Pesquisa derruba mito: Obesidade NÃO é sinônimo de doença!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 22 de agosto de 2011

Sempre defendemos no Papo de Gordo que obesidade não é sinônimo de doença. Claro que essa afirmação não significa que é pra “liberar geral” e sair comendo que nem um maluco tudo que aparecer pela frente, já que uma alimentação equilibrada é importante, independente do peso. Afinal, mais vale um gordinho saudável que um magrelo cheio de doenças, oras.

Agora, um estudo canadense publicado na revista Applied Physiology, Nutrition and Metabolism veio confirmar essa “filosofia de vida”: Pesquisadores da Universidade de York estudaram seis mil americanos obesos durante 16 anos, comparando-os com pessoas magras, e chegaram à conclusão de que está errada a ideia de que perder peso é o único caminho para se ter uma vida saudável.

Jennifer Kuk, professora na escola de York de Kinesiologia e de Ciência da Saúde e principal autora do estudo, afirma que ter sobrepeso não é um problema, desde que a pessoa também faça atividades físicas e tenha uma dieta equilibrada. Ou seja, ter uma vida saudável não é sinônimo de estar magro. Pelo contrário: Pessoas que tentam perder peso e voltam a engordar têm maiores riscos do que aquelas que nunca emagreceram.

Para avaliar a obesidade dos sujeitos pesquisados não foi utilizado o tradicional Índice de Massa Corporal (IMC), mas um outro sistema chamado EOSS (Sistema de Classificação da Obesidade de Edmonton, na sigla em inglês), que mede a circunferência da cintura e analisa parâmetros clínicos, método mais preciso do que apenas calcular a relação entre peso e altura.

Claro que a pesquisa não afirma que os gordos estão livres de doenças, já que há problemas de saúde comprovadamente associados à obesidade. O ponto importante do estudo é a confirmação de que seu peso não vai “condená-lo” a ser uma pessoa doente, já que uma vida ativa, mesmo acompanhada de uma barriguinha, é melhor do que a obsessão pouco saudável de perder peso a qualquer custo.

—–

Fonte:
Estudo afirma que obesidade não é sinônimo de doença

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Pesquisa derruba mito: Obesidade NÃO é sinônimo de doença!”

  1. P4QDERME disse:

    Lógico! totalmente certo! Obesidade, no meu caso e segundo minha esposa, é pq eu adoro comer de tudo feito um animal. Para surpresa dela, sempre que meu médico (que me conhece desde os 17 anos) passa exames de sangue, urina e fezes, TUDO TEM UM RESULTADO NORMAL. Dentro de todos aqueles números e nomes técnicos não tem um númerozinho a mais ou a menos! Já um camarada meu que tem, sei lá, um terço do meu peso, tem pressão alta, colesterol e açúcar alto.
    Posso estar acima do peso, mas ainda estou saudável!

  2. Fabiana Lange disse:

    Olá pessoal….O site Papo de Gordo publicou um estudo sobre ser gordinho não ser doença….Como eu não tenho nada melhor pra fazer, vou fazer o que faço de melhor, comentar!
    Eu acho que isso divide opiniões….. Eu como gorda nata, digo que tudo na vida tem que ter um equilíbrio.. Obesidade mórbida é doença sim, e deve ser tratada como tal. Ela traz uma série de problemas que nós já conhecemos de cor.
    Porém, eu no auge dos meus 97 quilos, posso dizer que sou uma gordinha saudável…. Não tenho hipertensão, diabetes, colesterol e nenhuma doença relacionada à ser gordinha…
    Por isso, concordo com o estudo feito: é preciso ter alimentação saudável, exercitar-se e manter um equilíbrio… Procurar o que te faz sentir bem
    Eu estou me sentindo ótima… então, ser gordinha é algo que, ao menos por enquanto, não afeta minha saúde!
    E ser magro, não é sinônimo de saúde também! Lembrem-se disso…

    beijos chuvosos
    Fabi Lange
    http://paradagg.blogspot.com/

  3. Nilda disse:

    Estudo que constata o mais que óbvio: todos temos a mesma possibilidade de adoecer.Gordos, magros, altos, baixos.. alguns tem tendência maior a ter certas doenças, outros a ter outras…
    Mas é claro, é preciso eleger um motivo pra não te dar aquela vaga de emprego para qual vc é mais do que capacitado, ou pra te convencer que aquela roupa carésima feita com 1/2 metro de tecido não fica bem em vc pq vc é gorda, e não pq é mal costurada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *