Gordura vira músculo?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 26 de outubro de 2008

Amigo leitor, prepare-se para uma notícia que vai reconfigurar toda a sua vida! Cientistas descobriram que um tipo de gordura pode ser convertido diretamente em músculo e levar a novas maneiras de se combater a obesidade!!! Uhúúúúúúúúúúúú!!!!

A novidade vem direto de dois estudos publicados pela revista Nature e foi publicada pela Folha Online no texto: Gordura boa pode ser convertida em músculo, dizem cientistas.

De acordo com a matéria, o corpo humano possuiria dois tipos de células de gordura: a branca(“gordura ruim”, criada com o excesso de comida e falta de exercício) e a marrom (“gordura boa”, com as quais nascemos, mas em pequena quantidade. A gordura branca acumula calorias, enquanto a marrom, ajuda a queimá-las.

Como assim????? DOIS TIPOS DE GORDURA????? Ainda bem que, pelo menos uma é boa!!!

Agora vejam só como a descoberta foi possível:

Em laboratórios do Instituto Dana-Farber do Câncer e Harvard Medical School (Boston), os cientistas usaram um tipo de proteína em um grupo de células que geralmente geram músculos. Eles descobriram que essa tal proteína fazia com que as células formassem gordura marrom e não a branca. Ao bloquear a produção da proteína, essas células marrons de gordura se transformavam novamente em músculos. Isso é muuuuuuuuuuuuuuuito bom!!!

No caso do outro estudo, o Centro Joslin de Diabetes, da Harvard Medical School, identificou uma outra proteína, que seria crucial para a geração de células de gordura marrom. Em um experimento, os (pobres) ratinhos, ao receber uma grande quantidade da proteína, depois de cinco dias, os animais desenvolveram um pouco mais de gordura marrom, apresentaram uma temperatura do corpo um pouco mais elevada e ganharam menos peso do que os ratos que não haviam recebido a proteína.

Detalhe: os pesquisadores estão testando, em ratos, uma forma da proteína (disponível comercialmente para estimular a cicatrização de ossos depois de cirurgias), tentando descobrir como a ela pode ser usada para criar a gordura marrom sem estimular a formação de ossos em locais indesejados. Ossos em lugares indesejados??? Tenho até medo de pensar a respeito!

As notícias são boas, mas é bom ir devagar com a euforia. Os estudos podem abrir caminhos para novos tratamentos, mas é importante identificar com precisão o papel da gordura marrom nos humanos. Isso porque, em nosso corpo, a gordura marrom desaparece com o crescimento e depois se forma em locais como a frente do pescoço e na parte de cima do peito, mas a contribuição ao metabolismo dos adultos não é clara. Já nos ratos, a gordura marrom não passa pela mesma transformação e tem um papel importante em regular a temperatura do corpo.

Aguardem cenas dos próximos capítulos…

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *