O primeiro risoto a gente nunca esquece!

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 18 de maio de 2011

PraCozinha_Vinheta nova fixa copy

Desde que Deus tirou uma costela de David Beckham e com ela criou o metrossexual (muito obrigado, Xico Sá), os homens invadiram as cozinhas risotocom a nítida intenção de ampliar seu leque de arapucas para “pegar” mulher. Muitos levaram o prazer de cozinhar a sério enquanto que outros aprenderam uma receita básica de risoto e fizeram a alegria dos fabricantes da Jontex. Até hoje não é surpresa ouvir a frase: “Homem quando vai pra cozinha é pra fazer risoto”.

Triste, mas verdadeiro.

Talvez por isso tenhamos levado tanto tempo (quase três anos da coluna Pra Cozinha!) pra fazer nosso primeiro risoto (oh, que emoção!). Fugimos da piada o máximo que pudemos, mas chegou a hora do homem ir pra cozinha e preparar uma das receitas mais óbvias no perigoso jogo da conquista.

Conforme aprendemos na semana passada, usaremos o nosso caldo de galinha/frango caseiro para o preparo do prato e, assim, diminuir um pouco o seu valor calórico. Claro que, se o seu tempo for curto ou você não quiser se preocupar em fazer o caldo, pode usar um industrializado mesmo (tente os que são “0% de gordura” – apesar da maior quantidade de sódio – ou aquela linha nova em potinhos da Maggi). Lembre-se, entretanto, que o caldo feito em casa terá efeitos muito mais surpreendentes (sejá lá quais forem suas segundas intenções, taradão).

Na nossa receita, usaremos o arroz arbório, próprio para risotos. Se você não quiser gastar comprando este tipo de arroz, que é um pouco mais caro, pode fazer a receita com o comum. Mesmo assim, tente usar o arbório pelo menos uma vez para sentir a diferença de sabores e texturas.


Já que a receita não exige muita explicação, deixe a gata na sala assistindo aquele vídeo irresistível do Wando com uma taça de vinho branco e vá pra cozinha fazer seu risoto, garanhão.

RISOTO DE FRANGO

Ingredientes:
– 1 xícara de chá de arroz arbório (na falta deste, arroz comum)
– 1/2 peito de frango cozido desfiado (use o que foi cozido na preparação do nosso caldo)
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 2 cenouras pequenas picadas em cubos
– 1 taça de vinho branco
– 2 litros de caldo de galinha (preferencialmente caseiro)
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de azeite
– Açafrão, sal, pimenta e salsinha picada a gosto.

Modo de preparar:

Aqueça o caldo até levantar fervura. Abaixe o fogo e mantenha quente.

Em uma frigideira grande (e de borda alta), aqueça o azeite e refogue a cebola, a cenoura e o alho. Em seguida, acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Depois disso, acrescente o frango desfiado, um pouco de açafrão e regue com o vinho. Deixe secar.

Acrescente, com o auxilio de uma concha, porções de caldo ao arroz e vá mexendo sempre.

Vá acrescentando mais caldo sempre que a mistura começar a secar até que o arroz fique cozido al dente.

Tempere com sal e pimenta.

Finalize com a manteiga e um pouco de queijo parmesão (lembre-se de que o risoto precisa ficar cremoso então, se necessário, coloque mais um pouco de caldo ou mais uma colher de manteira).

Polvilhe a salsa e sirva ainda quente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “O primeiro risoto a gente nunca esquece!”

  1. joao disse:

    coloca risoto simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *