Estudo relaciona diabetes e sobrepeso ao câncer

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 08 de dezembro de 2017

Todo mundo já sabe que estar acima do peso pode trazer muitas complicações para a saúde. Isso inclui a diabetes, que é uma doença muito séria. Nós do Papo de Gordo, inclusive, fizemos um podcast sobre esse assunto: PAPO DE GORDO 109 – DIABETES. Nele falamos sobre a rotina de quem tem essa doença.

Um estudo publicado no The Lancet – Diabetes & Endrocrinology, realizado por uma equipe capitaneada por Jonathan Pearson-Stuttard, do Imperial College of London (Reino Unido) acaba de deixar tudo mais #tenso.

Conheça os estudo

Os pesquisadores coletaram informações de 175 países em 2012. Um IMC maior ou igual a 25 kg/m² foi estabelecido para estimar o peso como um fator de risco.

Foram considerados dados coletados numa janela de 10 anos entre o momento em que o peso alcançou o patamar estipulado e o surgimento do câncer. Assim, descobriram que, em alguns tipos de câncer, a combinação sobrepeso + diabetes foi responsável por 38,4% dos casos de câncer de endométrio e 24,5% dos casos de câncer de fígado investigados.

Isso quer dizer que, se considerados isoladamente, 280.100 casos de câncer foram atribuídos à diabetes. Outros 544.300 ao IMC elevado. Os casos de câncer causados pela diabetes e alto IMC combinados foram quase duas vezes mais comuns em mulheres que em homens.

Resultados comprovados

Se você ficou com a sensação de que os resultados da pesquisa eram isolados ou estavam ultrapassados, aqui vão algumas informações valiosas.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF) encontraram uma associação de causa e consequência entre IMC elevado e alguns tipos de câncer: colorretal, da vesícula, de pâncreas, de rim, de fígado, do endométrio, câncer de mama na pós-menopausa, de ovário, câncer do estômago, de tireoide, de esôfago e mieloma múltiplo.

Há um outro consenso: no caso da diabetes. Essa condição seria um fator de risco para o surgimento de câncer colorretal, de pâncreas, de fígado, de vesícula biliar, de mama e de endométrio.

Mais obesos e diabéticos

A pesquisa realizada por Jonathan e sua equipe é extermamente importante porque o sobrepeso e a diabetes crescem no mundo inteiro. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a quantidade de pessoas com diabetes passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014.

Estima-se que o número de pessoas acima do peso triplicou desde 1975. Em 2016, mais de 1.9 bilhões de adultos tinham sobrepeso. Desses, 650 milhões eram obesos.

E então? O que você está esperando para adotar hábitos mais saudáveis de vida?

——-

Fonte: Diabetes e sobrepeso estão relacionados a mais de 790 mil casos de câncer, diz estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Estudo relaciona diabetes e sobrepeso ao câncer”

  1. […] quanta a boa alimentação das pessoas. Afinal, está mais que comprovada a ligação entre sobrepeso e doenças mais graves, como o câncer. A Impossible Foods apresentou um sanduíche de porco feito apenas com vegetais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *