Podcastologia 002 – O segundo texto

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 03 de dezembro de 2018

Earlonne Woods é um sujeito bacana. Daqueles caras que você adoraria ter como seu amigo: Ótima dicção, engraçado quando permitido, sério quando precisa e, principalmente, é um sujeito que sabe ouvir as pessoas. Não é à toa que tem um dos podcasts mais incríveis que já ouvi nos últimos anos. O único porém: Earlonne está cumprindo uma sentença de 31 anos por tentativa de roubo em 2º grau, na famosa penitenciária de San Quentin, na Califórnia! (*)

Pois é, Ear Hustle, é praticamente todo gravado e produzido por penitenciários. E isso inclui até boa parte da música usada nos episódios.

A ideia do podcast, que foi concebido por Nigel Poor – uma artista visual e voluntária na Penitenciária – é a de contar histórias de dentro dos muros da prisão. Detalhes que, no “mundo real” não fazemos ideia do quão importantes são. Como conseguir sua comida preferida, escolher seu companheiro de cela, amor, brigas, relacionamentos e até mesmo sexo na prisão. Tudo é destrinchado de um jeito que dá prazer em ouvir.

Não é a toa que o programa foi o escolhido entre mais de 1500 outros podcasts, de todas as partes do mundo, para fazer parte do Radiotopia, a mesma rede de programas como 99% invisible, Criminal (cuja a apresentadora, Phoebe Judge, está lançando um novo programa, desta vez sobre o Amor, que já foi para a minha lista), ZigZag e tantos outros.

Já no lado tupiniquim, a grande novidade dos últimos tempos é o 37 Graus. Fortemente influenciado por clássicos como o This American Life e Radiolab (as vezes com uma pegada do The Inquiry da BBC 4) estas 3 garotas (VIVA! #mulherespodcasters #PodcastDelas ) não se intimidam quando precisam viajar 300 quilômetros para conseguir uma entrevista ou assistir horas e mais horas e mais horas e mais horas de documentários para usar como áudio no programa.

O 37 é ainda um bebê. Com só 2 episódios lançados, mas já no meu Top 10 programas. Só espero, que as meninas consigam manter o ritmo e não partam o meu coração como fez o A Vida Sonora, podcast que era o meu predileto em português (desculpe, Dudu) mas fechou as portas depois de somente 3 episódios…

Roberto Camara Jr. é Gerente de Projetos, geek em potencial, quase nerd amador, pai da Elis, casado, completamente louco por Podcasts – como mídia – e Podcasting como meio de comunicação e acredita que Star Trek é uma visão do nosso próprio futuro. 


(*) Justamente enquanto eu estava escrevendo esta coluna, o governador da Califórnia resolveu comutar a sentença do Earlone. Quem acompanha o programa deve ter ficado, como eu, ao mesmo tempo emocionado e se perguntando qual seria o futuro do podcast então? A PRX e a produtora Radiotopia anunciaram nesta terça, 27/11, que ele seria contratado para continuar o projeto, mesmo fora da prisão. Seja bem-vindo ao lado de fora, E!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *