Um “Big Brother” na cantina da escola

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 16 de maio de 2011

Os norte-americanos andam muito preocupados com a obesidade infantil. Não é pra menos, já que, por lá, uma a cada três crianças está com sobrepeso ou obesidade. Claro que os estadunidenses cuidam disso do seu jeito, colocando gente famosa pra convencer a criançada a comer direito e até fotografando e analisando por computador o almoço de estudantes.

Pois é, para mudar os hábitos alimentares de crianças e adolescentes, cinco escolas de San Antonio, no Texas, fizeram uma espécie de “Big Brother” de alta tecnologia em suas cantinas. Em resumo, as bandejas dos alunos (identificados através de um código de barras) são fotografadas antes e depois do almoço e um software analisa as fotos para saber com precisão quantas calorias foram ingeridas (comparando o que tinha no início com a quantidade que sobrou de cada alimento).

O projeto custou US$ 2 milhões e foi financiado pelo Departamento de Agricultura dos EUA. O banco de dados do software é capaz de analisar as calorias e os valores de 128 nutrientes de cerca de 7.500 variedades de comida, que são identificadas a partir do tamanho, formato, cor e densidade. Os pais recebem todas as informações de seus filhos.

Os responsáveis pelo projeto pretendem observar os resultados nessas escolas (que possuem alto índice de obesidade infantil e estudantes com baixa renda familiar) e posteriormente implementar o sistema em todo o país.

—–

Fontes:
Big Brother Wants to Know What Your Kid is Eating
In Texas schools, a picture’s worth 1,000 calories

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *