dan Dreiberg, o Coruja, ele já havia lido o roteiro e a graphic novel. Ele lembra que a primeira coisa que perguntou ao diretor foi: "quanto devo engordar para viver Dan?"

    "Aí tivemos uma discussão sobre como o físico dele era uma espécie de metáfora para sua condição psicológica – e ao final, quando ele está de volta à ação, nem parece tão gordo e velho. Então Zack não queria que eu ficasse muito gordo… mas mesmo assim eu engordei uns 9 quilos porque eu quis. Eu precisava sentir uma barriga para o papel", comentou o esbelto Wilson, determinado a parecer mais velho e fisicamente acabado de verdade.

    Retirado de: http://omelete.com.br/cinema/sob-a-mascara-omelet

  11. […] cadê o café que eu pedi, Oda!?). Por que o motivo disso? É que o site que fala o nosso assunto, Papo de Gordo (entendeu? Papo? Gordo? Nosso assunto? HÁ! SERGINMALAN!) elegeu os 50 Maiores Gordos dos […]

  12. Matheus Guarany disse:

    Faltou o Paulo Maffia.

  13. Alex Matos disse:

    Pô, faltou só o Mogo, que é tão gordo quanto um planeta!!!

    Tá… ele é um planeta! Mas é redondo e…

    Tá, eu me calo!

  14. Gregorio Rodrigues ( disse:

    HAUHAUHAUHAUHUAHUHA,vcs lembraram do Groo do Aragones!!!!Cara,adorei a materia!Tem muito personagem bacana por ae com uns kilinhos a mais.Hey,senti falta da Poderosa da DC comics!Embora alguns desenhistas a façam magrela e peituda as vezes,ja li vaaaaarias historias onde ela aparece mais rechonchudinha..e diga-se de passagem muito mais gata =D
    Abraaaaaaaços galera!!!E parabens pelo blog que é duka!

    PS:Cara…acho comico quando alguem vem dizer que obesidade faz mal e bla,bla,bla…me pergunto;mal pra quem?Cada um faz o que quizer com o proprio corpo e eu não troco uma garota gordinha(barriga e celulite mesmo,toda mulher tem) por uma magra nem a pau!
    Gordurinha é boa ate na picanha,rs…esta preocupação com peso na minha epoca era ou coisa de mulher,ou coisa de fruta!

  15. Paulo Pinheiro disse:

    "Em tempo, a expressão correta é “body fat”, gordura corporal e não “body fact” (fato do corpo). Se quer pagar de letrado e me chamar de gordo, pelo menos faça isso do jeito certo."

    Bwa-ah-ah-ah-ah-ah !!!!

    Resposta sensacional e inteligentíssima. Só não digo que foi "fina" pq aí já seia uma piada pronta…. ehehehehe

  16. Dafne /+/ disse:

    1 – Obelix
    2 – Bolinha
    4 – Hagar
    5 – Garfield
    10 – Coruja (Watchmen)
    15 – Capitão (Os Sobrinhos do Capitão)
    16 – Pipa
    23 – Mônica (*—*)
    24 – Fradim
    25 – Lex Luthor
    34 – Pinguim
    36 – Quinzinho
    41 – Bolota
    42 – Irmãos Metralha
    45 – Urbano, o aposentado
    46 – João Bafo-de-Onça

    Nossa, só conheço esses o.O
    Mônica rulez o/ kkkkk

  17. fabio disse:

    lex luthor,gordo?

  18. Lucio Luiz disse:

    Fabio,

    O Lex Luthor de John Byrne, logo depois da reformulação gerada pela Crise nas Infinitas Terras, era gordo (além de um tantinho menos careca que o usual). Além disso, durante um bom período na era de prata ele era um balofo. Por conta disso, ganhou o direito de figurar na lista :)

  19. Arthur Braga disse:

    E o Xerife de Nottingham?
    Da revista antiga do Robin Hood.

  20. Prof. Kamillo disse:

    Sou gordo e vou a uma festa à fantasia. O post me ajudou bastante!
    Hilário e muito divertido!
    Faltaram Nhonho e Sr. Barriga da Turma do Chaves

  21. Mauro disse:

    Poxa!

    Até Radicci!

    Personagem ícone da cultura italiana no sul do país!

    Suas tirinhas sao realmente muito engraçadas!

  22. Raquel disse:

    Eu adicionaria o Madimbu, de Dragonball. Ele é beeem gordo -mais que a Mônica pelo menos…- (:

  23. jesu N. disse:

    pra quem gostou dessa listinha ai com esses verdadeiros gigantes dos quadrinhos eu tenho aqui no deviantarte http://jesusnazarenuz.deviantart.com versõe gordas dos que não são gordos so para alimentar a imaginação ,valeu !!

  24. gente, vcs esqueceram um dos mais conhecidos mundialmente falando…

    BRUTUS …

    ele é o cara… rsrsrsrs

  25. […] – COMENTAR Depois de termos feito as listas dos maiores gordos dos quadrinhos e dos games, estávamos devendo uma continuidade à caça pela galera acima do peso na cultura pop. […]

  26. […] terços dos personagens do top 50 têm sua principal “casa” na telinha. Assim como na lista de quadrinhos, vemos tanto personagens principais quanto secundários com as mais diversas personalidades e […]

  27. Custer disse:

    Como puderam fazer essa lista sem incluir o D’Aronique, “pai supremo” do Graal na série Preacher?

  28. […] 2010 Tour gastronômico 2010 Os colaboradores do Papo de Gordo Entramos pro Portal MTV PdG na Copa Maiores gordos dos quadrinhos Maiores gordos dos games Vencemos o BlogBooks MorsaMan Visita Papo de Gordo em […]

  29. […] de apresentarmos os maiores gordos dos quadrinhos, surpreendendo várias pessoas que não tinham ideia de que havia tantos personagens plus size […]

  30. […] de termos feito as listas dos maiores gordos dos quadrinhos e dos games, estávamos devendo uma continuidade à caça pela galera acima do peso na cultura pop. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *