Brasileiros estão mais altos e gordos

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 08 de fevereiro de 2010

Estudo revela que brasileiro está mais alto e mais gordoUma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde concluiu que os brasileiros estão ficando mais altos – um reflexo da queda da taxa de desnutrição, que, entre as crianças, caiu cerca de 80% entre 1974 e 2007. O estudo aponta que as mulheres ganharam 3,3 cm em 14 anos. Isso representa quase duas vezes mais que os homens. Elas passaram de aproximadamente 1,55 m (em 1989) para 1,58 m (em 2003). Os homens, por sua vez, no mesmo período, aumentaram 1,9 cm no tamanho, deixando para trás o 1,68 m (em 1989) e chegando a uma média de 1,70 m (em 2003).

O que poderia ser um dado a ser comemorado acabou trazendo preocupações. Apesar de estarmos comendo mais, não fazemos isso de maneira correta. Afinal, os resultados também mostraram que a obesidade tem se tornado uma questão cada vez mais preocupante.

Os quilos estão sobrando entre os meninos de 10 a 19 anos. Esse grupo apresentou o maior risco de obesidade, com um aumento de 82,2% do Índice de Massa Corpórea (IMC) em 29 anos. Já entre as meninas de 10 a 19 anos, o aumento do IMC foi de 70,3%.

Duas das principais causas apontadas para o aumento de risco de obesidade na população brasileira  são o consumo de alimentos industrializados, com mais gordura e açúcar, e o sedentarismo.

Os dados contabilizados pelo Ministério da Saúde apontam também que 43,3% das pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais estão com sobrepeso.

—–

Fonte: Brasileiro está mais alto e mais obeso, diz Ministério da Saúde

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Brasileiros estão mais altos e gordos”

  1. @gustavopereira disse:

    Putz, eu tenho quase 1,80. Eu acho ruim ser alto, mas tem mulher q gosta né? HAHAH

  2. Carolina disse:

    Alimento industrializado faz mal mesmo. Tenho uma tia-avó obesa de 86 anos que engorda tudo em comida saudável. Come 10 laranjas e 3 mangas na sequência e coisas do tipo. Não tem nenhum grande problema de saúde.

  3. Ramon disse:

    Problema é o cara pensar 'nao vou comer agora porque daqui a pouco é hora do almoço' e entao comer um pacote de bolacha recheada que ele pensando que é uma besteirinha pra enganar a fome e só depois ler a embalagem que diz ter 1400 calorias no pacote todo.

    É impressao minha ou as comidas estao cada vez mais caloricas? Virou moda dar uma turbinada em comida, sempre com rotulos de 'mais vitaminas' 'mais calcio' 'omega 3'. Deveria por tambem 'mais calorias' 'mais gordura'

    Entao a desculpa vira fato, nao temos tempo ou vontade de preparar uma comida saudavel, é muito mais facil pegar comida pronta e aquecer no microondas.

    Complicado, né?

  4. Litha disse:

    E eu fiquei na casa dos 1,60. Bem que podiam ter me espichado pros 1,70 pras agências de modelo não me dizerem "tu é linda, mas mto baixa".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *