Um presunto feito com… legumes!?

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 25 de fevereiro de 2011

Volta e meia, surgem novos produtos que “simulam” para os vegetarianos tudo aquilo que eles não podem comer: carne de soja, espetinho verde e por aí vai. Agora, os fãs da comida saudável poderão comer presunto! Claro que não nos referimos àquele feito com um delicioso pernil de porco, mas sim uma “variação” que usa – adivinhe! – legumes.

Esse “presunto vegetariano” é parte de um projeto de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal. O produto foi batizado de “biofiambre de legumes” (o que nós chamamos de presunto no Brasil tem o nome de fiambre entre os portugueses) e sua fabricação começa com uso de legumes biológicos, que são refogados até a mistura ficar homogênea. O resultado passa por um processo de pasteurização para melhorar a conservação, seguido de uma maturação controlada para atingir uma textura semelhante à do presunto tradicional. Em nenhum momento são usados corantes ou conservantes.

O projeto foi selecionado para ser apresentado na Feira Alimentaria & Horexpo 2011, que ocorrerá entre 27 e 30 de março em Lisboa. O evento, principal na área de alimentação e hotelaria do país, possui um espaço denominado FOOD I&T, que é dedicado a apresentar inovações com potencial para ganhar o mercado consumidor.

E aí, leitor? Você toparia um misto-quente feito com pão integral, queijo minas e presunto de legumes?

—–

Fontes:
Alunos do Politécnico fazem fiambre de legumes
“Biofiambre de Legumes” estará representado em Concurso de Inovação Tecnológica

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Um presunto feito com… legumes!?”

  1. RogerWillc disse:

    Excelete hein. Mais uma opção de comida mais saudável para aqueles que seguem a dieta vegetariana.

    Eu adoraria experimentar o citado misto-quente. Será que chega até o Brasil o tal fiambre?

  2. Robes disse:

    Adorei saber da novidade! Tomara que chegue logo por aqui, pra gente degustar. Só fiquei curiosa com uma coisa: sobre o que os presuntos conversam?"Um processo de pasteurização para melhorar a conversação" deve mesmo dar mesmo muito assunto :-)

    Beijos, adoro as matérias o PdG.

  3. Daigo disse:

    Toparia, geralmente essas coisas costumam ter o mesmo gosto das originais, claro, sem a mesma sustância.

    Lembro q eu tive uma namorada que era chinesa, de família budista e todos eles eram vegetarianos por conta da religião, mas me respeitavam por não ter os mesmos hábitos. E devida às limitações da língua, certa vez eles chamavam qqr carne simulada de CARNE VEGETAL. E pra explicar que não fazia sentido? Enfim, o namoro acabou e ainda acho q eles continuam falando assim…

  4. Roger disse:

    Pra mim nunca fez sentido: Por que a pessoa vira vegetariana e quer comer simulacros de produtos animais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *