O que fazer com os vegetais que sobraram da refeições anteriores?

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 08 de outubro de 2018

Na cozinha, uma das melhores ferramentas é a criatividade. É preciso ser muito criativo para criar um grande número de pratos utilizando os mesmos alimentos, elaborando novas receitas e novas formas de comer cada um dos alimentos.

Os vegetais têm um papel importantíssimo na nutrição diária uma vez que ao consumi-los você está controlando sua pressão sanguínea e o seu colesterol. Uma pessoa adulta em uma dieta de mais ou menos 2000 calorias por dia deve comer cerca de 2 copos e meio de vegetais. Dá para tirar todos os benefícios dos vegetais com receitas deliciosas e até mesmo reaproveitando vegetais já cozidos, quanto mais colorido os seus pratos, melhor. Veja abaixo algumas opções:

1. Quiche de vegetais

Uma excelente receita para sobra de vegetais é fazer um quiche vegetariano. Neste quiche você pode usar os mais diferentes vegetais, entre eles: abobrinha, berinjela, cenoura, batata, pimentão, abóbora, couve-flor, brócolis e repolho. Para fazer o recheio do quiche você vai precisar dos vegetais e também de cebola, sal, pimenta, queijo ralado, 4 ovos e creme de leite. Você pode usar uma massa para quiche já pronta. A receita é super fácil, rápida e barata.

2. Torta de liquidificador de vegetais

Para fazer esta torta, você precisa de 3 ovos, 2 xícaras de chá de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto, e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Misture tudo no liquidificador, deixando o fermento por último, adicione todos os vegetais que sobraram e coloque para assar por 30 minutos em fogo médio. Fácil e ótima para um lanche da tarde.

3. Sopa de vegetais

Existem vários tipos de sopa de vegetais, mas uma das mais famosas é a de batata com alho-poró. Esta sopa é tão famosa que até mesmo apareceu nos cinemas. Para fazê-la é muito fácil, basta cozinhar a batata e refogar o caldo batido com alho, cebola, alho-poró e azeite. Para incrementá-la, você pode adicionar todos os vegetais que sobraram do dia anterior. Esta é uma das melhores formas de reaproveitar os alimentos.

4. Curry vegetariano

Para fazer um curry vegetariano, você vai precisar refogar todos os vegetais em cebola, alho e azeite. Aí é só colocar o creme de leite, que pode ser em opção vegetal para receitas veganas e adicionar açafrão em pó, ou um tempero pronto de curry de sua preferência. Deixe o excesso de água evaporar e o curry está pronto. Adicione quinoa ou arroz para um prato ainda mais gostoso. Você também pode adicionar proteínas do tipo animal ou vegetal.

5. Bolinho de legumes

Mais uma ideia é fazer bolinho de legumes que podem ser tanto fritos, como também assados no forno. Para isso você precisa dos legumes já cozidos, refogá-los em cebola, alho e azeite. Depois misturar com queijo de sua preferência, farinha de trigo (a qual pode ser substituída por uma opção sem glútem) e leite, temperando a gosto com sal e pimenta. Misture os ingredientes até ficar homogêneo.

Deu para perceber como é fácil reaproveitar os vegetais e que basta ter criatividade para “reciclá-los”. A cozinha pode ser saudável, gostosa e criativa. Por isso não tenha medo de experimentar cada uma dessas receitas, como também de criar as suas.

Fonte: Unsplash

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *