Papo de Gordo 109 – Diabetes

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 20 de março de 2013

Podcast Papo de Gordo 109 - Diabetes

Não importa se você é gordo ou magro, hoje em dia todo mundo tem medo de desenvolver o diabetes e de precisar mudar a sua vida em função da doença. Eduardo Sales Filho, Lucio LuizFlavio Soares e Dr. Tapioca recebem os convidados Fat Frog e Ramede Felix (RA 28) para bater um papo sobre a rotina dos diabéticos e entender como esta moléstia afeta nosso organismo.

No programa de hoje, entenda a diferença entre o diabetes tipo 1 e tipo 2, saiba porque os diabéticos urinam tanto, aprenda a fazer o “teste” do xixi com formigas, descubra quais as privações necessárias para uma pessoa conseguir conviver com o diabetes, e perceba o medo REAL da equipe do Papo de Gordo em desenvolver esta doença quando os sintomas começam a ser listados durante a gravação.

Controle o seu açúcar e prepare-se para rir  muito, pois o Podcast Papo de Gordo está começando!

Duração: 76 minutos

REDES SOCIAIS

Curta a fanpage do Papo de Gordo no Facebook
Siga o Papo de Gordo no Twitter
Assine o canal do Papo de Gordo no YouTube
Papo de Gordo no Google Plus
Papo de Gordo no YouTuner

Riceguy:

*Dudu e Maira no Podcast Na Calçada
*Dudu no Metacast

LINKS RELACIONADOS AO EPISÓDIO

Papo de Gordo Café 01
Fígado gorduroso (não é de comer, seu gordo)
10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Diabetes
Células-tronco e Diabetes

E-MAIL

Gostou do podcast? Você controla o seu açúcar? Conhece alguém com diabetes? Acha que essa doença é coisa de gente velha? Conseguiria viver com uma dieta de apenas 1600 calorias por dia? Encara o desafio de comer uma melancia inteira sozinho? Então mande um e-mail pra gente contando tudo: [email protected]

RSS e iTunes

Assine o feed do Papo de Gordo no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.

iPhone ou iPad

Ouça o Papo de Gordo em seu iPhone ou iPad clicando aqui e selecionando a opção “assinar”. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, pode clicar aqui para saber como assinar diretamente do aparelho.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Aperte o PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Link Como” para baixar o arquivo no formato MP3. Ou clique aqui para a versão zipada.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

31 respostas para “Papo de Gordo 109 – Diabetes”

  1. Rodrigo Barbosa disse:

    92 Kg
    Engenheiro
    Santa Rita do Sapucaí !

    Por “culpa” do Papo de Gordo resolvi experimentar a tal da Nutela, já que, ao longo dos meus 30 anos nunca tinha comido tal iguaria..
    Fui à um restaurante com amigos e na hora da sobremesa resolvi pedir um doce feito a base de Nutela, estava indo tudo bem até o momento que resolvi comentar com meus amigos “Bom esta tal de Nutela, é feita de chocolate amargo nem?”. Neste instante um amigo pega meu resolve experimentar meu doce e diz “Sua besta você não é capaz de distinguir amargo de azedo? Este doce está estragado”.. E a besta aqui já tinha comido quase tudo.. A noite foi longa, baita diarreia..

    Abraço a todos

  2. Nilda disse:

    Eba!
    Taí um assunto no qual tenho mais de 10 anos de experiência…

    baixando agora!

  3. Dan disse:

    Qual o nome da versão de “Gangnam Style” que toca aos 11:09?

  4. Nilda disse:

    Sobre os remédios “gratuitos”:
    além dos anti-diabéticos, o programa Farmácia popular disponibiliza também remédios de usos contínuo para hipertensão e asma.

    Eu pego a maior parte dos meus anti-diabéticos por este sistema e não me sinto pegando os remédios “de graça”. Meu demonstrativo de Imposto de Renda não me deixa esquecer que eu pago por eles, e muito caro.

  5. 65 quilos
    Estudante de Programação
    Esteio – RS

    Oi, meu nome é Ângelo, e eu sou portador de Diabetes Mellitus Tipo 1.

    Tá, parei, isso não é AA. Ou AD, seilá. Enfim, eu tenho algumas coisas, como diabético tipo 1 – o não representado – ao programa

    1 – Eu acho a Tipo 1 melhor. Como eu me trato em um centro de referência ( que é público, olha só! ) , eu posso comer doces! Não muito, mas, eu posso! CHUPA, RAMEDE.
    Na real, isso não é o mais comum, mas, faz parte do esquema de onde eu me trato. Como eu utilizo dois tipos de insulina, no tratamento dito intensivo, eu tenho essas “regalias”.
    2- Quem fala de bomba de infusão da maneira que o Tapioca falou nunca a usou. Eu nunca usei, mas pessoas bem próximas de mim usaram. Ela funciona quando é criança pequena, mas, depois… É desconfortável ter um catéter na sua barriga all time.
    3-O esquema de insulina de graça na farmácia funciona. O problema, aqui, são as fitas de HGT. Como é via prefeitura, a burocracia é grande. Alguns travavam em 200, outros eu não conseguia retirar as fitas… O negócio pode ser bem chato.

    Além disso, só quero parabenizá-los. O programa foi genial, e eu falava junto com o Tapioca sempre que ele descrevia algo. Teria eu problemas?

    P.S.: Não sei se vocês lembram, mas, eu mandei um email falando sobre exatamente isso no episódio de dietas.
    P.P.S.: Ah, e, mesmo sendo “de nascença”, minha diabetes se manfestou aos 14 anos. Hoje eu tenho 16, ou seja, vão fazer 3 anos em setembro. Estava inclusive pensando em fazer uma festa =p

  6. Ramede disse:

    Valeu Angelo, legal contar seu caso e obrigado pelas informações, seus médicos são bonzinhos, a minha não deixa comer nada.
    Quando fizer a festa convida a gente. =p . Mas só com doce diet, hahahaha…. Abração.

  7. Oi amigos, meu pai era diabético, nos anos 80 ele apresentava alguns sintomas mas os exames nunca detectaram a doença, apenas quando ele fez uma viagem para Brasília, foi que os médicos de lá descobriram a doença, mas ele conseguia controlar apenas na alimentação, só depois que ele ficou prostrado por causa de dois AVC perto um do outro, foi que ele teve que fazer uso de insulina! Ele adorava açúcar, teve uma vez que ele acordou de noite e não tinha nada doce pra comer, ele foi na cozinha, viu o pote com um pó branquinho, pós um colherada de sal na boca, pensando ser açúcar, coitado! e o pior que ele contava isso pros amigos! rs
    Tapioca, eu vi sim o seu post sobre o fígado, ate comentei, eu tenho triglicerídios alto, e estou nesta zona de risco, apesar de não comer muito, é mais pela vida sedentária, ainda tenho um problema do esófago, não lembro o nome, só sei que é leve, então tenho que cuidar da saúde!
    Cadê a Maira? Eu sinto a falta dela sim! Já que fui o primeiro a comentar, Maira, manda um beijo pra mim, sou seu fã! rs
    Valeu!
    Bené

    • Nilda disse:

      Não sei o quanto seu pai adorava açúcar ou se é mais um dos sintomas do diabetes.
      Como o açúcar não chega nas células, o cérebro entende que estamos sem açúcar e nós, diabéticos, ficamos com uma sensação de fome quase inesgotável e vontade de comer algo doce, o que deve ser muito parecido com uma crise de abstinência de álcool ou drogas.

      Não faço o mesmo que o seu pai fez porque açúcar não entra na minha casa, mas que dá vontade de ter um pote reserva para fazer a crise passar logo, ah isso dá.

      Abraço

    • Maira não conseguiu gravar neste dia, mas no próximo programa ela já está de volta. :-)

  8. Trumae disse:

    Manaus
    125 kg

    Procurem no google “calcanhar de maracuja”

  9. Um programa que fiz o download para ouvir com atenção, uma vez que informações adicionais nunca é demais sobre esse assunto.

    Meu histórico familiar inteiro (por parte do meu pai) indicava que a “tia Bete” (trocadilho infame que só soa legal na minha cabeça) um dia seria minha companheira de vida. A minha sorte é que nunca fui muito chegado em doces, o que já ajuda a segurar a onda na festa de aniversários ou em casamentos. Por outro lado, adoro massas, pães, lanches, e tudo que envolve carboidratos. E meu organismo acaba sofrendo as consequências de vez em quando.

    Fato é que acabei me acostumando com a doença. Como de tudo, me vigio bastante, faço caminhadas todos os dias, todo Metiformina três vezes por dia, e acabo tendo uma vida um pouco mais saudável. Esperava que fosse sofrer mais com a diabetes, mas entendo que com uma boa dose de disciplina, é possível viver muitos anos de forma estável, sem deixar que a doença se manifeste de forma mais agressiva.

    Além disso, alguns (nem todos) os produtos das linhas “diet” e “zero” estão com um gosto muito mais aceitável, o que ajuda bastante (mas insisto: Coca-Cola Zero não é Coca-Cola, definitivamente).

    Abraços aos amigos. Ótimo programa.

  10. 95 Kg com recorde de 128 kg registrado em 2008

    27 anos, Goiânia – GO, 1 Filho, Programador

    No início do ano passado ( 2012 ) descobri que tinha a danada lá a do tipo 2, a adquirida, devido a um pelo que inflamou na minha canela e evoluiu pra uma ferida sinistra, fui no centro de referencia e só pra desencargo de conciencia fui v a glicose e estava em 378, digo isso que sempre media e dava ali por volta dos 110.

    Eu fiquei meio abatido e a minha esperança era conseguir controlar sem remédios, por isso tomando a medicação e controlando a alimentação e por volta dos 3 meses depois e 20 Kilos a menos refiz os exames e estava abaixo do normal (o exame deu 55 e jejum a médica ficou até preocupada ) e a médica lá é o no estilo da jurema lá, disse que eu teria que tomar por mais uns 6 meses só por segurança, ou seja, por agora terei que refazer os exames e levar novamente.

    Sobre a alimentação, pelo que agente ouve parece que nada que é gostoso agente vai poder ingerir, tipo não vai poder nem tomar água gelada, a minha não ficou tão crítica assim e esse negócio de poder comer tudo mais é só um pouco é que eu não consigo, daí eu acabo prefiro não comer dessa forma eu acabei evitando comer tudo que eu sabia que tinha açúcar nos ingredientes eu evito comer, nessa eu descobri até que bolacha de “agua e sal” tem açúcar. Hoje eu consigo conviver bem com a alimentação é uma questão de referência, antes eu falava ñ tome suco depois de tomar sorvete porque ele vai parecer meio sem graça, hoje digo ñ coma melancia depois de comer mamão.

    Só pra finalizar eu combinei a dieta com caminhada antes de ir pra o trabalho. Eu já me estendi d+ e nem precisa dizer que gostei muito do episódio, inté + v

  11. Raul Fornazari disse:

    Dudú e pessoal do Papo de Gordo, saudações!
    Eu só gostaria de deixar aqui meus parabéns ao excelente Podcast que, além dos assuntos serem tratados de uma forma bacana com dialogos muito envolventes, o conteúdo e os temas são excelentes tanto para descobrir coisas novas tanto para se conscientizar de que é importante fazer exercício (rsrs).
    Desejo a todos muito sucesso!

    Um grande abraço a todos!

    P.S.: Dudú, muito legal você responder aos comentários!

  12. Henrique Regis disse:

    94 kg (baixando por conta da bike e da corrida de volta do trampo pra casa!)

    29 anos, Diagramador – São Paulo-SP – @_hregis

    Salve senhores!

    Pensei em mandar email, pensei e pensei…desde quando eu conheci o Papo de Gordo há 3 anos. Por isso desisti e resolvi comentar…=D
    Confesso que foi graças as últimas semanas, mas principalmente no sábado no workshop do Leo Lopes que conheci você e a Dona Maira Moraes pessoalmente; foi rápido e como sempre eu nunca sei o que dizer na hora além de apertar mãos e dizer muito prazer. Um defeito meu que ainda não arrumei (um dia quem sabe).
    Contudo fiquei felizão pelo fugaz contato com vocês dois, me deu ânimo! Não os considero ídolos, não me interpretem mal por favor, mas os considero amigos. Tá, amigos que um lado só conheça é estranho, só que acredito que seja assim que acontece nessa mídia podcastal.
    Eu só sou um ouvinte anônimo que nunca teve coragem de escrever e me apresentar para o Papo de Gordo (mas já troquei um ou dois tweets com o Dudu). Talvez por preguiça de escrever ou de pensar ou ainda achar que não tinha nada de útil para comentar; era sempre a mesma desculpa que se repetia na minha cabeça – “no próximo programa eu comento” – e esse programa nunca chegava. Poderia me emocionar, rir e me divertir com todo o pessoal, prestar atenção em informações úteis ou não, enfim, mas estive lá.
    Só que desta vez meu limite de desculpas esgotou, tomei coragem (nem que for pra escrever um monte de bobagens) e escrevi. Li, reli e estou aqui. Enfim escrevi e retribui de uma maneira simples todas as vezes que a equipe do Papo de Gordo me acompanhou, nas caminhadas, durante os banhos, ou jogando um game.
    Muito obrigado não só pelo podcast como pelo site Papo de Gordo, pelas informações, mas principalmente por vocês todos serem pessoas deveras do bem.
    Muito obrigado de verdade.
    ________________________________________________________

    Episódio bastante elucidativo e um tanto preocupante. Apesar de não ter histórico de diabetes na família próxima, a informação que depois dos 30 pode ter uma chance de contrair as diabetes (só não quero o demo…há) pode ser alarmante. Até porque chego nos 3.0 este ano e apesar de fazer exercícios e pedalar bastante, como doce por demais, principalmente chocolate e sorvete. Contudo maneirei no consumo de carne; diminuí bastante neste último ano. Não tanto por conta dos animais, mas fiz uma semana de teste sem carne e me saí bem. Apesar de comer carne, sei que não me fará falta e se só tiver comida de lagarta…=D

    P.S. Larguei o refrigerante há alguns anos e não me faz falta. Apesar de que em festinhas bebo um copo ou dois.

    Abraços!

  13. Brazuna disse:

    Ô Dudu! Comer meio pão é possível sim cara!
    Quem está de dieta que o diga auhsuhaushuhausha
    :P mas vale a pena para voltar aos meus queridos 90Kg :)

    E cara…. Usa adoçante de sucralose! Não tem melhor! Além de ser saudável, não deixa aquele gosto de “blé” na boca.

  14. Carla Mariano disse:

    Um dos casts mais interessantes! Aprendi bastante sobre o diabetes, apesar de ser algo considerado “comum”, uma doença de nome conhecido, poucas pessoas sabem as reais complicações em decorrência da doença.
    Valeu galera, utilidade pública total!

    E o exame do Flávio? Já saiu o resultado?? kk

    Beijos, Carla Mariano

  15. Patricia disse:

    Equipe de peso, saudações! Outro dia, eu encontrei esse artigo aqui http://bit.ly/zpH533 que fala sobre a diferença entre diet, light e zero. Algumas pessoas da minha família tiveram diabetes, mas não precisavam ficar medindo diariamente com AccuCheck nem aplicando insulina. Eu, por exemplo, sofro de hipoglicemia (baixa dosagem de açúcares no sangue) e desmaiei várias vezes antes desse diagnóstico. Sempre tenho balinhas comigo, um bombom, coisas do gênero. Beijo.

  16. […] para bater um papo e ler os e-mails e comentários dos dois últimos episódios do nosso podcast: Papo de Gordo 109 – Diabetes e Papo de Gordo 110 – O […]

  17. jonathan disse:

    Cara, esse foi o 1º que ouvi, e achei muito massa, bom mesmo
    vocês conseguiram falar de um assunto serio sem ser chato, parabens pelo podcast ;)

  18. […] para bater um papo e ler os e-mails e comentários dos dois últimos episódios do nosso podcast: Papo de Gordo 109 – Diabetes e Papo de Gordo 110 – O […]

  19. fragnaf disse:

    não consigo fazer o download deste episodio, não tem a caixinha “mp3” e o zip da “falha – nenhum arquivo” apesar de poder ouvir no site com tranquilidade. se puder me mandar o arquivo e corrigir o site. obrigado

  20. […] do Papo de Gordo fizemos um podcast sobre esse assunto: PAPO DE GORDO 109 – DIABETES. Nele, Eduardo Sales Filho, Lucio Luiz, Flavio Soares e Dr. Tapioca recebem os convidados Fat Frog […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *