Fotos chocantes contra a obesidade

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 13 de janeiro de 2012

Fotos chocantes com pessoas em estágio avançado de doenças sérias para estimular viciados a largar seus hábitos ruins. Não, não estamos falando das fotos de doentes de câncer em embalagens de cigarro. A campanha dessa vez é para os “viciados” em junk food.

A nova campanha do Departamento de Saúde da prefeitura de Nova Iorque contra a obesidade traz como garoto-propaganda um homem diabético que teve a perna amputada em decorrência da doença. Diante da foto, aparecem três copos de refrigerante de tamanho crescente e a frase “As porções cresceram; assim como o diabete tipo 2, que pode levar a amputações”.

Mil pôsteres espalhados pelo metrô novaiorquino mostram essa e outras fotos, como a de uma mulher obesa com dificuldades para subir uma escada e uma outra usando uma espécie de “motinho” para conseguir se locomover. O alvo são, respectivamente, batatas fritas e hambúrgueres, ambos com a frase “As porções cresceram; assim como a obesidade, que pode levar a muitos problemas de saúde”.

O slogan principal da campanha, presente em todos cartazes, é: “Corte suas porções. Corte seu risco”.

Representantes da indústria dos refrigerantes, claro, reclamaram da campanha, afirmando que ela apresenta um “retrato impreciso” do que a bebida faz com o corpo das pessoas. O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, rebateu as críticas dizendo: “O que você quer fazer? Quer que as pessoas percam suas pernas? Ou quer mostrar a elas o que acontece para que não percam suas pernas?”

A polêmica está lançada. O que você acha dessa campanha? Assustar as pessoas é eficaz ou a cada vez mais numerosa população obesa dos Estados Unidos vai continuar comendo suas porções “tamanho monstro”? E se algo assim fosse feito no Brasil?

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Fonte:
Grim new ad links drinking soda to AMPUTATIONS in effort to encourage healthier eating

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9 respostas para “Fotos chocantes contra a obesidade”

  1. Claudinei disse:

    Apontar para a saúde funciona, mas acho que se a campanha apontasse para o BOLSO funcionaria melhor, como no caso do aumento de impostos da Dinamarca (salvo engano).

  2. Ah, eu não sei se isso vai adiantar, acredito que essa forma de campanha depois acaba se tornando motivo de chacota, assim como acontece com as fotos dos maços de cigarros. “Não me dá esse de impotência, me passa aquele do feto abortado que não tem problema…”
    Ideal mesmo seria gerar uma conscientização alimentar logo na infância, trabalhar isso nas próprias escolas, mas como isso não é algo que será “sentido” pela população, então para que fazer né?

  3. paulo henrique disse:

    esta campanha tinha que ter aqui no Brasil,e acho muito valida sim.

  4. Stefan Shiba disse:

    Desde que escuto o papo de gordo ,estou desconfiado de que alguns kilos estao comecando a se juntar em minha barriga
    Estou no Japao ha 23 anos sendo que 19 no Brasil.Ate agora nao regrecei sequer uma vez para o Brasil.De vez em quando tem um tempinho para ir em algum mercado de produtos brasileiros,talvez uma vez por ano.Uma coisa eu garanto quem quer emagrecer deve morar no minimo uns 2 anos aqui no Japao.
    Valeu voces sao demais!!!

  5. Carolina disse:

    As fotos podem sim ter um impacto negativo na autoestima de pessoas obesas, mas acho que é um assunto que precisa ser abordado. É interessante não mostrarem apenas pessoas obesas, mas aquelas que sofreram sequelas de doenças que podem ser causadas pela obesidade ou agravadas por ela.

  6. EmersonMH disse:

    Imagino eu esperando o trem do metrô, com um monte de gente ao meu lado e, bem na frente, em uma grande coluna de sustentação, um desses cartazes mostrando pessoas gordas com dificuldades. Eu me sentiria bastante envergonhado e, com certeza, não começaria uma dieta por causa disso, mas o meu nível de estresse aumentaria.

    E, mesmo se uma pessoa começar a dieta por causa dessa vergonha diária, penso que não é motivo para essa campanha.

    Dá pra fazer diversas mensagens de marketing inteligentes sem a necessidade de humilhação.

  7. Não concordo com a campanha! Tudo bem que as vezes as pessoas só mudam seus hábitos através de choques mas esfregar a obesidade na cara de todos tmb não é a resposta.
    Imagine que alguém obeso esteja andado na rua com uma dessas porções gigantes na mão e veja um desses cartazes e logo depois se jogue na frente de um carro. A propaganda seria (in)diretamente responsável pela morte de uma pessoa.
    Esse foi um exemplo exagerado, mas possível. Não se sabe como esse tipo de mensagem vai atingir as pessoas nem se elas estão preparadas para recebe-lá. O obeso sabe q é obeso e cabe apenas á ele a decisão de mudar de vida.
    Uma coisa é fazer campanhas PELA SAÚDE e não contra a obesidade.
    Grande abraço :D

  8. […] Fotos chocantes contra obesidade […]

  9. […] Recentemente, o Departamento de Saúde da prefeitura de Nova Iorque lançou uma campanha contra a obesidade trazen… Diante da foto, aparecem três copos de refrigerante de tamanho crescente e a frase “As porções cresceram; assim como o diabetes tipo 2, que pode levar a amputações”. […]

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