Vinho faz bem para o cérebro

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 20 de fevereiro de 2018

Em um artigo, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester acabam de dar boas e más notícias para quem adora tomar umas tacinhas de vinho!

A boa nova é de que eles defenderam os benefícios da bebida para o nosso cérebro! \o/\o/\o/\o/

A má notícia é que isso só ocorre se o consumo for em pequenas quantidades. Aaaaaaah! #chatiada

Para entender o que se passa, a gente precisa conhecer um novo sistema do nosso corpo, o glinfático, que é responsável pela drenagem dos resíduos do nosso cérebro. A pesquisa desenvolvida pela equipe da neurocientista Maiken Nedergaard (a mesma médica que estudou esse novo sistema) buscou descobrir como o álcool impacta nessa “limpeza”.

Não pode exagerar

Como de costume, o estudo utilizou ratos. Nos animais que tiveram acesso a mais bebida foram observados prejuízo em habilidades cognitivas e motoras. Além disso, apresentaram mais marcadores moleculares de inflamação nas células reguladoras do sistema glinfático.

Por outro lado, os ratinhos que beberam pouco álcool apresentaram menos inflamação no cérebro. Isso porque os sistemas glinfáticos dos animais moveram o líquor de maneira mais eficiente, removendo os resíduos.

Conclusão: de acordo com a pesquisa, baixas doses de álcool parecem melhorar a saúde do cérebro no geral. O consumo pequeno e moderado está associado a um menor risco de demência. Porém, beber muito e por muitos anos aumenta o risco de perda cognitiva.

———-

Fonte:  Pequenas quantidades de vinho fazem bem ao cérebro, diz novo estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *