Há nerds ao meu redor II

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 09 de dezembro de 2011

(Se você não leu a parte I, passe lá primeiro!)

Outro dia, nestes meus devaneios imprecisos e longínquos, fiquei tentando imaginar como a próxima geração vai se comportar, o que vai gostar de fazer, quais serão os itens mais interessantes do momento…

Já pudemos observar que, através da história, é difícil uma geração ser exatamente igual à anterior. Nos anos 80, tivemos uma porção de bandas de rock and roll com integrantes de cabelos compridérrimos e calças coladas, com cara e voz de malvados mas cantando músicas cujas letras são de derreter o coração das moças. Enquanto isso as mulheres vestiam camisas com altas ombreiras e outras peças de roupa de cores vivas e vibrantes à la página impressa de anúncio da Benetton.

Nesta época, ainda usavam o termo CDF para denominar as pessoas mais estudiosas, esforçadas e que gostavam mais de se dedicar à atividades culturais do que à festinhas e aos jogos esportivos.  Antes de existir tal denominação, essas pessoas eram consideradas simplesmente como inteligentes, cultas e retraídas.

O termo “nerd” começou a ser usado aqui no Brasil graças ao filme “A Vingança dos Nerds”, produzido em 1984 mas que passou inúmeras vezes na Sessão da Tarde pelos próximos 15 anos. O filme era repleto de estereótipos e era difícil ver algum jovem se declarar nerd naquela época.

Os anos 90 trouxeram um mundo novo, aparelhos de DVD, internet, época que o objeto de desejo deixou de ser um aparelho de som com AM/FM, toca discos, toca fitas duplo (para você copiar de uma fita pra outra aquela música que seu amigo conseguiu gravar NA ÍNTEGRA enquanto tocava na rádio) para dar lugar aos computadores onde passamos a digitar os trabalhos escolares e de lambuja, ilustrar com aquelas figuras pixeladas que eram o supra sumo da modernidade.

Nos anos 2000,  os adventos tecnológicos foram sendo lançados no mercado com uma super velocidade e já não mais se usava os aparelhos fax modem de 56k para acessar a internet. Ainda bem! Com uma maquininha nova atrás da outra, cada uma mais veloz, com design mais atual e com funções magníficas, houve a criação de mais uma denominação: geek! Os geeks são aqueles que se fascinam com toda essa parafernália e não deixam de testar TODAS.

Outra coisa interessante começou a acontecer nesse período: os ex-CDFs, atuais nerds, começaram a se tornar papais e mamães. E é aí que volto à primeira frase deste post e lhes pergunto, essa geração será nerd também?

O que será que nossos amigos que são PAIS NERDS pensam disso? Será que os filhos deles serão, são ou se consideram NERDS/GEEKS também?

Vou ajudar vocês citando alguns desses nossos amigos e aí, quem sabe, eles dão uma passadinha por aqui e registram seu testemunho para validar todo esse meu devaneio através da história??

Flavio do A Vida com Logan Um lindo loirinho que veio mostrar ao mundo que a Síndrome de Down não é um bicho de sete cabeças!

Pais Nerds:  Leo Lopes do RadiofobiaAlexandre Nerdmaster do Paranerdia Pastor Claybom do site Pastor ClaybomMau Birochi é o cara que desenha meias com motivos Nerds e Geeks, o Doc do DVDicas, o Manuel Calavera e o Brunão do  Jurassicast, Pollar do Nerdrops,  as gurias MIL EM UMA de carteirinha do Monalisa de Pijamas, Bóris Deprê do Aspiracast, Marcelo do O Pai Nerd,  Nerdpai do Nerdpai, e muitos outros que peço desculpas por não citar aqui senão o post fica muito extenso!

Mas não fique triste, quero a SUA OPINIÃO, também! Diz aí, como você acha que os filhos de nerds e geeks vão se comportar?

 

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Há nerds ao meu redor II”

  1. Brunão disse:

    Camila, se depender de mim o meu filho vai ser um nerd sim. Até porque as influências já estão proliferando! Ele já é amarradão em altas coisas nerds, não tem nem 4 anos e já tá craque de videogame, entre outras coisas. Só não pode ser nerd melecão. Tem que ser um nerd descolado. Senão quem vai trollar ele sou eu. Existe bullying paterno? Bjo!

  2. germana viana disse:

    Texto foférrimo! Garanto que os papais e mamães nerds adoraram a homenagem o/

  3. Olá camila, eu sou o Marcelo o Pai Nerd da Izabella. Ela tem um aninho, mas já da pra perceber que a maçã não caiu muito longe da árvore.

    Vlw e até mais.

  4. […] post “Há nerds ao meu redor II” a blogueira Camila Dias fala sobre  pais nerds. Meu nome está lá junto com o de Leo […]

  5. Leo Luz disse:

    Eu não sei se meu filho será nerd, mas o que eu vou passar para ele como educação serão as mesmas coisas que gosto. Gibis e livros para leitura (em papel mesmo), videogame para matar o tédio (outros monstros) e a tecnologia que tivermos daqui uns 5 anos ou mais.

    Aí vai dele gostar ou não dessas coisas, mas que ele terá tudo para se tornar um futuro-geek, ele terá! ;D

  6. É muito fato que quando eu tiver um filho farei de tudo para que ele seja um nerd! Quero muito que meu filho fale sobre star wars e personagens de quadrinho e filmes aos 4 anos!!! hahahah

    Viverei minha vida para que meus filhos se tornem nerds com orgulho! E sem mais!

    Eu sou completamente nerd proud e gostaria que meus filhos valorizassem isso.

    Afinal, os nerds dominarão o mundo!

  7. Fred Aguiares disse:

    Farei com que minha filha tenha opinião propria!!
    Sério mesmo, pedirei que ela me explique e justifique sempre que gostar de algo, quero que ela aprenda a defender aquilo que gosta…

    Num precisa gostar de starwars como a maioria dos nerds, e nem ser obrigada a gostar deste filme que é da época que seu pai nasceu, mas farei o máximo possivel que ela seja bem crítica sobre aquilo que gostar, e que saiba defender aquilo que goste, e que defenda!!!

    Quero mesmo que ela seja inteligente e que não entre nas ondas de modinha, só pq é moda! E ela NÃO sinta uma necessidade de ser aceita num determinado grupo e por isto justificando sua atitude da “moda”, como é atualmente com algumas pessoas fazem… inclusive sobre o fato de vejam você o proprio ato de “se tornar” (se é que isto é possivel), num NERD….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *