Let’s talk about eggs – parte 1: Omelete de escarola

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 23 de março de 2011

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Chegamos a mais uma quinta-feira e com ela mais uma receita simples, prática e rápida.

Continuando com a nossa retomada da coluna Pra Cozinha! (conforme comentando no post anterior), hoje e nas próximas duas semanas faremos receitas focadas mais na simplicidade e rapidez e menos em uma quantidade calórica reduzida. Claro que isso não significa que não dá pra poupar calorias nestas receitas mas o aviso é válido para lembrar que este não será o nosso foco principal.

Conforme podemos ver no título, iniciamos hoje uma série de três receitas de omeletes que podem muito bem servirem como jantar ou como aquele lanche do final do dia (para aqueles que estão numa dieta que permite um lanche/jantar seguido, mais tarde, por uma “ceia”). Apesar de serem considerados vilões em muitas dietas, ovos têm o seu papel na boa alimentação e o seu consumo, com moderação, é recomendável.

Ao final da receita daremos algumas dicas de como deixá-la um pouco mais leve.

Então, chega de blablablá e vamos bater uns ovos!

Omelete de escarola (1 porção)

Ingredientes: 2 ovos, 1 dente de alho picado, folhas de escarola picadas a gosto (lembre-se que as folhas murcharam na refoga, então não se impressione com o volume e concentre-se na quantidade), 100ml de leite, sal, pimenta do reino e queijo parmesão a gosto.

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata os ovos e o leite e tempere-os com sal, pimenta e um pouco de parmesão ralado. Reserve.

Aqueça uma frigideira (de preferência com antiaderente) com um pouco de azeite e refogue a escarola. Em seguida, acrescente o alho e deixe dourar.

Despeje os ovos batidos sobre esta mistura, abaixe o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar um pouco e, com cuidado e o auxílio de uma espátula, levante as bordas para que a mistura do meio escorra para baixo da omelete cozinhando-a por igual. Tempe e deixe cozinhar mais um pouco.

Dependendo da sua habilidade, você pode inclinar um pouco a frigideira e, com o auxílio da espátula, dobrar o omelete sobre si mesmo (uma ou duas dobras), tampar a frigideidar mais um pouco e terminar o cozimento.

Ou então, coloque um prato grande sobre a frigideira, vire-a rapidamente para que a omelete vá para o prato sem se desmontar e, com cuidado, devolva-a para a frideira para dourar o outro lado.

Sirva ainda quente.

Pequenos truques

Se você precisa economizar calorias, aqui vão algumas dicas que te ajudarão a reduzir o valor calórico desta omelete.

– Separe as gemas e faça a omelete apenas com as claras (use as gemas para fazer  panquecas, purê ou algum outro prato que precise de ovos e possa ser guardado por uns dias na geladeira ou então, se vocêtem a sorte de morar com alguém que não precise de dieta, faça duas omeletes: uma com as claras e outra com as gemas);

– Utilize leite desnatado no lugar do leite integral;

– Abra mão do queijo parmesão

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Let’s talk about eggs – parte 1: Omelete de escarola”

  1. Mi disse:

    AMOOOO essa receita! Podem fazer, pessoal, é super aprovada!

  2. Sianna disse:

    Já provei feita pelo autor da receita e adorei!!!

    Aprovado.

  3. @Gustavopereira disse:

    Oba! Vou fazer… :D

  4. Nilda disse:

    Acabei de comer um no almoço! É muito bom!

    E também é um excelente "restô de geladerô" (prato típico francês). Só não coloquei o parmesão pq não tinha no armário.

    Sim, tô precisando ir no supermercado…:P

  5. […] Let’s talk about eggs – parte 1: Omelete de escarola […]

  6. […] – usando apenas as claras e descartando as gemas (usando-as em outras receitas, conforme dito nas postagens anteriores); – substituindo o leite integral por leite desnatado; – usando a versão light do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *