Os 20 maiores gordos dos games: Mario

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de novembro de 2010

Um italiano bigodudo, gorducho e baixinho certamente seria uma das mais improváveis opções se alguém tentasse adivinhar qual seria o mais conhecido e adorado herói dos videogames décadas atrás. Hoje em dia, não há dúvidas: Mario não apenas é o maior gordo dos games como também é o maior personagem dos jogos eletrônicos.

Criado em 1981 para o jogo Donkey Kong e chamado apenas de Jumpman (algo como “homem que pula”), ninguém poderia prever a mina de ouro que esse personagem se tornaria para a produtora de jogos Nintendo. Ainda mais se considerarmos que, por pouco, o jogo não foi protagonizado pelo Popeye.

Pois é. O marinheiro que adora espinafre seria o astro de um jogo que estava sendo desenvolvido por Shigeru Miyamoto para ajudar a Nintendo a se popularizar nos Estados Unidos. Contudo, a produtora perdeu os direitos sobre o personagem e Miyamoto, que já havia escrito o jogo, foi convidado a desenvolver algo usando suas ideias. De certa forma, Brutus virou o gorila Donkey Kong, Olívia se tornou a donzela em perigo Pauline e Popeye foi substituído pelo Jumpman.

Continuando a série de coincidências que criaram o personagem, ele foi batizado no jogo Donkey Kong Jr. (no qual se tornara o “vilão”) porque algum funcionário da Nintendo disse que aquele tal de Jumpman era muito parecido com o senhorio italiano do escritório da empresa em Nova Iorque. Nome do ditocujo: Mario Segalli!

O visual de Mario também surgiu por força das circunstâncias. Com a incrível limitação para se animar um personagem, ele ganhou um bigodão para que não fosse necessário fazer uma boca. Além disso, para que os braços tivesse uma cor diferente da do corpo e, com isso, pudessem ser identificados quando ele os movimentasse, ele ganhou um macacão. Com o tempo (e a evolução dos videogames), o desenho do italiano foi sendo aperfeiçoado, mas sempre manteve essas características.

O grande sucesso de Mario se deve, primeiramente, ao game Super Mario Bros., que praticamente definiu a cara dos jogos de plataforma. Miyamoto viajou o quanto quis na maionese, fazendo com Mario e seu irmão, Luigi, ganhasse poderes como aumento de tamanho, bolas de fogo e invencibilidade temporária. Além disso, os jogadores percebiam uma clara evolução na jogabilidade à medida em que avançavam as fases e encontravam novos inimigos, sem contar a possibilidade de descobrir diversas passagens secretas nos canos espalhados pelo cenário.

Quando a Nintendo chegou nos Estados Unidos em 1985, Super Mario Bros. ajudou em sua explosão de popularidade. Cinco anos depois, foi lançado Super Mario Bros. 3, que garantiu de vez a supremacia do gordinho bigodudo no cenário dos videogames. Durante muito tempo foi o jogo mais vendido da história (ainda é, se considerarmos apenas as vendas de jogos que não acompanham os consoles).

Daí em diante, foram mais de 200 games, com vendas superiores a 200 milhões de unidades. Mario é a mais bem cuidada (e explorada) franquia da Nintendo, indo de jogos de aventura até corridas de kart, passando, entre outros gêneros, por games de beisebol, dança e RPG (haja ecletismo!).

Sem contar que Mario é parte da cultura popular. Até quem não joga videogame reconhece o personagem. Uma pesquisa básica no Google permite encontrar milhares de homenagens e referências a ele, desde regravações de seus temas musicais até recriação de jogos e citações em filmes.

Por falar em filmes, ignore esse tópico. Acredite em mim, se alguém lhe disser que foi feito um filme dos irmãos Mario em 1993, dê um soco nessa pessoa para que ela pare de falar imediatamente. Você não quer ver isso e é melhor que nunca saiba que isso existiu!

Quanto ao desenho animado, até era divertidinho, mas para assisti-lo era necessário engolir antes uma aparição “ao vivo” de Mario e Luigi num estilo “Chaves”, mas com muito menos graça. Portanto, é bom evitar, mas você pode procurar por isso na internet se tiver coração forte e se prometer que vai jogar duas horas de Super Mario Galaxy 2 na sequência, OK?

—–

Para conhecer o personagem:


New Super Mario Bros Wii

Mario Kart Wii

Super Mario Galaxy 2

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 20 maiores gordos dos games.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Os 20 maiores gordos dos games: Mario”

  1. Jônatas Galass disse:

    Muito bom o post!

    Eu adoro o Mario e só não sabia o porque do nome dele….agora eu sei!

    Saudades dos tempos em que só me preocupava em jogar super mario bros! =D

  2. Welton Sousa disse:

    Lucio, lave suas mãos IMUNDAS antes de escrever sobre o Sitcom do Mario, hauhhaua!

    Era pra uma criança de 4, 5 anos sem noção do que é bom ou ruim na vida, pô (tipo eu na época)

    E o Captain Lou Albano (que Deus o tenha) era as fuças do Mario mesmo!

    Cheerd!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *