Exposição sobre comida em Nova Iorque

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 29 de outubro de 2012

Taí uma ideia dos americanos que poderia ser copiada numa boa pelos brasileiros: A Biblioteca Pública de Nova Iorque está fazendo uma exposição sobre as “comidas típicas” da cidade. As aspas são necessárias porque não estamos falando da exatamente da culinária local, mas da comida “clássica” de rua, como pretzels, cachorros-quentes e kebabs.

A exposição “Lunch Hour NYC” (algo como “A hora do almoço de Nova Iorque”) traz tudo o que faz parte do dia-a-dia gastronômico dos moradores da Big Apple, que se fartam com comida rápida, muitas vezes vendidas em barraquinhas espalhadas pelas ruas, onde comem o mais rápido possível para voltarem logo ao trabalho.

Todos os alimentos têm sua origem apresentada aos visitantes. O pastrami, por exemplo, chegou pelas mãos de um romeno e era feito com carne de ganso. Depois, os imigrantes judeus fizeram algumas adaptações na receita, que continuou sofrendo modificações até hoje em dia, quando a versão com peito bovino é a mais popular.

As delicatessens novaiorquinas (que surgiram com a imigração alemã no século 19) também contam com um espaço próprio na exposição, assim como as cantinas das escolas (há estatísticas reveladoras sobre a alimentação infantil: por exemplo, no início do século passado, 21% das crianças eram consideradas mal alimentadas; atualmente, 20,7% dos estudantes até a oitava série são obesos).

Se, por algum acaso, você pretende dar uma passadinha em Nova Iorque por qualquer motivo, não deixe de visitar a exposição, que vai durar até fevereiro de 2013. A Biblioteca Pública fica na 42ª com a 5ª avenida, ao lado do Bryant Park. A entrada é gratuita, o que te garante um trocado extra para encher a pança de pretzels assim que sair da exposição.

Seria muito legal se fizessem uma exposição semelhante no Brasil. Talvez uma ala sobre a história do biscoito Globo no Rio ou um relato detalhado sobre a influência do churrasquinho grego com suco de amarelo na culinária paulistana. Fica a dica!

—–

Fonte:
Pretzel e pizza: exposição em NY conta história de comidas locais

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *