Os gordos estão caminhando para a extinção?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 17 de março de 2009

Se pensarmos que o número de cirurgias bariátricas “particulares” ou via plano de saúde realizadas anualmente em nosso país é infinitamente maior que aquelas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), então… é oficial. Se continuar nessa progressão, daqui a alguns anos, os gordos serão extintos!

Acompanhe os dados trazidos por um levantamento do Ministério da Saúde:

Dados divulgados pelo SUSEm 2001, quando a cirurgia bariátrica (também conhecida como redução de estômago) passou a ser realizado pelo SUS, foram feitos 497 procedimentos, a um custo de R$ 1,237 milhão. Já, em 2008, esse número pulou para 3.195 cirurgias, que custaram R$ 15,736 milhões aos cofres públicos. Dinheiro muito bem empregado, diga-se de passagem.

Em outras palavras, a oferta de cirurgias bariátricas nos hospitais vinculados à rede pública aumentou 542%. Já o investimento cresceu 1.765%. Outra boa notícia, ainda segundo os dados publicados pelo Ministério da Saúde: também aumentou a quantidade de estabelecimentos habilitados para realizar a operação. Em 2001, eram apenas 18. Hoje, são 58 unidades espalhadas pelo Brasil.

A parte ruim disso tudo é que a redução de estômago é um procedimento extremo no combate à obesidade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica publicados na mídia, estima-se que nosso país tenha 3,73 milhões de obesos mórbidos. Muitos deles já encontram-se em programas de emagrecimento, sendo tratados por equipes multidisciplinares, com dietas e a indicação de atividades físicas. Porém, nem todos conseguem obter resultados positivos e recorrem à operação.

Atenção para os critérios do Ministério da Saúde para recomendar a cirurgia bariátrica:

a) IMC (Índice de Massa Corporal) – razão entre o peso e o quadrado da altura – é maior que 40kg/m², em pessoas maiores de 18 anos, de qualquer sexo.

b) Caso o paciente apresente hipertensão arterial, diabetes, hérnia de disco, apnéia do sono ou outras doenças associadas, desde que não haja distúrbios psiquiátricos, também pode ser realizada se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40kg/m².

c) Quando o indivíduo vem ganhando peso nos últimos cinco anos, sem resposta satisfatória a tratamentos convencionais e apresente obesidade mórbida.

————–

Saiba mais sobre este assunto:

Total de cirurgias de redução de estômago sobe 542%

Portarias que regulamentam a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS: GM nº 1.570, SAS nº 492 e 493, ambas de 31 de agosto de 2007.

Lista dos Centros Nacionais de Cirurgia Bariátrica

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Os gordos estão caminhando para a extinção?”

  1. Agora existe ex-gordo, té parece… Até parece que mesmo depois das dietas e cirurgias não sobram resquicios psicológicos de que não passar entre dois carros ou mesmo na roleta dos onibus…

  2. Claudinei disse:

    Achei muito interessante estes numeros, mas esta reportagem deveria ser mais completa, pois nunca são informados os numeros referente a falecimentos devido a este procedimento e tambem que 52%* da pessoas que fizeram esta cirurgia voltaram a engordar em dois anos.

    *Dados da revista saude

  3. Fabrício disse:

    Até onde sou informado, essas cirurgias são recomendadas apenas para obesos mórbidos.. ou seja, pessoas com risco de morrer em decorrência ao peso…
    E tem outra coisa… Aumentam as cirurgias mas aumenta-se o número de obesos tambem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *