A culpa é do cérebro!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 26 de setembro de 2011

Sabia que você pode ser gordo por culpa do seu cérebro? Essa teoria é antiga, mas ganhou novo impulso após um estudo de pesquisadores da Universidade Yale em associação com a Universidade do Sul da Califórnia. Segundo eles, pessoas magras resistem mentalmente a alimentos calóricos, coisa que os gordos não conseguem.

Para chegar a essa conclusão, escolheram 14 pessoas saudáveis (nove magros e cinco obesos), que passaram por ressonância magnética funcional duas horas depois de comer. Os pesquisadores mostravam fotos de alimentos variados, tanto saudáveis quanto gostosos. Quando viam as imagens de comidas altamente calóricas, os magros mostravam uma maior atividade numa região do cérebro que controla o impulso. Os gordos apresentavam pouca atividade nessa mesma zona.

Além disso, quando os níveis de glicose no sangue estavam baixos, as regiões do cérebro associadas com as recompensas, estavam ativas, o que significava um desejo maior de comer.

Naturalmente, com uma quantidade tão pequena de pessoas analisadas, novos estudos serão necessários para confirmar essas observações. Ainda assim, os dados indicam que os obesos têm uma menor capacidade de desativar as zonas do cérebro que fazem a pessoa cair em tentação quando vê uma comida gostosa (ou, ao contrário, quem não tem essa capacidade acaba ficando obeso, tanto faz a ordem dos fatores).

—–

Fonte:
Cérebro de obeso resiste menos a alimentos altamente calóricos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “A culpa é do cérebro!”

  1. Mi disse:

    Ha!

    Sabia! Há anos eu digo: Estou com necessidades psicológicas de devorar uma barra de SHOT!

  2. SimonePsique disse:

    Eu acho que é tudo culpa dos meus genes ancestrais que adoram uma coisa gordurenta, e gostosa.

  3. @GustavoPereira disse:

    SABIA! Não consigo resisti a uma coxinha na faculdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *