Notívagos, cuidado: ficar acordado até tarde engorda!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 13 de outubro de 2010

Esta notícia interessa a muitos gordinhos notívagos, como eu e Dudu. Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu fortes indícios de que, garfield_dormindoindependente do quanto se coma ou mesmo dos exercícios físicos praticados, ficar exposto durante a noite a uma luminosidade persistente leva ao aumento do peso.

Os pesquisadores da Universidade de Ohio constataram que os ratos submetidos a uma luz fraca durante a noite por oito semanas tinham, ao final do período, um índice de massa corporal (IMC) cerca de 50% superior, se comparado com aqueles que viveram um ciclo noturno normal.

Já os animais submetidos a uma luminosidade constante durante a noite, mas com acesso à comida somente durante as horas normais do dia, não ganharam peso.

Por outro lado, os roedores que puderam comer a qualquer momento durante o ciclo de 24 horas de luz contínua ganharam muito mais peso, apesar de, no total, não terem ingerido mais alimentos que os demais ratinhos do grupo de observação.

Os resultados demonstraram que os animais que viveram com luz durante o ciclo noturno engordaram mais que os outros. Essas observações foram publicadas nos Anais da Academia Nacional Americana de Ciências.

Segundo os pesquisadores, a luz à noite faria com que os ratos comessem em horas inadequadas, o que os levaria a não metabolizar direito a comida. Se esse raciocínio se confirmar em humanos, os notívagos terão um problema e tanto, uma vez que comer tarde da noite poderia representar um risco a mais de obesidade.

————–

Fonte:  Muita luz durante a noite engorda, revela estudo com camundongos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Notívagos, cuidado: ficar acordado até tarde engorda!”

  1. Thiago Passos disse:

    Mas o Tio Lucio ja tinha alertado sobre isso no momento cultural "assalto a geladeira" =)

  2. @jojonerd disse:

    É, eu gosto da madrugada mas a muito tempo já sabia que dormir bastante emagrece. As mães estão sempre certas não!? =D

  3. Besteves disse:

    COMO ASSIM? Eu já trabalho o dia inteiro, como porcaria, não me exercito e o culpado por esses quilos a mais é a iluminação do meu quarto ou o meu hábito noturno?

    Besteves sabia que tinha culpa, mas sempre pensou que fosse pelo bacon, não pela internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *