Transformando a gordura “ruim” em “boa”

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 13 de maio de 2011

Existem dois tipos de gordura, a branca (considerada “ruim”) e a marrom, que ajuda a queimar calorias. O problema é que a gordura “boa” é abundante nos recém-nascidos e fica um tantinho “rara” nos adultos.

Só que seus problemas acabaram (ou quase). Cientistas da Universidade Johns Hopkins conseguiram transformar a gordura branca em marrom. Tudo bem que foi em ratos, mas já é um primeiro passo para conseguir o mesmo com os humanos.

Os pesquisadores modificaram a atuação de uma proteína chamada NPY, ligada ao apetite. Os ratos que tiveram a ação da NPY anulada no cérebro tiveram um decréscimo da fome ao mesmo tempo em que passaram a reter menos gordura no corpo. O mais importante, porém, foi que eles tiveram uma troca natural da gordura branca pela marrom.

Nos humanos, contudo, não deve haver manipulação de proteínas no cérebro, mas a injeção de células-tronco da gordura marrom sob a pele. Os cientistas acreditam que isso vai queimar a gordura branca e estimular a perda de peso. As vantagens de incentivar a formação da gordura marrom no organismo de um adulto, além do controle de peso, também é a prevenção da obesidade e de problemas como diabetes tipo 2.

—–

Fontes:
Scientists turn ‘bad fat’ into ‘good fat’
Cientistas transformam gordura “ruim” em “boa”

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Transformando a gordura “ruim” em “boa””

  1. Melina disse:

    pooow legal…mas até onde eu sei (podendo mt estar errada) é q a gordura marrom dos infantes está relacionada ao crescimento…por isso me soa mt estranho pensar nisso em adultos…

  2. Brunno Elias disse:

    Imagine a demanda por injeção de gordura se isso funcionar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *