Vegetarianizando carnívoros!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de abril de 2011

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Este artigo pode gerar polêmicasEstava colocando minha leitura em dia quando me deparei com a reportagem de capa da Época da semana passada: “O cachorro vegetariano”. Em resumo, a matéria fala de pessoas que optaram por não comer carne e que resolveram que seus bichinhos de estimação, seres claramente dotados de noções de ética e religiosidade, deveriam seguir o mesmo hábito.

Apesar de volta e meia brincar com os vegetarianos na coluna Gordo de Raiz (o fato de 90% deles levarem as brincadeiras a mal não é culpa minha), não tenho absolutamente nada contra quem faz essa opção. Meu problema é exclusivamente com os chatos que querem impor esse estilo de vida para os outros. Tenho vários amigos vegetarianos e sempre cito o exemplo louvável do noivo boa-praça de uma amiga da época da faculdade que fazia churrasco como ninguém… mas não comia carne!

A questão é que eu posso me recusar a ser vegetariano. Até uma criança que nasce numa família de adoradores de alface (olha aí mais uma brincadeira que os fãs do verde costumam levar a mal) pode optar por se tornar uma devoradora de hambúrgueres quando crescer. Só que um bicho não tem essa escolha: Se o dono quer alimentá-lo só com bananas e maçãs, ele vai ter que aguentar isso calado. No máximo latindo, o que é tão efetivo quanto xingar muito no Twitter.

Qual a dificuldade de entender que animais não escolhem sua alimentação por questões morais, mas por instinto? Um gorila se empanturra de frutas e folhas não por ser praticante de ioga, mas porque esse foi o caminho tomado pela evolução de sua espécie. Um panda vive perguntando aos colegas “E o bambu?” apenas porque essa é sua alimentação natural. Um cachorro até é capaz de comer alimentos verdes, mas ele é prioritariamente carnívoro, pombas!

Pela lógica dos que querem praticar o vegetarianismo interespécies, faria todo sentido do mundo criar uma gazela feita de soja para ajudar os leões a optar por uma dieta saudável. Ou, quem sabe, seres humanos de iogurte natural solidificado com recheio de suco de groselha para educar os tubarões que ainda se deliciam com pessoas ao molho pardo e não evoluíram o suficiente para saber o quanto isso é errado.

Tirando o tiranoussaurinho Horácio, o mais simpático dos “carnívoros vegetarianos”, não consigo ver com bons olhos bichos vegetarianizados (lembra do bizarro lobo mau vegan?). Se você é vegetariano por opção, parabéns, fez uma escolha de vida saudável e vai viver mais que todo mundo e ainda poderá bater no peito e dizer que faz a sua parte para a preservação da vida na Terra. Mas, por favor, vê se escolhe um bichinho de estimação que seja naturalmente herbívoro, como um elefante ou uma girafa.

Aposto que eles ficariam fofos em seu apartamento com aquela roupinha de marca que você comprou na pet-shop.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

18 respostas para “Vegetarianizando carnívoros!”

  1. EmersonMH disse:

    Excelente texto. Só que eu não seria tão gentil com uma pessoa que maltrata seu cachorro, dando apenas alimentos vegetais para um animal que não tem estrutura digestiva para digerir somente folhas e frutos.

  2. JuFlesch disse:

    Hahaha, adorei!

    Sou vegetariana, mas meus gatos são carnívoros.

    Simples, uma pessoa que força seu animal de estimação a ser vegetariano está deturpando completamente o conceito do vegetarianismo. Uma pessoa que faz isso não pode se considerar amiga dos animais. Eu desprezo este tipo de atitude, só nos faz parecer um bando de fanáticos malucos.

  3. Carolina disse:

    Também acho que quem não aguenta nem dar carne para o bichinho deve escolher um exclusivamente herbívoro. Cães são onívoros, mas precisam de muita proteína e não é bom dar muito carboidrato. E gatos, embora a maioria coma qualquer coisa que caia no chão, precisam mais ainda.

  4. pedro disse:

    E o canibalismo, você também se julga no direito de praticar?

    E se vier uns ETs de outro planeta e querer se alimentar de humanos?

    Que argumentos usaremos?

  5. Everton disse:

    Bitchô, o lance é que eles são uma minoria. "Ah, mas nós somos minoria aqui, pq na Índia…", eles dizem. Eu digo: dane-se a Índia! "Ah, mas você come comida japonesa", eles dizem. Eu digo: "comerei também a senhorita sua irmã se você não parar de me encher".

    O lance é: ou eles são uma minoria, se enxergam como uma minoria, se segregam e ficam felizes assim (o que não acontece) ou são detestados pra todo e eterno sempre (como tem acontecido).

    Assim como eu não quero saber dos hábitos desse grupo, não quero que algum deles venha me dizer que o que eles fazem é mais certo do que o que eu faço.

    E que não venham me pedir batata grelhada no churrasco. Nem salada, nem pão, nem a pqp. Se quiser frequentar um churrasco, ou a minha casa, onde as pessoas não fazem parte dessa minoria, vai ver, ouvir e sentir o cheiro da carne.

    Em suma: se eu não sou amigo de vegetariano, que dirá de quem força o cachorro a comer brócolis.

    Haddouken.

    • Everton disse:

      Em tempo: eu não posso afirmar categoricamente que não tenha algum amigo vegetariano. Por que não escolhi ter um "vegetariano amigo", e só um amigo. Não tô nem aí pro que ele faz com o prato dele, ou se ele é casado com homem/ mulher. Isso não é problema meu, assim como não é problema dele que eu seja carnívoro e hetero.

      Reformulando: não sou amigo de ecochato, torcedor chato de futebol, religioso chato, politizado chato e de chatos, malas e idiotas em geral. E eu sou chato com isso.

    • Tanko disse:

      E o que tem a ver comida japonesa com vegetarianismo? Restaurante japonês no Brasil é um dos lugares com o menu mais limitado para vegetarianos que conheço. Se bobear uma churrascaria pode ter até mais opções…

  6. Roger disse:

    Nem faz sentido: privar animais de seus instintos naturais é uma crueldade maior que comê-los.

    • Cães e gatos e todos os animais domesticados já não tem instintos, já nem pode falar em instintos porque o animal humano os privou disso..

      Cães e gatos são omnívoros sabia??? e porque não dar razção vegetariana?? é saudável e os animais gostam. Experimentem e depois venham aqui dizer mais disparates… aiaiaiii

      • Lucio Luiz disse:

        Cachorros pertencem à ordem dos carnívoros. Apesar de seu organismo conseguir absorver alimentos que o caracterizariam como onívoros, ainda assim, tecnicamente, são carnívoros.

        Já os gatos, eles definitivamente NÃO são onívoros. Seu organismo tem uma capacidade diferente de processar nutrientes do que os cães. Fonte: http://www.animaisdecompanhia.com.br/component/co

        Instinto todo animal tem, inclusive o homem. Ser domesticado não tira os instintos dos animais. Caso contrário, um cachorro, por exemplo, não daria voltas antes de deitar ou "enterraria" suas fezes mesmo quando faz as necessidades num chão de cimento.

        Por fim, sobre eles gostarem desse tipo de alimentação, sugiro uma experiência simples: Já que eles não falam (e, portanto, não podem relatar suas preferências), coloque de um lado um bife e do outro um prato com alimento vegetariano e veja qual será a primeira opção do bicho.

  7. Não sabem que cães e gatos são omnívoros desde que foram domesticados pelo animal humano…!!! Todos os outros carnívoros…… nada a ver com querer "vegetarianizar"….

    Querem é conversa…

  8. Sofia disse:

    Conheço um casal onde o cara é vegetariano e moça não…. ele quer criar os filhos vegetarianos e de certa forma disse que se ela não virar vegetariana não vai rolar “futuro” entre os dois…. o que vcs acham disso?

  9. […] é o caso de fazer seu cachorrinho virar vegetariano. Basta alimentá-lo de forma correta, sem excessos, seguido as orientações do veterinário. […]

  10. […] Scicast – porque a ciência tem que ser divertida Siga o SciCast: Twitter | Facebook | Google+ | Youtube Scicast sobre AIDS – Parte 1 e Parte 2 Scicast sobre o vírus ebola Papo de Gordo 24 – Vegetarianos Papo de Gordo 55 – A culpa é do trigo Conheça o Kobe Beef, a carne mais cara do mundo Vegetarianizando carnívoros! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *