Energéticos e outras bebidas estimulantes podem causar arritmias

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 01 de março de 2018

Sempre que vai pra balada você não abre mão de combinações famosas como whisky ou vodka com energético? Ou tem nessas bebidas estimulantes à base de cafeína um aliado para dar um up nos dias mais sonolentos? Pois saiba que isso pode estar colocando a sua saúde em risco!

“Já existem vários estudos mostrando que o uso de energéticos à base de cafeína apresenta riscos para o coração, principalmente por facilitar o aparecimento das arritmias cardíacas”, explica o Chefe da Clínica Cardiologia do Hospital CEMA, Carlos Alberto Pastore.

O que é arritmia?

Arritmia é o termo usado para designar os desajustes nos batimentos e ritmo do coração, que pode bater mais rápido do que o normal (taquicardia) ou mais devagar (bradicardia).

Por que bebidas energéticas são perigosas?

Bebidas estimulantes não têm esse nome à toa. Elas “aceleram” o organismo, inclusive o sistema cardiovascular.

“Não há dúvida de que o coração é sensível às substâncias dos energéticos, e, quando associados ao álcool, são muito agressivos ao músculo e ao sistema elétrico do órgão”, detalha Pastore.

Embora seja um problema que pode acometer qualquer um, são os pacientes com doenças cardíacas os maiores prejudicados. Nesse caso, o mais recomendado é evitar o consumo de tais substâncias.

Muitas vezes também o uso de bebidas estimulantes pode “desmascarar” uma doença que estava escondida. “As doenças elétricas do coração, por vezes, são assintomáticas, e só se expressam quando o coração é estimulado. Fazer exercícios muito intensos, usar drogas e também consumir energéticos podem ser fatores desencadeadores das arritmias cardíacas. E podem ser fatais”, finaliza o médico.

Embora alguns casos sejam assintomáticos, alguns sinais podem indicar que há algum problema cardiovascular ocorrendo. O mais comum deles é sentir palpitações ao consumir tais bebidas. A principal recomendação, nesse caso, é interromper o uso de energéticos e similares e procurar um especialista.

 

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *