Após

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 06 de fevereiro de 2010

Gordo Convidado

Continuando…

Minha cirurgia foi perfeita. Todos os procedimentos médicos foram realizados corretamente. Na mesma tarde, já estava no quarto. Acordei por volta das 16 horas e o meu desconforto já era menor do que eu esperava: Apenas algumas dores nos seis furinhos pequenos que fizeram na minha barriga e que estavam cobertos com uma espécie de gaze. O que mais incomodava era o inchaço no corpo, pois faz parte dos procedimentos da cirurgia colocar gás para deixar os órgãos mais separados, o que auxilia os trabalhos.

Eu ficaria mais um dia no hospital e ganharia alta no sábado à noite. Durante esse tempo, tive uma rotina que se repetia praticamente de hora em hora: Recebia soro na veia junto com vários remédios, desde medicamentos para dor, gazes e Dramin para não vomitar (dose essa que me dava uma extrema habilidade de dormir o quanto e quando eu quisesse… era só fechar os olhos). De hora em hora eu também tinha que fazer minha “caminhadinha de fodido”, levando o soro pendurado pelo corredor do hospital. Ainda não comia nem bebia nada, toda a minha nutrição e hidratação eram feitas pelos soros na minha veia. Apenas no sábado que pude tomar água, o que já estava agoniado para fazer, e outras “águas sujas”, como água de coco.

No sábado à noite tive alta e fui pra casa. Só no domingo comecei a sentir o lado mais pesado da cirurgia. Sem trocadilhos.

Não estava mais com soro, então teria que me alimentar apenas por líquidos até completar cinco dias de operado. Isso seria feito em porções de 50 ml, de meia em meia hora. O mais parecido com comida de verdade era uma sopa que minha mãe fazia, que tinha que ser coada e não podia ter nenhum tempero forte. O resultado era uma aguazinha suja de comida com cheiro forte. A partir do terceiro dia, eu já estava com nojo. No quinto já não aguentava sentir nem o cheiro.

Esses cinco primeiros dias são realmente horríveis. Fiquei com mais desejos que mulher grávida. Ficar tantos dias sem comer nada sólido, pra quem está acostumado a sempre comer bem, é realmente algo muito diferente. Até dá um certo desespero, pois sua cabeça ainda não se acostumou com a ideia de que não irá mais comer como antes. Tudo que você olha dá a chamada “lombriga”, tudo que eu não imaginava comer me dava muita vontade. O cúmulo pra mim foi quando vi minha irmã comendo um pedaço de melão, fruta que nunca gostei na vida, mas que me deu muita vontade.

Acho que quem nunca passou por algo parecido não pode imaginar como é essa situação. Foi muito mais intenso do que eu imaginava. Só alguém que fique uns três dias sem comer pode ter ideia de como me senti. Até mudei meu conceito de fome: Com certeza a fome não está apenas ligada a estar de estômago cheio ou não, está ligada também ao seu costume alimentar e ao que o seu corpo se acostumou a processar por dia. Nesses primeiros três dias dá, sim, um certo desespero. Avisei a minha mãe que, quando a situação ficasse grave, falaria com ela pra gente conversar e se distrair. E não foram poucos esses momentos.

Não “furei” a minha dieta, pois sabia que um escorregão naquela situação poderia trazer consequências muito graves, pois meu estômago ainda estava se recuperando dos pontos e, se eles estourassem, eu poderia ter complicações fatais, correndo até o risco de ter que fazer cirurgias reparativas abertas.

Continua semana que vem.

Pablo Muniz, ou melhor, Iskilo666, é estudante de Economia, servidor público e podcaster por sadomasoquismo. Tem sonho de ser empresário e é fissurado em tudo ligado em tecnologia, midias digitais, games e cultura nerd em geral. É coadministrador do blog Baú Pirata e
participante do podcast Piratacast, onde discutem assuntos o mais variados possíveis.
Pablo Muniz (Iskilo666)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

46 respostas para “Após”

  1. Ricardo Ferro disse:

    Pombas, Iskillo… essa sua história da cirurgia, da recuperação, vai se em doses de 50ml também? Acho que não só eu, mas todo mundo tá curioso pra saber.
    Eu deveria ter me enterado mais sobre o assunto lá no F1 Consolação!
    Abraço!

  2. Ricardo Ferro disse:

    ERRATA:
    "vai ser em doses de 50ml"
    "deveria ter me interado"

    :-D

  3. K disse:

    Você traiu o movimento adiposo véi :P

  4. Brandão disse:

    Cara, essa fase líquida é um saco mesmo! Ás vezes me batia um desespero mas o medo de dar merda me segurava, hehehe. Depois que entramos na fase pastosa já dá uma alívio, e quando podemos voltar a comer sólidos, é o céu na Terra. Um forte abraço!

  5. paula disse:

    Eu quero fazer cirurgia mas aqui esta muito cara 19.00 mil , Me descupa perguntar quanto vc pagou?

  6. Michele disse:

    Estou na fase dos primeiros dias…operei dia 15/12….sei exatamente do que vc ta falando…evito ir a cozinha de madrugada ou sozinha….depois dessa fase nunca mais quero ver agua de coco na minha frente…

  7. Malu disse:

    Pablo,

    Como fica a fome nos dias após a cirurgia?

    O meu maior medo é esse. porque se eu passar meio período a base de líquidos eu morro de fome. Como fica se vc simplismente nao pode comer se não rasga seu estômago, literalmente?

  8. Olá ! Eu operei dia 2 de setembro e já emagreci 10 quilos! Estou muiiiito melhor. Tudo mudou nesses poucos 11 dias após a cirurgia de redução, me sinto renonava.

    Ainda estou passando por essa fase braba da alimentação líquida de zero gordura e zero açúcar tudo liquidificado e cuado. Não é mole não! rs

    Não sinto fome, ou quase sinto…. não deve ser fome mas sim vontade de comer alguma coisa…

    Mas quem tem .. tem medo, estou me segurando o máximo que posso. Tento me distrair e variar os meus deliciosos suquinhos e sopas.

    Eu estou tomando 50 ml de meia em meia hora.

    Dia 20 volto na nutricionista e finalmente vou mudar a dieta para a fase pastosa. Estou ansiosa para comer um purê … rsrsrsrrs

    Não é fácil mais vale apena!

    Boa sorte a todos. beijos

  9. LARISSA BURIM disse:

    OLA FIZ A CIRURGIA A UM MES, E ESSE DESESPERO NOS PRIMEIROS DIAS EU TAMBEM SENTI, VENDO MINHA FAMILIA COMER E EU ALI SO TOMANDO 20 ML DE 20 EM 20 MINUTOS, MAS EU SABIA QUE TODO MEU ESFORÇO VALERIA A PENA, EU SABIA TAMBEM QUE SE EU NAO FIZESSE A DIETA DIREITO PODERIA CUSTAR ATE A MINHA VIDA, ENTAO NAO PODIA FURAR NADA DA DIETA, AGORA ESTOU NA DIETA PASTOSA É MELHOR Q A LIQUIDA, MAS A VONTADE DE COMER É MUITO GRANDE, MAS SEI QUE LOGO VOU ESTAR ME ALIMENTANDO. E QUE MEU ESFORÇO ESTA VALENDO A PENA.

    ABRAÇOS.
    LARISSA.

  10. KellBonassoli disse:

    Acho que eu tive muita tranquilidade nessa fase.
    Só fiquei bichenta quando o puto do Kosmidis me falou que teve vontade de comer misto quente e a maluca aqui cismou com o tomate assado do misto (alias, a rodelinha de tomate assado foi a primeira coisa que comi qdo liberaram)
    E peguei nojo a gatorade de uva e agua de coco.
    No mais foi tranquilo :).

  11. ALEX disse:

    Olá
    Estou na 1 semana pós operatório. A FOME é absurda. Essa história de que não sente fome é lorota. E sim, são 50ml por vez,etc como já foi explicado…É meio cruel, espero valer a pena.
    Enfim, só para registrar que existe fome SIM no pós operatório, quem sabe quando chegar nos alimentos sólidos melhore…tomara :)
    Abraço a todos

    • ADÃO mendes disse:

      Desculpe amigo mas não sinto fome não, sinto sim vontade de comer algumas vezes um pão quentinho crocante e etc, vontade e fome são diferentes. Só para registrar.

      • Patricia disse:

        Alguns sentem fome sim. Não é vontade de comer. Outros não sentem fome. Isso varia de pessoa pra pessoa e também a dieta influencia pois algumas são mais restritas que outras. A minha por exemplo, a sopa é muito rala. É uma água com sabor. Já uma colega comeu na primeira semana sopinha vono que é bem mais consistente e saborosa. Eu sinto fome sim, e me sinto muito fraca. Amanhã vou perguntar pra nutricionista o q posso fazer.

      • Marcela disse:

        Nossa e muito dificil mesmo hj estou no 4 dia da cirurgia aff a vontade de poder mastigar alguma coisa e muito grande bao e fomo mais o medo e muito maior

  12. Dani disse:

    Oi operei a 3 meses e já passei por tudo isso, tinha momentos que achava que não ia aguentar, a cabeça fica fraca, dá muita vontade de chorar o tempo todo e toda vez que pensava em comida lembrava de tudo que estava pasando e que tinha que valer a pena todo aquele esforço, já perdi 33kilos, e preciso perder mais 40, que Deus dê força a todos nós e muita perseverança que é o mais importante nesse processo todo.bjus a todos e boa sorte

  13. Carmen disse:

    Hj, dia 23 de jan 2013 faz 15 dias que fui operada estou na dieta líquida e não sinto fome, acredito que deva variar de pessoa para pessoa.

  14. Bárbara disse:

    Oi, hj fazem exatamente 16 dias que estou operada, e ainda estou na dieta liquida. Sinceramente, é desesperadora. Parece nao ter fim. Tem horas que dar vontade de fazer uma loucura, mas estou superando..hehe…e outra coisa, tenho medo e sei que esse esforço valerá a pena. Bom, saio da dienta horrorosa (liquida), semana que vem…e que a dieta pastosa seja bem vida :)
    abraços.

  15. Adelson Nascimento disse:

    Hoje está com 12 dias que fiz a minha, mas não sinto fome, apenas a falta de mastigar, mas já perdi 11kg, agora não vejo a hora da fase pastosa.

  16. Marli Regina disse:

    Estou com 25 dias de operada mas sinto muita fome minha dieta líquida vai até dia 16 são penosos 40 dias apenas no líquido estou enjoada de tudo o que compensa é que foram 12 quilos off isso vale todos os sacrifícios

  17. Vanessa Farias disse:

    UFA, que alivio!!! Pensei que era só eu que sentia fome no pos operatório!! Fiz a cirurgia a 5 dias e desde então só penso em comida!! Lógico que estou aguentando firme por causa das complicações e para não perder o foco, mas nunca pensei que ia passar tanta vontade comer com um estômago de 50ml!!! Kkkk

  18. Hudson disse:

    Operei no dia 27/10 e estou perdendo um quilo por dia. A fissura de comer é imensa… Passei a pior noite desde a cirurgia. Minha fritou linguiça na minha frente. Fiquei louco. Se não fosse o apoio da minha companheira, nem sei. Hoje estou no caldo de peixe. Tá mais tranqüilo.

  19. Henrique Romanini disse:

    Eu fiz a cirurgia dia 19 de fevereiro e vou completar a primeira fase da dieta (copinhos) em breve.
    Estou sentindo fome principalmente à tarde e à noite. Às vezes penso que vou perder a cabeça de tanta “fissura”, porém sei os riscos que corro, caso eu consuma alguma coisa sólida.
    Por outro lado estou satisfeito pois já perdi 11 quilos.
    E quem é gordo sabe o que isso representa. Por isso acho que este sofrimento vale a pena.
    Sucesso e saúde à todos

  20. Atila disse:

    Fiz a cirurgia tem 12/04, no dia 13 já estava em casa. Sinto fome mesmo, o estômago, apesar de pequeno ronca ainda. Já estou com nojo desses caldos. Mas vou suportar, sem perder o foco. E muito difícil suportar, minha esposa tá me ajudando muito.o pior é ver as pessoas na sua frente comendo comida simples, isso dá uma inveja!!! Feijão e frango assado nunca pareceu tão bom. Pra quem ainda vai fazer. Segue meu conselho. Comece a abrir mão das coisas gostosas bem antes. Eu não fiz isso é me arrependo.

    • Daniela disse:

      Boa noite Átila! Lendo esta reportagem eu vi que vc fez o comentário de que sentio fome após a cirurgia na fase da dieta líquida, então, hj estou no sexto dia da cirurgia e gostaria de saber com vc se depois melhorou, porque estou achando extranho, tbm estou sentindo fome, as vezes penso que talvez seja a vontade de comer mas minha barriga ronca, sinto como fome mesmo. Vc já está com quanto tempo operada e passou esssa sensação de fome?

  21. Marisa Abdalla disse:

    Boa Noite gente foi muito bom ter lido todos os comentários vou fazer a cirurgia dia 10/05/2016 estou muito ansiosa ,pois quando peguei o cardapio da primeira fase com a nutricionista ME VEIO NA CABEÇA NOSSSAAA SERA QUE VOU CONSEGUIR, depois fui me acostumando com a idéia de que vou ter que conseguir ,não sei se passarei fome ou não só espero que passe rápido as primeiras fases bjo a todos.

  22. DIRLEI CARDOZO SACANI disse:

    Olá, eu operei dia 14/06 e imaginei que não sentiria fome, mas, conto os dias para poder comer um purê de fruta ou legumes, Gatorade, água de coco e gelatina fazem parte do meu dia a dia e os caldos que minha mãe prepara, pensei que seria mais fácil abraço a todos foco força e fé!

  23. Clayton disse:

    Gente, fiz minha cirurgia dia 12/07, fiquei no soro até dia 16, qdo o médico me deu alta, e pelo o que eu tenho lido eu fui o premiado com ânsia e vômitos constantes. Qualquer líquido que caia no estômago depois de 1 hora coloco pra fora, é insuportável e desesperador. Já troquei de medicamentos e mesmo assim nenhum resolve. E o pior ainda é o medo dos pontos do estômago abrirem pelo excesso de vômitos. O único lado positivo que não sinto fome alguma e o que mais me desespera é não poder beber água a vontade, seja pelo volume pequeno seja pelo vômito que causa. Se arrependimento matasse eu estaria morto agora.

  24. Elias Ferraz disse:

    È peasoal nao è facil ! fiz minha cirurgia 01/09/2016ja se foram 43 dias no dia da cirurgia pesava 160 kilos ja perdi ate o dia de hoje 13/10/16 22 kilos apartir do 21 dias me foi dito comer solido mas nao consegui estou comendo tudo pastoso carne etc bato tudo. to bem as x sinto ansia de vomitos pois as x como rapido preciso controlar isto

  25. Ana Maria de Melo dos santos disse:

    Fiz minha cirurgia a quatro dias,19/11/2016 tenho 44 aanos ,minha altura 1,62 meu peso 88 kg,paguei minha cirurgia pois sabia que com esse peso o SUS não cobre, li vários comentários de pessoas que não sentiram dor nem fome no pós operatório,pois eu sinto muita fome , nos dois primeiros dias senti muita dor,hoje dói ainda mais da pra suportar,mais a fome é terrível,tenho vontade de comer até as coisas que antes não gostava,espero passar bem rápido essa fase,ainda não me pesei vou esperar mais uns dias ,quem sabe vendo o resultado na balança eu me conforme mais….

  26. Adriana disse:

    Realmente não é fácil. 3 dias de cirurgia. Acgeu qye seria naus fácil. Mas agora não tem como vokrar atrás é supirtar.

  27. Talita disse:

    Boa noite operei dia 23/11/16 estava com 115 kg mais antes de operar eu estava com 123 e perdi 8 porque fiquei doente. Fui pra sala de cirurgia com 115 e hoje dia 4/01/17 estou pesando 104. Estou na comida consistencia normal. Mais meu peso estacionou, e normal isso ? Da medo de nao emagrecer mais

  28. Wharlesson dos Santos Rodrigues disse:

    Boa tarde a todos e parabéns ao idealizador. Submeti-me ao procedimento (By Pass Gástrico) em 20/02 e esta semana estou na fase de “vitamina” de verduras e legumes, na qual já posso comer meia fruta raspadinha e beber suco natural (ah, também já posso comer uma torrada com requeijão no café da manhã). Sinceramente, tô achando pior do que o suco de legumes da semana passada. Isto porque tenho sentido muita fome, mas faltam apenas 3 dias pra passar à fase pastosa (tô até sonhando com isto). Abraço a todos e boa sorte…

  29. Vanessa Leite disse:

    Olá pessoal fiz minha cirurgia a três meses estava super bem mas de uma semana pra cá comecei a sentir muito desconforto e dores estomacais como s estivesse estufada após as refeições ,estou com bastante medo do futuro , se pudesse voltaria no tempo e não teria feito a bariátrica

  30. Brunk disse:

    Como vc esta, Vanessa???

  31. Carla disse:

    Fiz minha cirurgia de by pass dia 28/03/17 pesando 94 kg com 1.62mt nos 3 primeiros dias o dreno me incomodou bastante fiquei a base de pramal. Com 17 dias fui colocar um pedacinho de peixe na boca p sentir o gostinho e acabei engolindo e o pior aconteceu eu entalei depois de 1,5 hora com dores horríveis no esôfago liguei p meu médico q mandou eu voltar correndo p hospital pois eu podia estar morrendo com td estourado, ele me submeteu a uma endoscopia com anestesia pois qq coisa já ia fazer a cirurgia aberta ali msm já tinha outro gastro ajudante e equipe toda preparada p pior, durou 1,5h foi feito uma lavagem estomacal e graças a Deus os grampos não haviam se rompido sai do hospital no outro dia com muito medo de ainda aparecer uma fístula com a dieta líquida prescrita por mais um mês e o omeprasol por 6 meses. O susto foi ENORME então não coloquem nada na boca enquanto não for liberado pois o risco é enorme e Não está cirurgia não é fácil.

  32. mendes disse:

    Fiz a 13 dias e não sinto fome. Outra coisa, sou viciado ou era em cerveja, tomava 4 até 6 garrafas sozinho, não sinto a menor vontade de beber no momento, inclusive fiz uma besteira e tentei tomar uma garrafinha sem álcool; no domingo passado. Achei que ia morrer, mas passou o efeito do danpig e me senti bem de novo. Espero voltar a beber em algum momento, mas no momento é como se nunca tivesse bebido. E a fome e praticamente zero até água me deixa satisfeito. Já perdi em torno de 10 kilos

  33. Débora disse:

    Oi amigos bariátricados. Fiz minha cirurgia dia 10 ou seja tem 4 dias da minha Sleeve graças a Deus não sinto enjôos, sinto dor no dreno e o estomaguinho roncando o que significa fome. Mas to de boa na dieta líquida e espero continuar focada. Ainda não me pesei depois da cirurgia. Fui pra sala com 113kg.
    Quinta feira vou retirar o maledeto dreno que dói demais. Bjos

  34. Fabia Thomazini disse:

    Fiz minha by pass em 02/08/17 passei super bem até agora. O que me incomoda muito é o inchaço da barriga. E o local dos cortes que ainda me doem um pouco. O meu médico utilizou o fio que o organismo adere. O inchaço leva quanto tempo para diminuir?

  35. Juliana da silva disse:

    Ola Clayton como vc esta hj pois vc teve os mesmos sintomas da minha mae no comeco como aqui vc contou e hj ela continua da mesma forma sem comer sem vontade tudo doi no estômago vc pode me ajudar com informações sobre a forma que vc se encontra hj depois de um ano de cirurgia?
    Desde ja agradeço
    Juliana

  36. Moniza Mota disse:

    Boa tarde. Estou no sétimo dia da cirurgia. também sou como você, não podia ficar sem comer. Mas realmente não sentimos fome. Lógico que dá vontade de mastigar algo, mas fome mesmo não

  37. Joffre Mota disse:

    Minha cirurgia está agendada para o dia 29/março. Não vejo a hora!!

  38. Fabio Lopes disse:

    Boa noite, estou com 37 dias de operado (bypass), opino a quem pretende fazer esta cirurgia pense bem é uma mudança além de drástica ela é mecânica ou seja nunca mais a mudança no teu estômago poderá ser revisada, mifa o paladar muda o gosto por alguns alimentos…enfim
    Não é brincadeira…por estética aconselho você a procurar toda uma equipe médica para que vc não passe por isso! Tive que passar…mas sinceramente eu não faria novamente se soubesse realmente as mudanças na vida!
    Mas graças à Deus estou menos 16 kilos..no corpo! Fiz agora tenho que suportar e enfrentar para adquirir e aproveitar os benefícios! Por favor pense bem!

  39. Lilian disse:

    Boa noite, fiz minha cirurgia faz 10 dias, estou na dieta líquida, e infelizmente sinto muita fome, de longe é vontade só de mastigar! É fome mesmo! Só estou achando estranho que hoje tomando meu caldo percebi que bebo mais de 350 ml, será que isso é anormal já que estou vendo todos dizerem que bebê cerca de 50 ml?

  40. Isa disse:

    Olá gente!
    Fiz minha cirurgia dia 02/03/22 e sai do hospital 24 horas após. Estou bem, hoje no quarto dia tô sentindo vontade de comer coisas que eu nem dava valor . Tipo banana, maçã, purê de batata kkk.. estou na primeira fase ainda e já entediada! Não é fácil não, mas não há vitórias sem batalhas né? Tem que ter foco mesmo!
    Eu estou sentindo inchaço no abdômen ainda, mas já consegui ir no banheiro normal e até com água sinto como se estivesse entalada..tipo um refluxo ..Alguém aqui sente essa sensação de refluxo/então?
    No mais eu tô bem, mantendo repouso e ao mesmo tempo fazendo caminhadas leves pra evitar gases. Só na expectativa de pode comer caldos pastosos! Sentindo falta de mastigar gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *