Conhecendo a Dieta Paleo

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 01 de julho de 2016

No primeiro post que fiz neste site, lá no longínquo ano de 2007, comentei como eu já havia feito trocentas dietas diferentes e de que havia chegado a hora de tomar uma decisão definitiva, fazer a redução de estômago. O problema é que isso provou-se não ser tão definitivo assim…

Meus amigos dizem que eu venci a gastroplastia, pois mesmo com o estômago reduzido acabei voltando a engordar. Sei que não sou o único a passar por isso, afinal conheço outras pessoas que viveram a mesma situação, mas também tenho amigos e parentes que continuam magros até hoje, anos depois de terem se submetido a bariátrica.

Me sinto um pouco culpado por ter voltado a engordar. Sei que isso aconteceu porque eu não mudei nenhum dos meus péssimos hábitos. Continuei comendo mal, só que em quantidade menor, e jamais iniciei uma atividade física regular. Acho que fazer isso dar certo pra vida toda depende muito da vontade de cada um e obviamente eu não me dediquei o bastante.

gastroplastia um ano depois

Acredito que o desejo de emagrecer e permanecer magro passa muito pelo quanto te incomoda ser gordo. Quando fiz a cirurgia bariátrica perdi cerca de 50kg em um ano. Cai de 176kg para 122kg e, como tenho 1,89m, eu estava muito bem. Não aparentava e nem me sentia gordo. Me mantive assim por alguns anos até que comecei a engordar de novo, mas como fui ganhando peso aos poucos, nem me incomodava tanto assim, afinal ainda continuava mais magro do que quando operei o estômago. O sinal de alerta só começou a soar em minha cabeça quando passei dos 160kg e percebi que faltava muito pouco para estar na mesma situação de antes da cirurgia.

Foi aí que resolvi dar um basta nisso e fazer alguma coisa antes que fosse tarde demais, afinal não dá para reduzir o estômago de novo, não é?

A primeira ideia que tive foi retomar uma das minhas dietas mais bem-sucedidas, a Atkins. Pra quem nunca ouviu falar sobre ela, o conceito básico é cortar carboidratos e comer proteínas e gorduras livremente. Quando a fiz pela primeira vez perdi 30kg em um ano. Mas antes de pular de cabeça nessa empreitada, resolvi pesquisar mais sobre as dietas low-carb (com baixo índice de carboidratos) e, através de um amigo e ex-gordo, conheci a Paleo.

Comidas permitidas na Dieta PaleoA Dieta Paleo se baseia num conceito bem simples. Nossos antepassados comiam basicamente bichos e plantas e com isso foram capazes de superar todas as dificuldades da Era Paleolítica e formar a humanidade como conhecemos hoje. O que aconteceria se a gente fizesse o mesmo?

Obviamente não dá pra juntar os amigos, botar uma tanguinha de texugo e sair pra caçar mamutes (até porque eles estão extintos), mas dá para tentar criar um simulacro dessa realidade e voltar às origens: comer bichos e plantas.

Diferente da Atkins, a Dieta Paleo foca em ingerir alimentos de maneira mais saudável e separa as gorduras boas das gorduras ruins. Ela nos ensina também que devemos ter mais medo de comer uma fatia de pão integral do que 1kg de picanha assada na brasa. Parece loucura, não é? Mas dá certo. Pode acreditar em mim.

Quando fiz a dieta low-carb pela primeira vez, há uns 10 anos, ninguémDieta Paleo acreditava que ela daria certo. Todos ficavam repetindo o mesmo discurso padrão: “a melhor maneira para emagrecer é cortando calorias”. É isso inclusive que a maior parte da mídia continua vendendo como correto até hoje, só que as coisas não são bem assim. Você não precisa passar fome e sofrer para perder peso.

Não entrarei no mérito de discutir estudos científicos porque se a gente procurar por aí, corre o risco de encontrar até gente defendendo que comer leite condensado todo dia faz bem pros pulmões ou qualquer merda dessas. Vou apenas fazer o mesmo que fiz no passado, me dedicar à dieta e mostrar os resultados obtidos na esperança de que mais pessoas percebam o quanto a Paleo pode mudar a sua vida pra melhor.

Hoje eu completo três meses fazendo a Dieta Paleo. Consegui reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos e, depois do segundo mês, já nem sentia mais tanta falta de comer pães ou doces. Perdi 16kg até o momento, minhas roupas estão mais folgadas e eu me sinto menos cansado ao final de um dia de trabalho. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas esta é a primeira vez em que estou emagrecendo sem sofrer absurdamente durante o processo e acreditem em mim quando digo, isso faz toda a diferença!

Go, Paleo!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Conhecendo a Dieta Paleo”

  1. Patrícia Muniz disse:

    Tamo junto, Dudu.
    Faço Paleo desde novembro/2015. Perdi 8kg em 6 meses e agora faço a manutenção. Feliz por estar cuidando de mim (e comendo bacon tds os dias hehehe).
    Abç

  2. Ana Eliza B. M. de Freitas disse:

    Conheço a Paleo há uns 2 anos… Engravidei e a ansiedade do primeiro filho venceu o estilo de vida… Há 1 mês retomei, e é mto bom saber q tem mais adeptos para incentivar!!!
    Vms nessa Dudu

  3. Matta disse:

    Nunca fiz a dieta Paleo, pessoalmente acho que ela se excede defendendo idéias que não tem embasamento científico. Mas costumo dizer que a melhor dieta é a que funciona pra cada pessoa, a que é confortável e não sacrificante, seja qual for. Então se a Paleo dá certo, que permaneça. No fim, a dieta propõe um cardápio atrativo e saudável, logo não é uma má idéia.
    Mas no geral eu gosto mto de dieta low carb, ela que me auxiliou a baixar 20kg, atingir um peso confortável e que até hoje me possibilita fazer a manutenção do peso quando eu acabo me descuidando um pouco. Sem muita pseudociência, acho que o truque da dieta são dois: remover carboidratos regula seu hormônio de certa forma que seu corpo acredita estar em emergência, a fome diminui e as reservas são removidas com mais facilidade. Segundo grande truque é que existe sim deficit de caloria em tais dietas, mas mesmo quando a dieta autoriza o “boca livre” (aqui um ponto, porque nem todas low carb defendem esse ponto), a pessoa fazendo dieta raramente consegue comer muito, pois já está com seu apetite reduzido e está comendo alimentos de densidade calórica relativamente baixa. Por exemplo, eu sempre me concentrei muito nas carnes, mas raramente conseguia comer mais de um quilo por dia, um quilo de carne é muita coisa. Quando você soma as calorias disso, dá um deficit calórico já considerável pra te possibilitar emagrecer. Ou seja, quem faz a dieta tem a impressão de estar sempre comendo mto, o que em uma dieta é um efeito psicológico muito positivo.
    Em resumo, a minha opinião: essa dieta não funciona pra todo mundo, algumas pessoas inclusive podem sentir efeitos colaterais desconfortáveis. Mas no geral, ela ataca bem o problema do sobrepeso ao limitar as calorias consumidas “sem forçar a barra” e por outro lado facilitar/acelerar a quebra das gorduras que normalmente já aconteceria pelo deficit calórico da dieta.

  4. ELITY PEREIRA disse:

    OLA BOM DIA MIM CHAMO ELITY FIZ BARIATRICA A 1 ANOS EM 2016 ,E AGORA ESTOU COM MUITA DIFICULDADE DE PERDE PESO ,LENDO VARIOS ARTIGOS ,DESCOBRI O MUNDO LOW CARB ,E ESTOU MUITO CONTENTE COM O SEU DEPOIMENTO MIM FEZ ACREDITA MAIS AINDA, E TER FORÇA PARA VENCE AINDA 27 KG PARA ELIMINA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *