“Bullying” faz obesa pedir demissão

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 18 de dezembro de 2012

A maioria dos gordos já passou pela experiência de ser “zoado” pelos colegas de trabalho. Piadinhas, comentários maldosos, isolamento… nem sempre a coisa fica no território da simples brincadeira.

Recentemente, foi notícia o caso da analista de Recursos Humanos Anna Flávia Gomes, de 28 anos, de Cubatão (São Paulo). Após ser alvo de piadas (muitas vezes ofensivas), acusada de ser “comilona” e até preterida na distribuição de tarefas, ela resolveu pedir demissão.

Em entrevista para o portal G1, Anna disse que começou a se isolar dentro da empresa, evitando até almoçar com seus companheiros de trabalho ou participar das festas de final de ano. Depois da demissão, ela se matriculou em uma academia de ginástica, onde, segundo afirma, encontrou um ambiente tão hostil quanto, já que ela e sua irmã eram as únicas obesas e também as que recebiam menos atenção e apoio dos instrutores.

Na mesma reportagem, uma psicóloga explicou que a atitude de Anna é a de pessoas que não são capazes de enfrentar situações adversas e que a solução seria ela se impor e enfrentar os colegas, não aceitando esse “bullying”. Segundo a psicóloga, os companheiros de trabalho de Anna só agiram dessa forma porque perceberam sua fraqueza.

O assunto é complicado e polêmico. Por um lado, há pessoas que têm dificuldade de reagir a esse tipo de ofensas e preconceito. Por outro lado, “fugir” não resolve o problema, que pode ocorrer de novo e com mais intensidade, já que a pessoa já está abalada. Por isso perguntamos aos leitores do Papo de Gordo: Como vocês agiriam se passassem por essa situação?

—–

Fonte:
Mulher acima do peso se demite do trabalho e culpa ‘bullying’ dos colegas

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para ““Bullying” faz obesa pedir demissão”

  1. Sou um cara muito nervoso, e muitas vezes fico calado diante de certas coisas, mas ultimamente, venho me impondo quando me insultam. Às vezes rola até um bate boca.

  2. Kleber Ivo disse:

    A Psicóloga fez uma analise que me deixa preocupado…E se fosse um “afrodescendente” Se ele reagisse da mesma forma seria considerado fraqueza ou seria colocado como vitima?

    Até quando nos ferramos somos trolados!! Ser gordo não é moleza!!!

  3. william disse:

    Até que enfim ….

    um psicologo disse que o cara que sofre bullyng deve aprender a enfrentar os problemas……

    Emagrecer não é facil… mas não é impossivel….
    se vc é forte vc enfreta o problema … se vc é um molenga vc foge do problema…

    Então cada um tem o que merece…

  4. Bruna disse:

    Por isso sempre tive aversão aos Psicólogos.

    Um absurdo ela falar isso a respeito de uma pessoa na situação desta mulher e pior ainda publicarem a opinião dessa profissional de quinta.

    Na última empresa onde trabalhei conquistei dezenas de inimigos apenas por não me sujeitar aqueles que tentaram me humilhar por causa do peso.

    Nada foi suficiente até eu lutar(e vencer)a obesidade. Perdi 30 quilos, mudei de trabalho e recebi o respeito que merecia.

    • alex disse:

      que absurdo , vc emagreceu e a acha que venceu aqueles que te humilhavam. Eles tem que te respeitar independentemente de seu peso. Se vc fosse negra e sofresse preconceito por isso , iria se pintar de branco?

  5. Estou escrevendo um livro onde a personagem principal é uma gordinha, ela sofre vários tipos de agressões verbais,e passa por vários tipos de humilhações,esse personagem que criei vai ajudar muitas pessoas homens e mulheres a aprender se defender desses agressores.

  6. carol.lacerda disse:

    Infelizmente devido a um tratamento com corticoides engordei mais do q ja estava . E assim mesmo afastada do trabalho ja tive noticias q falam de mim,que sou gorda ,feia . De forma preconceituosa ate pelos gerentes . Isso me deixa muito mal…. fora no dia a dia os olhares das pessoas . Os cochichos ….ninguem vai entender o que passo hj nao estou assim pq quero . Cada um tem sua historia … sera q um dia ser aceito pelas pessoas e tao dificil???sera q ser acima do peso ,te faz ser menos mulher ou homem ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *