Dia Mundial do Diabetes: diagnóstico precoce muito importante

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 14 de novembro de 2017

Em 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra o Diabetes. Mas por que isso é importante?

Primeiro, é preciso lembrar que não importa se você é gordo ou magro, homem ou mulher, jovem ou velho. Hoje em dia, todo mundo pode desenvolver o diabetes e, por isso, você precisa se cuidar!

Nós do Papo de Gordo fizemos um podcast sobre esse assunto: PAPO DE GORDO 109 – DIABETES. Nele, Eduardo Sales Filho, Lucio Luiz, Flavio Soares e Dr. Tapioca recebem os convidados Fat Frog e Ramede Felix (RA 28) para conversar sobre a rotina de quem tem essa doença.

Segundo, é preciso entender como ela afeta o nosso organismo. Por isso, leia atentamente estas explicações:

O que é o diabetes?

É uma doença, à princípio, assustadora e silenciosa, mas se você estiver bem orientado consegue substituir o medo pela precaução. Ela é caracterizada pela capacidade (ou não) do corpo de regular a glicose no sangue.

Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com características em comum provocada por diferentes situações:

  • Diabetes tipo 1 – O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;
  • Diabetes tipo 2 – As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
  • Diabetes gestacional – Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;
  • Diabetes associados a outras patologias – é o caso, por exemplo das pancreatites alcoólicas, ou da doença causada pelo uso de certos medicamentos.

Diagnóstico e tratamento

Os testes laboratoriais são altamente importantes para diagnosticar o tipo da doença e o tipo de controle. As metas ou os resultados ideais para alcançar no tratamento do diabetes são definidos pelo médico que acompanha o paciente.

O diagnóstico pode ser revelado através de um simples exame de sangue para detectar se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável o médico deve solicitar o teste laboratorial de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica e os testes EUROIMMUN relacionados:

  • Anti-GAD – Exame preditivo, aplicações: Diagnóstico precoce de DM1Prognostico de progressão clínica do DM1 para predição de dependência de insulina. Diagnóstico diferencial no diabetes gestacional. Predição de risco em familiares de 1º grau. Diferenciação entre manifestação tardia de DM1 e DM tipo 2;
  • Anti-IA2 – Tem relação com a rápida progressão da doença e é o anticorpo com maior valor preditivo para progressão para DMI em pacientes com síndrome poliendócrina autoimune (APS);
  • Anti-ilhotas – Presentes em cerca de 70 a 80% dos pacientes portadores DM1, mas tende a desaparecer com 2 a 3 anos da doença.

Hoje os avanços científicos na área possibilitam tratamentos para todos os tipos de casos de diabetes. Peça para seu médico o exame laboratorial completo.

O diabetes requer muita atenção

A doença é considerada um fator de risco para problemas cardiovasculares e, em casos mais graves, pode provocar a falência de órgãos. Por isso, fique atento aos sinais.

Caso tenha sido diagnosticado com diabetes, tenha em mente que, no início, é normal que as pessoas tenham dificuldades no gerenciamento e medição. Porém, como disseram os nossos convidados no podcast, a adaptação pode tornar isso natural na sua vida.

—————-
Fonte: Dráuzio Varella / SBC – Sociedade Brasileira de Diabetes

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Dia Mundial do Diabetes: diagnóstico precoce muito importante”

  1. […] já sabe que estar acima do peso pode trazer muitas complicações para a saúde. Isso inclui a diabetes, que é uma doença muito séria. Nós do Papo de Gordo, inclusive, fizemos um podcast sobre esse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *