Estudo revela que amamentação pode reduzir índices de obesidade

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de junho de 2011

Quem recebeu exclusivamente leite materno até os seis meses de idade, apresenta hoje menor índice de massa corporal (IMC), taxa de gordura e circunferência da cintura.  Esta afirmação vem de uma análise de dados de 118 adolescentes obesos, entre 14 e 19 anos, atendidos pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No estudo, apresentado pela nutricionista Débora Masquio no 14º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, os pais foram entrevistados para saber o peso desses jovens ao nascer e o período de amamentação exclusiva – que podia variar de “nunca”, “de 1 a 5 meses” ou “até 6 meses”. Vale a pena lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS)  recomenda que os bebês recebam apenas o leite materno até os seis meses de idade.

De acordo com a pesquisadora, crianças desmamadas precocemente podem ter um maior consumo de proteínas. Além disso, adolescentes que nunca receberam apenas leite materno tiveram menor concentração do hormônio adiponectina, que entre outras funções facilita a perda de peso e melhora a sensibilidade à insulina. Essa deficiência foi observada também entre aqueles que nasceram com peso insuficiente (abaixo de 2,9 kg).

Há algum tempo, pesquisas vêm relacionando baixo peso no nascimento e obesidade, hipertensão e a outras doenças durante a vida adulta. Também, demonstram que esses bebês costumam apresentar ganho de peso excessivo nos primeiros meses e alterações no pâncreas e nos rins.

—–

Fonte: Amamentação pode reduzir riscos de obesidade, aponta estudo da Unifesp

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Estudo revela que amamentação pode reduzir índices de obesidade”

  1. Izinha disse:

    Isso explica muita coisa sobre mim, pq eu mamei só um mês!!! Valeu, mamis!!!

  2. Nasci com quase cinco quilos, se não me engano, desmamado aos três meses mas o que me fez engordar mesmo acho que foi o trabalho!

  3. Pri Viotto disse:

    Não sei se acredito nessa pesquisa ahahahah
    Quando nasci era bem pequena, pasmem – EU MAMEI ATÉ OS 3 ANOS -, fui magra até os 5 depois engordei até chegar na casa dos 3 dígitos 110kg, emagreci novamente e estou entre os 71 até 75 (fazer academia acaba com meu psicológico).
    Logo, não entendo a lógica dessa pesquisa. Eu deveria ser uma obesa mórbida, vai ver eu sou e não sei…rsrsrs

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *