O que o carnaval tem a ver com a colheita?

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 17 de fevereiro de 2012

E chega a sexta- feira mais esperada para um grupo enorme de pessoas, a sexta feira de carnaval. Começa agora a ansiedade para os desfiles das escolas de Samba de São Paulo e do Rio, quem será que vai vencer?  É agora que começam as inúmeras reportagens sobre a madrinha da bateria de cada escola, as fantasias, os carros alegóricos… Não vou nem fazer a piada que para os baianos o carnaval é todo o ano porque meu editor chefe é de lá e cortaria essa parte do texto sem pestanejar.

Mas o que o carnaval tem a ver com colheita, mesmo? Eu amo mitologia greco-romana, vou explicar brevemente a origem desta festa. Diz-se que o carnaval teve origem na Grécia por volta de 600 a 520 a.C., para agradecer aos deuses pela fertilidade do solo.  A deusa da fertilidade grega era chamada Deméter, e na mitologia romana, chamava-se Ceres (daí vem a denominação cereais, lê-se os produtos gerados das colheitas).

A palavra carnaval veio de uma junção de duas palavras em latim carnis valles que significa prazeres da carne, lá em 500 anos antes de Cristo, as pessoas já comemoravam o evento sem nenhum medo de ser feliz. Como todos sabemos, a data não é fixa, o carnaval acontece sempre 47 dias antes da Páscoa. A Páscoa acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do ano, a partir do equinócio de outono (hemisfério sul).

Agora que você já sabe para quem agradecer a presença do feriadão no calendário, diz aí, quais seus planos pro carnaval?

Qualquer que seja a maneira que você vai aproveitar esse feriadão, por favor, lembre-se de todas as medidas de segurança que são repetidas todos os anos na mídia, principalmente o de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “O que o carnaval tem a ver com a colheita?”

  1. Claudinei disse:

    Olha só! Vivendo e aprendendo… Neste ano, não vou viajar, infelizmente. Estou desenvolvendo um projeto e o jeito é aproveitar o feriadão para adiantar o expediente. Como a programação da tv aberta é praticamente desfiles e festas de Carnaval, a tv é menos uma distração!

  2. Leo Luz disse:

    Meu carnaval foi gordo e nerd.
    Pipoca + filmes = diversão garantida sem sair de casa e nem ficar sabendo quem desfilou onde ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *