Grávidas, precisamos falar sobre pregorexia

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 05 de setembro de 2017

 

Você já ouviu falar em pregorexia? Eu também não. Mas fiquei muito preocupada em saber que é um transtorno alimentar atinge mulheres que controlam o peso radicalmente durante a gravidez. Para manter o “peso ideal” elas colocam em risco suas próprias vidas e de seus bebês.

O termo “pregorexia” vem da junção entre as palavras pregnancy (gravidez, em inglês) e anorexia. Por ser uma doença recente e pouco conhecida pela ciência, ainda não existem estatísticas.

Em entrevista para a revista Gamour, a nutricionista Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, afirmou que uma mulher que já teve algum tipo de transtorno alimentar é propensa a desenvolver a doença. Também, que os casos em grávidas mais jovens são mais comuns, por conta da preocupação com o corpo.

Medo de engordar

De acordo com a especialista, a pregorexia geralmente é notada durante o pré-natal. Nesses exames, os médicos costumam acompanhar a evolução do peso da gestante e, ao notar que não há um aumento “normal”, um farol vermelho se acende.

Normalmente, as pacientes que têm a pregorexia não admitem que não estão se alimentando corretamente. Também, escondem dos médicos que ficam provocando o vômito.

Note que não estamos aqui falando sobre hiperêmese gravídica. Essa é uma outra doença! Geralmente, ela ocorre devido a alterações hormonais, causando excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, impedindo a gestante de comer adequadamente e atrapalhando a rotina.

Engordar na gravidez

Claro que, durante a gravidez, a gente precisa se preocupar com a alimentação e o ganho de peso. Afinal, são muitas as doenças que podem resultar quando se juntam obesidade e gestação. Mas o cuidado excessivo também faz mal para a saúde de mães e bebês.

Saiba mais:
Obesidade Durante Gravidez Pode Ser Risco Para Bebê
Má alimentação durante a gravidez é risco para bebê

Mas qual o peso ideal durante o período de gestação? De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, uma mulher com IMC entre 18.5 e 24.9 (considerado normal) deve engordar entre 11 e 16 quilos.

Tratamento para a pregorexia

Após diagnosticada a pregorexia é recomendado que a futura mamãe faça um acompanhamento nutricional rigoroso, conjugado com um tratamento psicológico. É importante que a grávida compreenda que, para que o ganho de peso na gestação é natural, necessário e algo transitório. Ou seja: é perfeitamente possível voltar ao corpo de antes de ficar grávida.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *