Mamma mia! Ma che bruschetta!

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 14 de maio de 2009

Pra Cozinha!

bruschettaComo bom fã de Fórmula 1, prefiro ver a semana marcada pelas bobagens da Ferrari do que pelo chororô sem fim do Barrichello, um brasileirinho lutando por seu espaço em um esporte inglês, em uma equipe inglesa de propriedade de um inglês e que tem um piloto também inglês. É, Zezinho! Barrichello está sendo boicotado de novo! O fato de Jenson Button sempre ter sido mais rápido que ele (já na época da Honda) é um mísero detalhe esquecido pelos ufanistas de sempre.

Mas, inspirado pelas estratégias do Domenicalli, pelo bate-boca do Kimi Raikkonen (ou Heinneken, segundo Ron Groo) com seu engenheiro (ah, esse kers ainda vai dar muito o que falar) e, nas palavras do imortal Galvão Bueno, a agora oficial gravidez de Felipe Massa e esposa, vamos atacar de mais um prato tipicamente italiano: a bruschetta! (tente falar isso perto de sua avó meio surda!)

Bom… Pra começo de conversa, vamos deixar uma coisa bem clara: não dá pra fazer bruschetta muito light. Dá pra cortar uma coisinha aqui e outra ali, mas light, esquece. Isso não vai acontecer nunca (a menos que lhe sirvam algo que, apesar do nome, não é bruschetta). Mas, já que não dá pra reduzir muita coisa no prato, pelo menos dá pra torná-la mais saudável.

Essa versão desse clássico italiano é feita com pão integral no lugar do tradicional pão italiano. Algumas redes de supermercados e até mesmo algumas grandes padarias vendem o tradicional pão francês em sua versão integral. É com esse pão que vamos trabalhar. Se você não achá-lo na padaria mais próxima, procure na sessão de congelados pelo mini pão francês integral (as marcas que eu conheço são: Brico Bread, Sadia e Carrefour – olha o jabá aí, gente!). Se você não achar esse pão francês integral nem com a ajuda da sua tia Matilda, esquece essa onda de poupar calorias, compre um bom pão italiano e permita-se um pequeno exagero.

Dessa vez vamos tentar uma coisinha diferente: eu explico as substituições junto com a receita. Portanto, clique aqui para ver a receita completa

    Bruschetta com pão francês integral

    Ingredientes

    4 pães franceses integrais

    2 tomates débora cortados em cubos bem pequenos

    1 dente de alho bem picado

    Parmesão ralado grosso a gosto

    Azeite, óregano, sal e pimenta a gosto

    Modo de preparo:

    Corte os tomates em cubos e pique o alho bem pequeno. Misture em uma vasilha e reserve.

    Cortes os pães franceses integrais ao meio. Se você não achou os pães franceses integrais, use uma bengala de pão italiano. Faça um pequeno corte reto na parte de cima do pão para que ele não fique “dançando” na assadeira.

    Espalhe os tomates misturados ao alho sobre as fatias de pão sem amassá-los. Tempere com um pouco de sal e pimenta (não se esqueça de que ainda vamos acrescentar queijo parmesão, portanto, cuidado com o sal e a pimenta). Rale um pouco de parmesão no ralador grosso e distribua sobre as fatias de pão. Não use aquele queijo parmesão que já vem ralado e em saquinhos. Deixe de ser preguiçoso, compre um pedaço decente de parmesão e rale na hora. Acredite, você merece esse sabor. Polvilhe o orégano por cima do pão, regue tudo com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 15 minutos ou até que o queijo gratine.

    Se você quiser economizar algumas calorias, dispense o queijo e faça apenas uma boa e velha bruschetta de tomate. Ou ainda: troque o queijo parmesão pela mussarela de búfala (muda muito o sabor e aproxima o prato mais de uma pizza do que de uma bruschetta, mas ainda fica muito boa).  Mas, na minha modesta opinião, coloque o queijo e coma uma salada amanhã.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Mamma mia! Ma che bruschetta!”

  1. Mariza Sales disse:

    Flávio suas receitas são otimas .Já disse a Dudu que vou copiar e dá para o outro Eduardo.Ele gosta muito de cozinhar.Dudu não pode ficar totalmente frustado ,o pai gosta muito de cozinha, o que falta em mim sobra nele….

    • Flavio F. Soarez disse:

      Ah, dona Mariza, Dudu é um gordo reclamão. Quando não está reclamando que a senhora não cozinha, está reclamando que o Lucio não sabe falar, que eu gaguejo, que a Maira briga com ele, que ninguém o ama e por aí vai. Já acostumamos com o rosário de queixas do Dudu.
      Falando em receitas, nessa semana vou ensinar como fazer um filé grelhado com um pingo de azeite.

  2. WC disse:

    Flávio, resolvi testar e trocar o queijo pela mussarela de búfala. Realmente ficou muito boa. Parabéns pela coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *