O cérebro "engorda"

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 20 de novembro de 2009

O cérebro pode te ajudar a engordarTemos mais um culpado para o fato de sermos gordos. Só que dessa vez, nem é um culpado que nos exima de muita responsabilidade, já que estou falando do nosso próprio cérebro.

No encontro anual Neuroscience 2009, que aborda questões ligadas ao estudo do cérebro, foram apresentados vários dados indicando que pessoas que trabalham à noite ou possuem padrão de sono alterado possuem mais propensão a ganhar peso.

Para se chegar a essas conclusões, foram estudados animais que tiveram uma alimentação com excesso de gordura. Esse tipo de alimentação causou uma redução da sensibilidade à insulina, um fator que contribui tanto para a obesidade quanto para a diabetes.

Essa tendência permaneceu nas gerações seguintes, que também tiveram um desenvolvimento cerebral que aumentava a propensão ao ganho de peso e até a quadros de dependência química.

Por fim, os centros de prazer dessas segundas gerações de animais respondiam ao estímulo de alimentos ricos em calorias de maneira semelhante a ratos induzidos ao vício de cocaína ou heroína. Com o tempo, a busca por alimentos saudáveis reduzia cada vez mais, mesmo quando só havia essa opção.

—–

Fonte:
Pesquisa mostra vulnerabilidade do cérebro à obesidade

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “O cérebro "engorda"”

  1. @jojonerd disse:

    Viu!

    Quando sua mãe falava que não dormir faz mal você não acreditava né? rsrsrsrsrs =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *