Brasileiros estão bebendo mais

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 01 de julho de 2010

O salário não aumenta, o seu time não ganha, a patroa te mandou dormir no sofá, seu chefe só reclama e você afoga as mágoas bebendo. Acertei? Você não está sozinho!

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa afirmando que quase um quinto dos brasileiros exagera nas bebidas alcoólicas. Segundo o levantamento, no ano passado 28,8% dos homens e 10,4% das mulheres beberam demais. Considerando o índice para a população masculina, os brasileiros beberam mais do que os chilenos (17%), os norte-americanos (15,7%) e os argentinos (14%) em 2009.

A pesquisa foi feita por telefone com 54 mil adultos. Desses, 18,9% afirmaram ter bebido cinco ou mais doses na mesma ocasião no período de um mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres. Essa quantidade é considerada excessiva pelo Ministério.

“Esse nível de consumo de bebida é bastante elevado e preocupante, pois é fator de risco para acidentes de trânsito, violência e doenças. Mas nem sempre isso é lembrado porque o álcool está presente na cultura brasileira, associado ao lazer e à celebração”, afirma a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, em nota divulgada à imprensa.

Outra pesquisa sobre o mesmo assunto foi realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e será publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria.  Segundo a Unifesp, que entrevistou 2.346 pessoas em 142 cidades brasileiras entre 2005 e 2006, 48% dos brasileiros costuma beber álcool e 28% dos entrevistados admitiram tomar cinco ou mais doses por vez durante os últimos 12 meses: intervalo de tempo mais longo do que o pesquisado pelo Ministério da Saúde.

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do Uniaid (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da Unifesp, ainda alerta para a questão do fato da maior parte do consumo de álcool no Brasil ser realizado fora de casa, aumentando o risco de problemas como atropelamento, motoristas alcoolizados, violência e homicídios.

Homens bebem mais que as mulheres: 40% deles são adeptos do “binge drinking” (beber muito em um período curto de tempo) contra 18% das mulheres. Além disso, o estudo apontou que 3% da população brasileira adulta bebe álcool de forma abusiva (mais de 2 doses diárias) e 9% se revelaram dependentes.

A solução sugerida pela Unifesp é o aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas, e o direcionamento do que for recolhido para clínicas de reabilitação. Ninguém é contra beber com moderação, mas exagerar na bebida pode dar gastrite e hipertensão, sem falar nos acidentes.

—–

Fonte:
Quase um quinto dos brasileiros exagera na bebida, diz ministério

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Brasileiros estão bebendo mais”

  1. E tome clínicas de reabilitação…

  2. Camila Téo disse:

    Menina, esse post me lembrou os forrós atuais da minha terra…rsrsrsrsrs.
    Aumentar os impostos das bebidas não fará com que deixemos de consumi-las, no maximo vamos dizer:
    – Essa merda aumentou outra vez, um brinde a cachaça que vale ouro.
    E ponto

    Beijos

  3. Andre disse:

    Aumentar o preço da bebida? Impostos? Já está uma m… o preço e assim mesmo estamos bebendo todas…. essas idéias geniais, de aumentos, com certeza vieram de cabeças sóbrias… imaginem se estivessem bebados!!! Ridículo!!!
    Eu bebo sem pensar no preço que estou pagando… vou ficar discutindo o futuro (ou furo mesmo) da planeta enquanto estou numa Vibe com o som nas alturas?!

  4. Thiago Passos disse:

    Ih, eu colaborei um tanto pra essa estatistica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *