Muito carboidrato na alimentação afeta a fertilidade?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 23 de novembro de 2017

“Uma dieta livre ou com baixa quantidade de carboidratos pode aumentar em até cinco vezes a probabilidade de engravidar.”

Você já deve ter lido ou ouvido essa afirmação várias vezes por aí. Porém, saiba que há quem discorde dela.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), não é o carboidrato que interfere diretamente na fertilidade.

“O nutriente não é vilão. Muitas mulheres têm a insulina muito alta (quantidade de açúcar no sangue) ou endometriose, dois fatores que podem alterar a produção de estrógeno e testosterona, hormônios que preparam o útero para receber a gestação”, explica.

Açúcar é o vilão

A especialista ressalta que o mais correto nesses casos é reduzir o consumo de açucares livres, não do carboidrato. Esses açúcares são geralmente adicionados artificialmente à comida ou às bebidas. Também, devemos prestar atenção em alimentos como mel.

“O excesso desse nutriente está ligado diretamente à produção de insulina porque são absorvidos rapidamente pelo nosso organismo”, esclarece.

Coma de tudo!

Para Vanderli, o segredo está em comer com equilíbrio.

Isso deve ser feito independente de qual for o nutriente!

Afinal, tudo o que for ingerido com exagero, certamente, não será benéfico para o organismo.

“O ideal é se alimentar com um pouco de cada grupo alimentar: vegetais, proteínas e carboidratos. O essencial é termos o controle da nossa mente para não comermos compulsivamente e prejudicar nossa saúde”, acrescenta.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *