Fabricante de roupas não quer clientes gordos!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 13 de maio de 2013

Fabricante de roupas Abercrombie & Fitch não quer clientes gordosO leitor do Papo de Gordo está careca de saber que muitas fabricantes de roupas (especialmente femininas) não fazem tamanhos maiores porque não querem gordos ostentando suas marcas. Porém, apesar disso ser bem evidente em muitos casos, ninguém fala abertamente sobre o assunto para não “pegar mal”.

Os executivos da Abercrombie & Fitch, porém, não estão muito preocupados com isso e afirmam para quem quiser ouvir que não fazem roupas de tamanhos grandes porque rejeitam os consumidores acima do peso. O CEO da empresa, Mike Jeffries, não tem nenhuma vergonha de explicar o posicionamento da empresa, como em uma entrevista concedida em 2006: “Em toda escola há adolescentes que são legais e populares, e há aqueles que não são tão legais. Nós estamos atrás dos legais. Nós vamos atrás de todos os adolescentes atraentes com muita atitude e muitos amigos. Muitas pessoas não pertencem às nossas roupas, e elas nem podem pertencer. Nós somos excludentes? Absolutamente”.

Uma rápida ohada na lista de tamanhos de roupas no site da empresa mostra que, nas roupas femininas, eles realmente só fazem até o “L” (equivalente ao “G”, porém aparentemente com medidas menores que as que estamos acostumados – a cintura máxima é de 79cm). No caso do vestuário masculino, contudo, eles têm calças XL (91cm de cintura) e camisas XXL (116cm de largura). Não que isso caiba em muitos gordinhos, mas é um indicativo que o preconceito da empresa é maior contra as mulheres (confira na foto à direita o corpitcho da modelo que eles usam no site).

Essa empresa tem um histórico de atitudes polêmicas. Já lançaram tangas voltadas para pré-adolescentes com palavras cheias de duplo sentido e até divulgaram uma camisa para mulheres com a seguinte frase na altura dos seios: “Quem precisa de cérebro quando você tem isso?”. Eles também já foram processados (e condenados) por funcionários que os acusaram de discriminação.

Naturalmente, a Abercrombie & Fitch está sendo alvo de críticas no mundo todo por conta dessa nova polêmica (que, na verdade, é um tanto antiga, mas só foi “descoberta” pela internet nos últimos dias). Só que, pelo jeito, eles estão pouco se importando; afinal, é muito provável que seu público-alvo concorde integralmente com essa visão.

PS: A grande ironia é que eles divulgam um vídeo sobre incentivo à “diversidade e inclusão” em seu site.

—–

Fontes:
Para afastar gordas, Abercrombie se recusa a fazer roupas largas
Is Abercrombie & Fitch The Newest Member Of The Mean Girls?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Fabricante de roupas não quer clientes gordos!”

  1. Augusto Cruz disse:

    Acredito que empresas devem ser livres para produzir seus produtos da maneira que lhes convir. O resto é lei de oferta e demanda. Se eles querem ignorar a demanda por tamanhos grandes, eles não são obrigados a fazer peças maiores, afinal ninguém é obrigado a usar as roupas fabricadas por eles.

  2. Ciro Messias disse:

    Realmente eles não são obrigados a fazerem tamanhos grandes. Eu particularmente não faço a menor questão de usar as roupas dessa marca, que acho que não tem nada demais, muito pelo contrário. E isso não é exclusividade da Abercrombie & Fitch.
    Mas por outro lado você passar a discriminar uma parte da sociedade pela silhueta, não tem diferença nenhuma com a discriminação sofrida por gays e negros.
    Tomara que a pirataria afunde essa marca medíocre, porque essa merece!

  3. Alberto disse:

    Quando eu era gordo, eu só comprava roupas pelo mercado livre. Agora sou magro e só compro roupas pelo mercado livre. É a mesma roupa do shopping, só que sem a etiqueta da marca.

  4. […] discutir a afirmação de um executivo da fabricante de roupas Abercrombie & Fitch de que eles não queriam gordos usando seus modelitos. Muita gente os acusou de preconceito, muita gente disse que eles estão em seu direito e muita […]

  5. […] Abercrombie & Fitch, Fabricante de roupas não quer clientes gordos! Abercrombie Popular Música pro Salvador de todos nós: Goku Blog Aparando as Dobras Super Sized Fast Food Phobia Bazulocast Van Do Halen Leve-me para sair Não gosto dos meninos Canal das bee Coisas da Rani Cinco maneiras para descobrir se seu namorado é gay […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *