EXTRA! EXTRA!

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 17 de junho de 2008

FatNews

“A cirurgia de obesidade não é uma questão de estética, mas de sobrevivência”

A afirmação acima é do chefe do Serviço de Cirurgia de Obesidade da Unicamp, José Carlos Pareja. Segundo o especialista, a operação bariátrica é necessária porque não existe nenhum tratamento clínico eficaz para obesos mórbidos.

A obesidade mórbida traz complicações sérias e pode até levar a morte. Para complicar mais ainda, mesmo que o obeso mude seus hábitos alimentares, faça regime e exercícios, ele nunca consegue emagrecer e manter o peso sem tomar remédios. O corpo humano tende a voltar sempre para o seu maior peso.

Lembro que vi uma matéria no Fantástico em que o dr. Dráuzio Varela explicava como o nosso corpo trabalha contra a gente quando queremos emagrecer. Nosso organismo passa a queimar menos energia para fazer as atividades cotidianas, com isso a perda de peso vai se reduzindo gradativamente. O gordo acaba precisando fazer mais esforço para perder menos peso.

A cada dia que passa mais e mais pessoas estão recorrendo à cirurgia bariátrica. Acredito que, se todos eles conseguirem realmente mudar seus hábitos alimentares (não é fácil, eu sei), em alguns anos, não sobrará mais nenhum gordo para contar a história.

Atkins é a dieta mais eficiente, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mulheres que seguiram a dieta Atkins por um ano perderam mais peso e tiveram os efeitos mais positivos no colesterol e na pressão sanguínea. Para quem nunca ouviu falar dela, a dieta Atkins é aquela famosa por ser pobre em carboidratos e rica em proteínas.

Fiz essa dieta há alguns anos e não tenho reclamações. Como a regra básica é cortar todos os carboidratos refinados (pão, açúcar, farinha, macarrão, biscoito) e comer proteínas à vontade (carne, frango, peixe, ovos, queijos, bacon), eu transformei cada uma das minhas refeições num grande prazer.

Comia churrasco duas vezes por semana, encarava bacon com ovos no café da manhã e traçava coxas de frango assado na merenda da tarde. Foi uma época maravilhosa e que realmente surtiu efeito. Nos 5 a 7 meses em que segui rigorosamente a dieta, perdi mais de 30 kg. O problema é que, por mais divertido que seja comer todas essas coisas gostosas, chega um momento que não dá mais pra viver só disso.

Eu já não suportava mais comer sempre a mesma coisa: salada com carne ou carne com salada! Fui ficando desleixado, larguei a dieta pelo caminho e voltei a engordar tudo na metade do tempo que levei para emagrecer.

Admiro as pessoas que conseguem emagrecer na dieta Atkins e manter o seu peso, eu não consegui.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *