Gordura marrom, a “gordura do bem”

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 28 de julho de 2009

Estrutura de um triacilglicerol (gordura)O pesquisador brasileiro Leopoldo De Meis, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, venceu o Prêmio Conrado Wessel de 2009, um dos mais importantes da ciência no país, graças a uma pesquisa que pode levar alegria a milhares de gordinhos: a gordura marrom.

Para quem não sabia que há mais de um tipo de gordura (e muito menos que elas tinham cor), aí vai uma pequena explicação: Nós comemos para que nosso organismo tenha energia, do mesmo jeito que um carro precisa de combustível. Porém, se comemos mais do que o necessário, essa energia se dissipa na forma de calor ou se acumula como gordura.

A chamada gordura marrom é a responsável por transformar gordura em calor, mas se pensava que ela estava presente apenas em recém-nascidos. Este ano, contudo, vários laboratórios descobriram que adultos também a possuem. A gordura marrom está localizada no tecido muscular, entre as fibras musculares, e tem esse nome por ser formada por uma grande quantidade de mitocôndrias, que têm essa cor, ao contrário das gorduras brancas, formadas por lipídios e que possuem poucas mitocôndrias.

Leopoldo descobriu que há a possibilidade de que a gordura marrom ajude as enzimas a produzir mais calor, liberando a energia excedente ao invés de acumulá-la. Ainda não é o suficiente para os gordinhos celebrarem, mas é mais uma chance de se encontrar uma solução médica para a obesidade. A pesquisa no momento se concentra em tentar descobrir como estimular a gordura marrom a produzir calor.

Sobre essa questão, vale um alerta antes que alguém desligue o ar condicionado e coloque um casaco de lã para morrer de calor: Sentir calor não necessariamente está ligado a dissipar calor. O próprio pesquisador, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou que usar roupa fechada para praticar exercícios, por exemplo, “é bobagem”. Segundo ele, nesse caso, quanto menos roupa melhor para a dissipação do calor.

—–

Fonte: O Globo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Gordura marrom, a “gordura do bem””

  1. Mariza Sales disse:

    Gosto muito de ler seus textos e do seu momento cultural. Vc é um grande educador. E o braço ? Como está?

  2. Lucio Luiz disse:

    @Mariza, obrigado. O braço ainda está imobilizado, mas devo tirar o gesso semana que vem.

  3. Camila Dias disse:

    Legal! Vou poder comer bastante doce de banana então (é marrom!)? hahaha
    Brincadeiras à parte, muito boa matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *