A gordura pode ser aliada da saúde!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 08 de janeiro de 2018

Um estudo sobre o papel da gordura na nossa alimentação foi publicado na conceituada revista médica The Lancet e vem deixando muita gente com dúvidas. Será que continua valendo a recomendação de não moderar nas porções ricas em gorduras, como prega a dieta low carb? Ou devemos tomar cuidado com alimentos mais gordurosos?

O tal estudo foi feito por cientistas da Universidade McMaster e da Hamilton Health Sciences, ambas no Canadá. Eles avaliaram por sete anos e meio mais de 135 mil voluntários, com idades entre 35 e 70 anos, de 18 países (o Brasil entre eles). Resultado: as dietas com excesso de carboidrato elevaram mais à mortalidadedo que aquelas que tinham muitas gorduras. Daí você concluiu que o bacon tá liberado! Nada disso!

A pegadinha é que, no grupo dos longevos, a presença de gorduras no cardápio não ultrapassou 35,3%. Se você parar para pensar que os órgãos de saúde recomendam 35%, vai perceber que a diferença é bem pequena. No caso das gorduras saturadas, o resultado é de só 3% a mais do indicado (13%).

Portanto, antes de radicalizar se jogando nas gorduras ou cortando de vez esse item do seu cardápio, fique ligado nestas informações:

1. As gorduras são aliadas da dieta. Elas aumentam a sensação de saciedade e evita que a fome volte logo.

2. Azeite é melhor que óleo. Isso porque ele é fonte de gorduras boas (mono e poli-insaturadas). Mas cuidado! O azeite perde as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias quando submetido a altas temperaturas então, fogo baixo na hora de cozinhar. Se for fazer frituras, use os óleos vegetais.

3. Gorduras podem ser ricas de ômega-3. Para tirar vantagem disso aposte nas castanhas (amêndoa, castanha-do-pará e nozes), que são ótimas opções de lanche. Abacate, peixes de água fria (atum e sardinha) e sementes de linhaça e chia não devem faltar na sua alimentação.

4. A gordura trans é a pior de todas! Ela não só eleva o colesterol ruim, o LDL, como abaixa o bom, o HDL. E para piorar ainda aumenta o volume da barriga! Sendo assim, fuja dos produtos industrializados mesmo que eles indiquem “zero gordura trans” mas tenham na lista de ingredientes “gordura hidrogenada”.

5. Não exagere na gordura saturada. Ela é encontrada em produtos de origem animal, como carnes vermelha e branca, bacon, manteiga, laticínios integrais, pele de aves, e no óleo de coco. O ideal é manter o consumo no máximo em 10% das calorias diárias. Quem tem colesterol alto não pode ultrapassar os 7%.

Com esses cuidados, você não vai precisar se preocupar com as gorduras na sua alimentação. Em caso de dúvidas, procure orientação do seu nutricionista!

————–
Fonte: 7 fatos que você precisa saber para usar a gordura a seu favor

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *