Será que o Mobile Gaming pode entrar totalmente no mundo dos eSports?

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 08 de dezembro de 2021

Nos últimos anos, as competições profissionais de videogame conquistaram um lugar privilegiado na cultura popular, alcançando um alto nível de cobertura na mídia. No entanto, o mundo dos eSports encontrou nos jogos para celular uma arena competitiva com enorme potencial de crescimento.

O Mobile Gaming entra na competição

O mundo das competições profissionais de videogames ou eSports tem aproveitado os avanços tecnológicos que as grandes empresas utilizaram na criação de consoles e computadores. Porém, nos últimos anos, tem sido dada atenção especial ao aprimoramento das capacidades tecnológicas dos smartphones, o que tem contribuído para torná-los mais atraentes para os consumidores, reduzindo seus custos e desenvolvendo mais e melhores jogos para celular.

Segundo matéria publicada no site da Exame, o Brasil é um dos cinco países com maior número de celulares no mundo, já que em agosto de 2021 ultrapassava 109 milhões de usuários de smartphones, ou seja, mais da metade da população do país. Nesta análise, a China leva o troféu, com mais de 911 milhões de usuários de telefones celulares, seguida por Índia (439 milhões), Estados Unidos (270 milhões) e Indonésia (160 milhões).

O crescimento da popularidade dos jogos para celular tem sido tão grande em todo o mundo que alguns dos principais jogos do momento já conquistaram suas próprias competições de eSports e o reconhecimento de várias plataformas de entretenimento. Por exemplo, o site de esports bets da Betway já incluiu os jogos PUBG Mobile e Call of Duty Mobile entre os seus mercados de apostas, além de jogos conhecidos, como League of Legends ou CS:GO, que já conquistaram um grande número de seguidores para suas versões de consoles de videogame e computador.

A chegada dos torneios Mobile

Como vimos anteriormente, o destaque dos jogos móveis mais populares da atualidade é acompanhado por diversas competições de eSports patrocinadas por grandes empresas e acompanhadas por várias plataformas. Por exemplo, o Call of Duty: Mobile World Championship, evento que está previsto para terminar em dezembro deste ano, é patrocinado pela gigante da tecnologia Sony e tem uma premiação que ultrapassa os 2 milhões de dólares.

Por sua vez, o Mundial de Free Fire 2022 (FFWS 2022) já está anunciado para começar em 14 de maio do ano que vem e, em sua edição de 2021, também distribuiu um prêmio de cerca de 2 milhões de dólares. Vale destacar que, além dos grandes prêmios que esses torneios distribuem entre seus participantes, campeonatos como estes têm grande cobertura da mídia no Brasil devido à participação de equipes profissionais como o Corinthians, vencedora do FFWS 2019, que foi disputado em território brasileiro.

Os smartphones evoluem em favor da praticidade

Em ocasiões anteriores, já comentamos sobre o universo dos games e sobre como os videogames podem, na verdade, ajudar a combater a obesidade em vez de fazer as pessoas ganharem peso. Da mesma forma, também já falamos sobre como os smartphones se tornaram uma parte fundamental do nosso dia a dia, como mostra nossa matéria sobre a indústria de Foodtech e a entrega de alimentos por meio de aplicativos.

No entanto, a evolução tecnológica que os smartphones tiveram nos últimos anos, bem como o grande crescimento do número desses dispositivos em nosso país, faz com que na atualidade tenhamos a oportunidade de falar sobre o mix de smartphones e o mundo dos gamers. Os smartphones se tornaram centros de entretenimento nos quais podemos, entre outros, nos comunicar através das redes sociais ou assistir a séries e filmes em plataformas de streaming como Amazon Prime Video e Netflix, cujos algoritmos já debatemos em um episódio de nosso podcast Corações Peludos. Agora, no entanto, além de todos os benefícios que já experimentamos, também podemos fazer parte da indústria dos eSports com jogos para celular que estão se tornando os novos protagonistas do entretenimento em todo o mundo.

Vários fatores convergiram nos últimos anos para potencializar o impacto dos jogos móveis na indústria dos eSports. Pontos como o grande número de celulares existentes em países como o Brasil, a participação de times profissionais nos principais torneios desses jogos e o grande apoio que a mídia e as empresas estão dando aos eSports são apenas uma amostra do potencial do crescimento que o Mobile Gaming tem.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *