Idade mínima para cirurgia bariátrica será reduzida

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de outubro de 2012

Atualmente, para fazer a cirurgia de redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é necessário ter no mínimo 18 anos. Porém, isso vai mudar no ano que vem. O Ministério da Saúde anunciou que a idade mínima para a realização de cirurgia bariátrica passará para 16 anos, com a mesma indicação de pacientes adultos: índice de massa corporal (IMC) acima de 40 ou, para quem já tenha problemas relacionados à obesidade, acima de 35.

Essa decisão faz parte de uma série de medidas relacionadas a esse tipo de tratamento que entrarão em vigor a partir de 2013. Além da redução da idade, também passará a existir a obrigatoriedade de cinco exames pré-operatórios e a oferta de cirurgia plástica de reparação dorsal para quem perder peso (até então, a rede pública realizava apenas a correção do abdome).

Outra mudança será quanto à técnica utilizada para a redução de estômago. A gastrectomia vertical em banda (que tinha um grande número de pacientes submetidos voltando a engordar) será substituída pela gastroplastia vertical em manga, que vem sendo bem avaliada por médicos do mundo todo.

Por fim, o projeto do Ministério da Saúde também prevê um aumento de 20% no valor pago pelo procedimento. Isso, porém, depende da concordância dos secretários estaduais e municipais de Saúde.

—–

Fonte:
SUS reduz idade mínima para cirurgia bariátrica

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *