O preço da obesidade

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 26 de julho de 2012

Os brasileiros estão cada vez mais gordos. Dados de 2011 afirmam que 48,5% da população está com sobrepeso, sendo 15,8% de obesos. Embora estar acima do peso não significa necessariamente estar doente, há problemas de saúde que são diretamente relacionados à obesidade e, naturalmente, isso afeta os gastos com a saúde.

Com base nessas estatísticas, um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) demonstrou que o tratamento de doenças ligadas à obesidade custa R$ 3,57 bilhões em todas as esferas do governo. O cálculo usou como base atendimentos em ambulatório e internações através do Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Ou seja: se incluirmos gastos indiretos (aquisição de remédios e despesas com licenças) e os pacientes da rede privada, o valor deve subir muito mais ainda.

Vale ressaltar que foram contabilizados os gastos com doenças relacionadas com a obesidade, mas não necessariamente todos os que tiveram tratamento para essas doenças eram gordos. Por exemplo, 67% dos custos do SUS considerados pelo estudo são ligados às doenças cardiovasculares, que são ligadas à obesidade e ao sobrepeso, mas não afetam exclusivamente pessoas nessas condições. Ainda assim, os dados do estudo são alarmantes.

Os pesquisadores sugerem que um caminho para reduzir esse impacto nos cofres públicos seria a ampliação de políticas públicadas promovendo a alimentação saudável em escolas e, além de campanhas que estimulem a prática de atividade física.

—–

Fonte:
Doenças ligadas à obesidade custam R$ 3,5 bi por ano ao governo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *