CES 2020: maior feira de tecnologia abre espaço para ideias que podem ajudar na alimentação saudável

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 02 de fevereiro de 2020

Já está se transformando em tradição ter um começo de ano sempre voltado para as novidades tecnológicas. Durante a realização da CES 2020, o maior evento de tecnologia do mundo, alguns lançamentos impressionaram o público presente e também quem estava acompanhando de casa. Foram novidades para praticamente todos os setores, do entretenimento até a saúde. Porém, o que chamou mais atenção foram os projetos voltados para a área de alimentação.

Com 52 anos de história, a Consumer Electronics Show (CES) já aconteceu em diferentes cidades dos Estados Unidos. Entretanto, desde os anos 2000, Las Vegas se transformou na sede oficial do evento. Além de mostrar algumas novidades no mundo da tecnologia, a CES é famosa por apontar qual a direção o mundo está indo nesse assunto. Ano passado, como mostra a reportagem da revista Época, a internet G5 e qualquer coisa envolvendo inteligência artificial dominaram as palestras e painéis.

A CES 2020 aconteceu entre os dias 7 e 10 de janeiro, e reuniu mais de 170 mil pessoas e 4500 expositores, como explica a cobertura do jornal Público. Porém, diferente do ano passado, o assunto que mais dominou a feira foi o meio ambiente. Alguns dos projetos apresentados tinham como objetivo o aproveitamento de energia solar, alumínio reciclado, colmeias artificiais e até mesmo hambúrgueres vegetarianos que simulam o sabor de carne comum.

Essa da comida não é nenhuma novidade, principalmente para os nossos leitores. A tecnologia está ficando cada vez mais importante dentro da alimentação, principalmente com as foodtechs e o impacto positivo que elas podem causar. A CES deu uma grande atenção para este assunto, mostrando que com tecnologia é possível diminuir o consumo de carne e fazer com que o ambiente fique mais saudável, e o ser humano seja mais sustentável.

Saúde e alimentação

Alguns dos maiores destaques na CES 2020 foram as novidades quanta a boa alimentação das pessoas. Afinal, está mais que comprovada a ligação entre sobrepeso e doenças mais graves, como o câncer. A Impossible Foods apresentou um sanduíche de porco feito apenas com vegetais. Ele é composto por grão de soja, óleo de coco, óleo de girassol e heme. Esse último ingrediente é feito em laboratório e é responsável pelo sabor mais próximo da carne suína.

Outra novidade que chamou a atenção das pessoas presentes foi o DNANudge. É uma espécie de relógio que não faz apenas uma análise aprofundada do corpo, e da saúde, do usuário. Ele também funciona como um nutricionista digital. O dispositivo permite que você leia o código de barra de uma comida no mercado, e ele indica se essa é boa ou ruim para você. Uma ideia simples, mas que pode melhorar a saúde de muitas pessoas.

A LG também aproveitou o tema para apresentar um eletrodoméstico com a função de horticultura indoor. O portal de notícias Seleções explica que a novidade é voltada para quem busca um cultivo de alimentos mais frescos e, ao mesmo tempo, mais saudáveis. A integração com o celular ainda permite que você tenha controle total de como estão as plantações.

Comida em jogos e apps

Essa ideia de unir tecnologia e alimentação é algo que tem crescido, principalmente utilizando aplicativos e jogos online. Um exemplo famoso é o jogo mobile Fruit Ninja, produzido pela Halfbrick Studios. Nele, o jogador precisar cortar diferentes frutas, de melancias até uvas e abacates. Algo parecido pode ser encontrado também nos caça-níqueis do site da Betway Cassino Online. Uma das máquinas tem como temática frutas tropicais e famosas no Brasil. Não podemos deixar de citar também alguns aplicativos de receitas, como o Tastemade, que ficou conhecido por ensinar receitas práticas e rápidas no site oficial, e não apenas pelo aplicativo de celular.

Quem também está aproveitando o tema comida, e fazendo alguns documentários sobre isso, é a Netflix. A plataforma norte-americana é famosa por abordar diferentes assuntos, e alimentação não ficou de fora. Recentemente, nós fizemos até mesmo um podcast para comentarmos como funciona o algoritmo de recomendação para descobrir essas novidades. Nossa recomendação fica para o Cooked, que ensina algumas curiosidades sobre todo tipo de comida.

Assim, a nossa pequena cobertura da CES 2020 mostra como a alimentação e a saúde ganharam espaço no universo de robôs e inteligência artificial. A maior feira de tecnologia do mundo mostra que algumas novidades podem ajudar no básico, como nas compras de supermercado. Vamos ficar de olho nos próximos meses para ver se alguns desses lançamentos realmente vai impactar o mundo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “CES 2020: maior feira de tecnologia abre espaço para ideias que podem ajudar na alimentação saudável”

  1. Adriano Lopes disse:

    Excelente, Obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *