Mitos e verdades sobre medicamentos

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 24 de abril de 2018

Muita gente acredita que a melhor saída para parar de comer e tentar preencher o vazio emocional é tomar remédios.Medicamentos são coisa séria! Mesmo sabendo disso, por descuido ou desinformação, às vezes a gente faz bobagem, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, conversamos com Evandro Tokarski, diretor da Farmácia Artesanal, e listamos cinco mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

1. Dissolver cápsulas na água proporciona o mesmo efeito
Mito. Não é recomendado abrir as cápsulas e despejar o conteúdo na água ou mesmo direto na boca. O conteúdo de uma cápsula só deve ser liberado no estômago ou no intestino após a dissolução da mesma. Muito importante seguir a devida recomendação quanto ao uso.

“O medicamento manipulado é individualizado e permite segurança e precisão na dosagem, o paciente usa o medicamento de forma devida na dosagem exata e necessária para o tratamento”, comenta Tokarski.

As farmácias de manipulação normalmente dispõem de formas diferenciadas e totalmente adaptáveis para pacientes ou clientes que apresentam dificuldades para ingerir cápsulas. O medicamento pode ser adaptado para pastilhas, xaropes ou jujubas, por exemplo.

2. O álcool pode interferir na ação dos medicamentos
Verdade. Bebidas alcoólicas podem sim interferir na ação dos medicamentos. Eles alteram a metabolização dos fármacos, podem reduzir a absorção, comprometendo o resultado do tratamento ou aumentando a absorção gerando intoxicação.

“No caso dos antibióticos, o recomendado é não consumir bebidas alcoólicas, pois álcool pode comprometer, interagir ou reduzir a ação do antibiótico”, comenta o diretor da Farmácia Artesanal.

3. Faz mal usar medicações em jejum
Mito. Interações entre fármacos e alimentos podem ser determinantes na obtenção do sucesso terapêutico, devido a interferências tanto no metabolismo de fármacos quanto na absorção de nutrientes. Siga corretamente as recomendações dos medicamentos quanto ao horário de uso. Alguns devem ser tomados em jejum (quando terão maior absorção) e outros só devem ser ingeridos após alguma refeição, pois podem causar indisposição gástrica se tomados em jejum.

4. Deve-se manter medicamentos longe do calor, da umidade e da luz
Verdade. Deve-se mantê-los longe do calor, da umidade e da luz, a umidade e calor pode provocar alterações na estabilidade dos fármacos. Alguns inclusive devem ser conservados sob-refrigeração. Portanto, deve-se seguir as devidas recomendações quanto ao armazenamento dos medicamentos.

5. Em caso de esquecimento, é preciso apenas dobrar a dose
Mito. O ideal é voltar a tomar a medicação no horário recomendado, não dobrar a dose. O intervalo entre as doses é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio (tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea).

“Os horários devem se adequar à rotina do paciente, seus horários de trabalho e sono”, diz Tokarski. Uma dose ingerida antes da hora pode causar intoxicação ou, simplesmente, pode não ser absorvida pelo organismo. Já quando você esquece de tomar o medicamento, diminui a eficácia do tratamento e pode sofrer com a volta dos sintomas da patologia.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *