Você lê os rótulos dos alimentos que consome?

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 02 de outubro de 2010

Você lê os rótulos dos alimentos que consome? É um hábito simples que pode ajudar muito em sua dieta, além de previnir o consumo de algumas substâncias perigosas. Sabendo interpretar o conteúdo das embalagens, sua saúde será a maior favorecida.

Uma pesquisa da Universidade de Washington avaliou 12 mil americanos na faixa dos 50 anos e chegou a conclusão de que ler os rótulos dos alimentos pode ser mais eficaz para perder peso do que se exercitar. O trabalho, que foi publicado na última edição do periódico The Journal Of Consumers Affairs, mostrou que os participantes da pesquisa que liam embalagens emagreceram mais do que aqueles que faziam atividades físicas mas não prestavam atenção aos rótulos.

Segundo os especialistas, a “dieta do rótulo” funciona porque pessoas bem informadas comem melhor. Sabendo comparar produtos parecidos, pode-se escolher aqueles que contêm os melhores valores nutricionais. Além de verificar o óbvio – sempre batemos o olho no valor calórico do alimento -, outras informações são tão importantes quanto. Por exemplo, a quantidade de fibras deve ser alta e a de sódio baixa.

Sabendo um pouco de química e lendo os rótulos com atenção, podemos tirar algumas conclusões que nos manterão mais saudáveis. No caso dos refrigerantes, por exemplo, sabe-se que o benzeno se forma a partir da associação do ácido ascórbico e do benzoato e que se trata de uma substância cancerígena. Em se tratando de um consumidor bem informado, alguns refrigerantes seriam retirados da lista de compras antes mesmo dessa informação chegar à mídia.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu recomendação da Procuradoria da República em Belo Horizonte para estabelecer a concentração máxima tolerável de benzeno em refrigerantes. Os critérios de avaliação para a quantidade de benzeno que não seja prejudicial a saúde ainda não são definitivos. Porém, segundo a Associação Pro Teste, entre 24 tipos de refrigerantes analisados, sete apresentaram a substância (sendo que dois com níveis acima do valor permitido pela Anvisa para a água potável: a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero).

—–

Fontes:
Ler rótulo de comida ajuda a emagrecer
Procuradoria recomenda que Anvisa regulamente benzeno em refrigerantes

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Você lê os rótulos dos alimentos que consome?”

  1. Minha nutricionista me deixou hipocondríaco, certa época. Mas superei. O negócio é não consumir os velhos industrializados malígnos.

  2. André disse:

    Eu sempre leio os rótulos… maldição de celíaco! HAUahu
    E realmente, um salvador de vidas! Já comprei um achocolatado que dizia "Não contém glúten" e quando estava prestes a beber, eu vi entre os ingredientes o malte. Ligando para a empresa confirmei que não devia tomar o achocolado e a mulher pediu para que avisasse onde eu comprei pois eles já haviam recolhido boa parte dos produtos.

    Ótimo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *