Anvisa proíbe alimentos industrializados no Brasil (1º de abril)

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 01 de Abril de 2011

Depois de perder na justiça o direito de regulamentar as embalagens dos produtos com alto teor calórico, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu atuar de maneira mais radical na luta pela conscientização do consumidor brasileiro e, através da Resolução nº 44, proibiu a “produção, comercialização e consumo de alimentos industrializados no Brasil”.

Apesar de polêmica, a norma foi apoiada pelo ministro da Saúde, Alfredo Nascimento, que reiterou total apoio à decisão, que entrará em vigor a partir de 15 de abril. A indústria alimentícia já garantiu que vai entrar na justiça novamente, mas, até que uma decisão seja oficializada em primeira instância, o Ato Deliberativo está confirmado.

As redes de fast-food já começaram a se organizar para a vigência da Lei. O McDonald’s, por exemplo, vai expandir o conceito de alimentação saudável com a McMaçã (que, acreditam os responsáveis pela lanchonete, finalmente vai ser consumida pelos clientes) e os novos McSoja e BigMcSoja, de produção artesanal. A empresa de sucos Maguary também garantiu que vai se adaptar, retirando todos os aspectos industriais de seus sucos, que passarão a ter validade de um dia e serão distribuídos sob demanda.

O principal impacto da nova legislação, contudo, foi nas empresas que vendem remédios para emagrecimento. José da Silva, representante da Associação Brasileira da Indústria de Fármacos Emagrecedores, afirmou que centenas de empregos serão perdidos com as diversas fábricas de remédios para emagrecer que irão fechar. “Depois da proibição da sibutramina, agora teremos uma população que não come produtos industrializados; isso vai destruir definitivamente a indústria de exploração do emagrecimento no Brasil; é uma grande injustiça com nossos sócios”, afirmou.

—–

Fontes:
Anvisa vence mais um round contra a indústria alimentícia
Contrabando ilegal de Big Whooper deve movimentar R$ 2 bilhões

PS: Primeiro de abril, claro!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Anvisa proíbe alimentos industrializados no Brasil (1º de abril)”

  1. Darin disse:

    Tá muito na cara que é notícia de primeiro de abril…

  2. @Gustavopereira disse:

    HAHAHAHAHAHA Ótimo primeiro de Abril. A melhor parte é o McMaçã… Até parece que o Steve Jobs não ia processar ninguém com um "Mac Apple" em forma de comida.

    :D

  3. @Gustavopereira disse:

    A imagem do Lucio chorando é a melhor. (:D)

  4. Primeiro de abril passou e eu vi! =D rsrs

  5. Jinn disse:

    A imagem do Lucio chorando é a melhor. (:D) [2]

  6. Priscila disse:

    Primeiro de abril muito malvado… rs

  7. Daigo disse:

    Amo esta data! :D

  8. paulo santos disse:

    Cade liberdade de escolha se pessoa que tomar emagracedor , se quiser fumar cigarros , ou curtir V-8 ou comer bigmc não pode fazer mais nada sem um ecochatoverde encha paciencia…logo melhor esta morto vao proibir ate sexo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *