Sim, eu ainda sinto fome

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 12 de outubro de 2008

Uma das perguntas que mais ouço quando as pessoas descobrem que fiz redução do estômago é:
– Mas e aí, você ainda sente fome?

Como o próprio título deste post deixou claro, sim, eu ainda sinto fome. Aparentemente todos acreditam que, por ter um estômago menor, sou incapaz de sentir fome e seria essa a razão do meu emagrecimento acelerado. Eu entendo essas pessoas, não é fácil assimilar o conceito de que um cara sem estômago ainda pode ficar faminto.

Verdade seja dita, acho que nunca senti tanta fome em toda a minha vida. Antes da cirurgia a minha fome era previsível, como um trem que chegava à estação no horário certo e nunca se atrasava mais do que alguns minutos. A fome chegava, eu comia em quantidades assustadoras, e então ela ia embora por um bom tempo.

As pessoas não acreditam quando conto isso, mas antes da cirurgia eu só fazia duas refeições por dia: almoço e jantar. E não sentia fome alguma no resto do tempo. Então como diabos fui ficar com 174 kgs…?

Sempre li por aí que o ideal é fracionar as refeições. Os médicos recomendam que as pessoas comam de seis a oito vezes por dia, dessa forma seu corpo não precisa se preocupar em armazenar energia (leia-se gordura), pois sabe que, em breve, um novo suprimento de comida estará chegando.

Claramente eu estava fazendo as coisas do jeito errado. Durante a minha fase de duas refeições por dia, as vezes comia tanto no almoço que meu estômago não tinha tempo de digerir tudo aquilo até a hora do jantar. Mas essa nem era a pior parte…

Eu costumava jantar numa churrascaria pelo menos uma vez por semana. Você já pode ir imaginando a cena: Dudu entra na churrascaria, o dono do estabelecimento faz cara de triste, a hostess dá aquele sorriso amarelo enquanto procura por uma mesa perto do buffet, os garçons apostam qual deles ouvirá primeiro “obrigado, mas já estou satisfeito”, e o cara da sobremesa passa insistentemente ao meu lado pra ver se vou parar logo de comer.

Nas noites em que mandava ver na churrascaria, como carne é um troço que demora pra ser digerido, só ia voltar a sentir fome quase 24 horas depois. Evidentemente aquilo não era natural.

Depois da cirurgia tudo isso mudou. Agora eu sinto fome o dia inteiro. Ando sempre com umas barrinhas de cereal ou algum pacote de biscoito integral na minha mochila. Preciso comer algo a cada três horas, em média, ou começo a me sentir fraco.

Numa dessas crises de fraqueza a minha mão tremia enquanto tentava abrir a embalagem de uma barrinha de cereal. E, como num passe de mágica, após a primeira mordida já estava me sentindo bem novamente. Não tenho certeza se isso está ligado à uma baixa taxa de glicose ou algo assim, mas certamente perguntarei ao meu médico na próxima consulta.

Como a cirurgia é restritiva, meu estômago ficou com um tamanho um tanto quanto limitado. Já não posso mais enchê-lo de coisas como fazia antigamente e esperar um dia inteiro enquanto ele se esvazia. Com um espaço menor, sou forçado a mantê-lo em constante uso. Não que isso seja um problema pra mim, é claro.

Agora, de um jeito ou de outro, passei a seguir as recomendações de todos os especilistas na área de nutrição. Minha rotina de alimentação ficou similar a de um passarinho, como o dia todo, mas em pequenas quantidades. Só não estou comendo alpiste ainda, mas quem sabe um dia…

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

8 respostas para “Sim, eu ainda sinto fome”

  1. Fabio disse:

    Olá .. eu fiz a cirurgia tb, eu tinha 196kg, mas ao contrário de vc eu não passo o dia com fome, eu tomo café e até a hora do almoço, por exemplo, na metade desse tempo eu sinto uma fome, mas ai, se eu ignorar por uns 10min ou tomar água, ela vai embora, e olha q eu como muito e já engordei novamente uns 20kgs. :( Mas uma coisa interessante q eu li foi a questão das tremedeiras, eu tb sinto isso, mas diferente de vc, comigo acontece a qualquer hora, mas não é constante, uma vez eu estava dormindo e acordei assim, com a tremedeira vem um suor frio tb, basta eu colocar qualquer tipo de alimento ou líquido (menos água) na boca que automaticamente passa, e isso eu só comecei a ter após a cirurgia, alguns anos depois. Acho que deve ser alguma coisa relacionada mesmo com a glicose, eu tb havia pensado nisso.

    Em minha próxima consulta com o cirurgião vou perguntar sobre esse esquema das tremedeiras, deve ser a glicose, mas quero confirmar.

  2. Rita Pereira disse:

    nem se me pagasse eu fotografaria rsrsrsrs
    prefiro tirar fotos posando pra play boy fat rsrsrsrs

    beijos e pq quarta não chega logo?????

    Tô pensando seriamente em fotografar o meu prato por uns dias pra ver o que rola…

  3. Rita Pereira disse:

    Caro amigo Dudu….vc está fazendo realmente a coisa certa parabéns o caminho é esse.
    bjos

  4. rita disse:

    Tenho hoje 106 kg ainda vou fazer a cirurgia.Estou com medo e agora ?

    Agora você fica calma, oras!
    Não há motivos pra ter medo e nem pra ficar ansiosa.
    Tudo vai dar certo, basta acreditar.

  5. simone disse:

    Bom dia DUDU !!!

    Voce acha que o tratamento psicologico te beneficiou apos a cirurgia por que?
    Sera que o amigo Fabio voltou a engordar porque nao esta fracionando as refeicoes ?

  6. Simone,

    Eu não fiz tratamento psicológico. Tive apenas uma consulta de avaliação e fui liberado logo depois. Até pensei em aparecer lá pra uma nova consulta eventualmente, mas como meu tempo ficava cada vez menor, fui deixando pra lá.

  7. gordinha disse:

    Gentem eu tenho 78 quilos, e 1,68, ombros largos e pernas grossas, faço academia tem uns 2 anos, mas sempre malho 2 meses e passo um mes sem ir, me sinto muito mal pôs as pessoas me chamam de gordinha, isso acaba comigo, desde a minha adolescência faço de tudo para perder peso, de chás á laxantes, teve um tempo que consegui me manter lonje da comida e emagreçi uns 10 quilos, fiquei sequinha o numero 40 ficava sambando em mim..rsrs mas depois perdi o emprego que me deixou com mas com o tempo livre para pensar em comer, sempre fui comilona, e sinto tremedeira, tonteira,boca amarga,vista escureçendo, se eu passo umas 3 horas sem comer bem, o BEM que eu digo é comida de verdade…aia não sei onde vou parar assim

  8. Lara lemes disse:

    Queria muito parar de comer como louca não me satisfaço é uma fome estranha não tinha antes to engordando muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *